Como poderia fazer um sistema de isolamento acústico para uma exposição itinerante?

Temos uma exposição tecnológica itinerante e visitamos preferencialmente colégios. Nos deparamos com diferentes ambientes, desde salas mais apertadas, halls, ginásios, etc. Ambientes que podem ser abertos ou fechados. Cotamos atualmente com 5 atividades distintas que utilizam som e ficam dispostas lado a lado. Fizemos algumas tentativas com biombos mas em ambientes fechados não obtivemos sucesso com o isolamento acústico. O som de uma atividade vazou demais para a outra. Estamos pensando na possibilidade de usarmos tendas com as laterais e o fundo fechados, mas o investimento é alto.

Como poderia fazer um sistema de isolamento acústico para uma exposição itinerante?

Temos uma exposição tecnológica itinerante e visitamos preferencialmente colégios. Nos deparamos com diferentes ambientes, desde salas mais apertadas, halls, ginásios, etc. Ambientes que podem ser abertos ou fechados. Cotamos atualmente com 5 atividades distintas que utilizam som e ficam dispostas lado a lado. Fizemos algumas tentativas com biombos mas em ambientes fechados não obtivemos sucesso com o isolamento acústico. O som de uma atividade vazou demais para a outra. Estamos pensando na possibilidade de usarmos tendas com as laterais e o fundo fechados, mas o investimento é alto.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Pablo Serrano
Pablo Serrano - Soluções Acústicas (Florianópolis, Santa Catarina) Pablo Serrano - Soluções Acústicas - há 7 anos

Oi colega, o importante é saber o quanto se deseja isolar. Se é só vozes das pessoas, é uma coisa. Se é sistema de som é outra. As vezes biombos são interessantes para reduzir o volume. Se o objetivo é realmente isolar, quem sabe seja interessante construir salas em gesso acartonado que em 2 dias podes ser montadas rapidamente (2 salas pequenas para até 10 pessoas), assim como desmontadas. Usando uma porta de boa qualidade de vedação entre elas. O que acha desta alternativa?

Responder
Marcos de Cicco Araujo Lima

Tenho dúvidas até se este sistema de tendas irá resolver seu problema, seria o caso de testar uma vez, alugando as tendas não comprando-as, a solução seria melhor com divisórias acústicas ao invés dos biombos.

Responder
Celso Marconi

Isolamentos acústicos desmontáveis são possíveis mas são caros. Existem muitos materiais anti acústicos, usados até em gravadoras, stand de tiro e etc...

Responder
Wallasse Constantino
Wr Projetos, Serviços E Consultoria (Araruama, Rio de Janeiro) Wr Projetos, Serviços E Consultoria - há 7 anos

Boa tarde, me envie um desenho do que precisa e estaremos elaborando o orçamento

Responder
Daniel Chelles
Particular - há 7 anos

Boa tarde Wallasse, não tenho como fazer um desenho do que queremos porque o espaço onde a exposição é montada é mutável. A ambientação irá variar em cada estabelecimento no qual realizarmos a exposição. As imagens anexadas na pergunta visam mostrar os biombos utilizados em nossa última tentativa e que também não funcionou.

Precisamos de algum artifício que isole ou cause uma redução significativa no som que vaza de uma atividade para a outra. Essas atividades ficam dispostas uma ao lado da outra. Desda já agradeço!