Existe uma norma que limite a alteração de projetos por parte do cliente?

Gostaria de saber se há algum tipo de regulamentação sobre alteração de projetos e desistência. Por exemplo, um cliente me pediu para realizar a reforma de um escritório e já fez suas considerações sobre tal, estou na fase técnica de elaboração e realizando a OS para firmar compromisso. Se esses cliente quiser fazer modificações, ou se ele desistir, eu posso cobrar alguma multa? Há alguma regulamentação técnica? Posso incluir essa condição na OS?

Existe uma norma que limite a alteração de projetos por parte do cliente?

Gostaria de saber se há algum tipo de regulamentação sobre alteração de projetos e desistência. Por exemplo, um cliente me pediu para realizar a reforma de um escritório e já fez suas considerações sobre tal, estou na fase técnica de elaboração e realizando a OS para firmar compromisso. Se esses cliente quiser fazer modificações, ou se ele desistir, eu posso cobrar alguma multa? Há alguma regulamentação técnica? Posso incluir essa condição na OS?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Ricardo Kleber
Imper Mantas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Imper Mantas - há 5 anos

Por se tratar de serviço autônomo, Arquitetos e Projetistas realizam entre as partes um contrato especificando possíveis alterações no decorrer dos trabalhos. É normal a mudança e retrabalho de projetos até que o cliente fique satisfeito, isso acontece com grande frequência, sabendo disso os profissionais da área e especialistas oferece ao cliente até três "revisões" de projeto. Entenda por revisões, alterações dentro do contexto e estrutura do projeto, quando se trata de mudança com alterações após projeto finalizado, sim é possível cobrar um aditivo via contratual. Considerando o tempo e as alterações propostas pelo cliente. Porém tudo deve constar em contrato, para não haver dúvida entre as partes.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Após o aceite do cliente de seu projeto, coloque no contrato que quaisquer estudos / alterações propostas pelo cliente terá um custo baseado na quantidade de horas técnicas dedicadas para o trabalho e preço X e novo calculo para sua execução (a definir)

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Em  Planta Arquitetura
Archtettos (Vila Bittencourt, Amazonas) Archtettos - há 5 anos

Não existe norma. O que existe é o acordo cliente / profissional. O que eu faço é fechar um contrato de projeto antes de iniciar qualquer serviço. E, nesse contrato, existe sim uma quantidade de alterações previstas em cada etapa e cláusulas contratuais que garantem que se o cliente desisti do serviço, deve me pagar pelo que já foi feito/entregue

Responder
Antonio Valter de Sousa Nascimento

Vc fecha o contrato de execuçao do msm.

Se houver alterçoes ou acrecimos de serviços vc pode sim cobrar aditivos.

Isso e muito comum de acontecer.

Mais deixe isso bem claro para seu cliente na hora de fechar seus serviços.

Responder
Nilo Diniz
Rn Projetos E Construções Ltda (Fortaleza, Ceará) Rn Projetos E Construções Ltda - há 5 anos

Não existe uma Norma a esse respeito. O que deve haver é um bom senso. Definido o projeto, aprovado pelo cliente, qualquer alteração pode e deverá ser custeada pelo cliente, até porque, serve de limitação para que não ocorram mudanças sobre mudanças, senão o projeto nunca ficaria pronto.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região