Existe como um engenheiro refazer um projeto hidráulico?

Sou síndica de um prédio construído em 1987 e tentei de todas as formas encontrar o projeto elétrico e hidráulico, porém sem sucesso.

Existe a possibilidade desse projeto ser refeito? Se sim, que profissional devo procurar?

Existe como um engenheiro refazer um projeto hidráulico?

Sou síndica de um prédio construído em 1987 e tentei de todas as formas encontrar o projeto elétrico e hidráulico, porém sem sucesso.

Existe a possibilidade desse projeto ser refeito? Se sim, que profissional devo procurar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Boa noite!! Ficamos satisfeitos em poder ajudar a esclarecer sua dúvida....

Primeiramente, como disse o colega da "Avelar", primeiro identifique a necessidade real, pois uma edificação de de 1987 dificilmente será possível refletir as mudanças que sofreram.

Em segundo lugar, mas não menos importante, como diz a "Scala", é possível, através de rastreamento com sensores (tipo Scanner Bosch D-Tect 150, ou outros instrumentos, ultrassom, etc.) efetuar o levantamento do encaminhamento. Aliando essa tecnologia ao conhecimento técnico do profissional executor, juntamente com as normas aplicáveis à época (consultadas junto à ABNT e bibliotecas), seria possível, sim, criar um "as built", ou seja, "como construído". Mas a menos que tenha uma necessidade extrema, como problemas de pressão, inversão de prumadas, necessidade de individualização, dentre outros agravantes, ver se o custo benefício é viável, pois é um trabalho que gera um custo elevado. Principalmente se for uma edificação com muitos andares e apartamentos, se houver alterações significativas, etc.

Eventualmente, instaladores de móveis e outros profissionais utilizam estes equipamentos para rastrear algum elemento que não possa ser perfurado (normalmente tubulações de água, esgoto e gás canalizado).

Em resumo, avalie o custo benefício e a real necessidade, e busque uma empresa detentora de capacidade técnica capaz de suprir suas necessidades, ciente de que terá um orçamento um tanto salgado. Não se arrisque com aventureiros e orçamentos baixos. Esse tipo de trabalho demanda boas horas de visita e análise de profissionais experientes.

Responder
Avelar Engenharia e Avaliações - Eireli

Sugiro pensar na real necessidade deste projeto. Dificilmente refletirá o real. O "as built" é confeccionado quando do término das instalações, registrando-as de fato como são. Posições, dimensões da peças, etc. Sua importância é a fidelidade das instalações: de fato, "como foi construído". Sua instalações embutidas dificilmente serão identificadas corretamente para ira ao papel.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Se tiver a possibilidade da visualização e rastreamento dá para fazer o "as built" que é o projeto reproduzindo como esta instalado no local, com isso ele conseguira avaliar se há ou não a necessidade de adequações...; Uma empresa de engenharia de projetos é a mais adequada

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região