Existe algum problema para fazer um piso de concreto (radier?) no subsolo da casa?

Execução de um piso de concreto (radier?) no subsolo, área interna de uma casa.

Gostaria de saber se existe algum problema para fazer um piso de concreto (radier?) no subsolo da casa (conforme imagens). O nível do solo esta logo acima dos baldrames e tenho receio de rebaixar +- 20 cm para executar o piso e de repente descalçar o baldrame. Corro algum risco nesse sentido ou descalçar a sapata do pilar que está no centro ?? O piso pode ser simples (+- 12 cm de espessura), pois o espaço será usado para armazenar coisas pessoais.

Desde já agradeço a atenção.

Thais

Existe algum problema para fazer um piso de concreto (radier?) no subsolo da casa?

Execução de um piso de concreto (radier?) no subsolo, área interna de uma casa.

Gostaria de saber se existe algum problema para fazer um piso de concreto (radier?) no subsolo da casa (conforme imagens). O nível do solo esta logo acima dos baldrames e tenho receio de rebaixar +- 20 cm para executar o piso e de repente descalçar o baldrame. Corro algum risco nesse sentido ou descalçar a sapata do pilar que está no centro ?? O piso pode ser simples (+- 12 cm de espessura), pois o espaço será usado para armazenar coisas pessoais.

Desde já agradeço a atenção.

Thais

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 20
JLM Engenharia e Assessoria em Obras Regularizações e projetos Engenharia

Thais o radier não é um contrapiso e sim um modelo estrutural de alicerce para a construção.

No teu caso, como vc já tem a fundação pronta, o que irá fazer é somente um contrapiso de concreto (mesmo que armado). Retirar solo lateralmente ao baldrame e preenche-lo com concreto não trará problemas adicionais se fizer corretamente.

Nunca retirar solo abaixo do baldrame ou da sapata, pois isto sim pode trazer danos estruturais a tua fundação

Responder
Walter de Oliveira Junior

Thais, bom dia,

Você tem a planta estrutural ou só a arquitetônica?

Se você tem a estrutural lá tem as posições e níveis das vigas baldrame, você não deve escavar abaixo do nível das vigas baldrame.

A sensação que da é que esta área não esta no mesmo nível dos demais cômodos, e sim esta em degrau; se for o caso muito cuidado, aconselho chamar um engenheiro para avaliar, as vezes o engenheiro ou arquiteto que assinou a planta pode auxiliar você gratuitamente.

Responder
Aimirim Soluções Sustentáveis e Eficiência Energética Ltda

Olá Thais. Considerando suas informações, não vejo problemas, só recomendaria fazer um rebaixamento menor, de 6 cm, não há necessidade uma espessura de 12 cm. Outro ponto importante é a preparação, forrar toda superfície com lona antes de concretar e adicionar fibromac 12, para que alcance uma resistência melhor. Qualquer dúvida, acesse o Instagram @aimirimconstrucoes lá vc encontrará um vídeo com dicas para concretagem e contrapiso.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Como sua casa já tem estrutura de fundação, se trataria de um piso armado e não um radier... faça uma drenagem no perimetro apenas para evitar umidade ascendente...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rfr Engenharia e Representações Eireli - Me

Boa noite Thais,

Como sua construção já é estruturada com sapatas, baldrames, não existe o menor problema em executar o radie na área a ser revestida ou capeada como entender, digo mais, existe diferença de contrapiso e piso em radie, este é estruturado e o contra piso é concreto não estrutural, no seu caso só o contrapiso resolve para posterior revestimento com piso cerâmico ou similar. Espero ter contribuído para solução de sua solicitação.

Att. RFR Engenharia/Engº Fausto.

Responder
Danillo Bettoni
BETTONI Engenharia e Construção Civil (Pardinho, São Paulo) BETTONI Engenharia e Construção Civil - há 3 anos

Bom dia Thais. Tudo bom? Bom vamos lá!

O radier um modelo estrutural e não simplesmente um contrapiso, como você já possui a fundação executada, o próximo passo seria realizar o contrapiso de concreto (no seu caso armado), para isso você deve retirar o solo lateralmente ao baldrame e preenchê-lo com concreto, isso não trará problemas desde que executado corretamente, de maneira alguma retire o solo no nível abaixo do baldrame ou da sapata, pois caso isso ocorra terá problemas estruturais em sua fundação. Espero ter ajudado.

Responder
Jose Maia Da Cruz Junior
Jose Maia-saneamento, Projetos, Loteamentos E Analises Hidraulicas (Limeira, São Paulo) Jose Maia-saneamento, Projetos, Loteamentos E Analises Hidraulicas - há 3 anos

Thais bom dia, pelo projeto que apresentou, voce deve estar atuando na área também, bom você fara apenas um piso de 10 cm no máximo, acima disso será disperdi cio, se for ter carga maiores que 300 kg/m2, recomendo instalar telas de 20 x 20 para manter estável o piso, se não for tranquilo, apenas contra piso de concreto. O que não poderá fazer e engastar a tela do piso na estrutura da casa, demais será tranquilo, foi uma boa pergunta, melhor sempre evitar condutas equivocadas.

Responder
Luiz pereira de lima
LPL Construções (Itapevi, São Paulo) LPL Construções - há 3 anos

Olá Thais Bom dia, neste caso que você comentou do coste de terra de +-20 cm para execução de um piso no subsolo é necessário sempre uma vita técnica no local antes de lhe afirmar o que é certo ou não de se fazer a execução do piso que você quer fazer, obrigado por solicitar algumas opiniões da área civil.

Responder
Emerson
Terra Azul (Piracicaba, São Paulo) Terra Azul - há 3 anos

Olá Thais. O radier não é um contrapiso e sim um modelo estrutural de alicerce para a construção. No teu caso, como vc já tem a fundação pronta, o que irá fazer é somente um contrapiso de concreto (mesmo que armado). Retirar solo lateralmente ao baldrame e preenche-lo com concreto não trará problemas adicionais se fizer corretamente. Nunca retirar solo abaixo do baldrame ou da sapata, pois isto sim pode trazer danos estruturais a tua fundação

Responder
Flávio Marinho Ferreira

Olá Thais Muito bom dia!

Então no seu caso, como você quer só guardar coisas pessoais a espessura do piso pode ser de 10 cm, lembrando que Você precisará de cobrir toda a área com brita de n°2 (pedra), depois cobrir com lona preta toda a área, depois colocar tela soldada, pode ser a Q-92, e logo depois preencher com concreto, pode ser de Fck 20 e Slump de 16 + - 2, e em quando a sua dúvida dos baldrames e sapatas, não tem problema, onde estiver os baldrames e sapatas você pode cortar as telas Q-92 quando chegar perto, por que o concreto do Radier irá cobrir os mesmos na concrconcretagem.

Lembrando que para você fazer o pedido do concreto você terá que fazer a cubicagem:

Exemplo, se seu subsolo tiver 8 metros x 10 metros, você terá que multiplicar pela espessura que Você quer no caso da minha dica 0,10 centímetros, ou seja você terá que pedir; 8,00 x 10,00 x 0,10 = 8 m3, lembrando que sempre é bom pedir um pouco a mais pois concretagem de subsolo sempre engana. Não deixe de fazer o mesmo para a lona e a Tela, neste caso você terá que medir só a área.

Exemplo: 8,00 m x 10,00 m = 80 m2

No caso da Brita (pedra) tem que ser igual ao concreto.

Exemplo: 8,00 x 10,00 x 0,05 = 4m3

Obs: Dar os descontos dos materiais no solo, para ficar com a espessura desejada do Radier!

Espero ter ajudado abraço!

Responder
Leandro
Particular - há 3 anos

Bom dia Thaís,opino por fazer verificação da estrutura .Pois não haverá problemas algum em fazer aplicação do concreto.

ALEX DE OLIVEIRA ALVES
Alex Consultoria em Reformas (Francisco Morato, São Paulo) Alex Consultoria em Reformas - há 3 anos

Ola Thais, li o que descreveu, e poso afirmar que além de não haver nenhum problema e a senhora ainda ganha tempo e economiza na mão de obra, pois se o aterramento esta nesse nível que descreveu é muita terra que vai sair, e o fato que ira usar o ambiente para guardar objetos pessoais (deposito) não tem problema de perder 12 cm do pé direito( altura do cômodo).

att: ALEX

Responder
Wallace
Ws.empreiteira (Mauá, São Paulo) Ws.empreiteira - há 3 anos

Olá Thais bom dia depende da estrutura que sua casa tem pq dependendo do que for fazer e corta si for das sapatas e dependendo o tamanho do corte não tem tanto problema mas si for corta vigas baldrame não te aconselho não pq pq cortando ferros de viga baldrame pode compromete a estrutura da sua casa cuidado o que vai fazer e com quem vai fazer

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região