Qual a bitola do fio da extensão para plugar no camping 110V e ligar no transformador para 220v?

Tenho mini trailer com eletros 220V:

Micro-ondas 20l Eletrolux 220V 60Hz 1150W

Frigobar Consul 120l 220V 70W - CRC12CBBNA

Fogão 2 Bocas Agratto 220V 60 Hz 2000W - FM-02

Ar Condicionado Agratto 9000Btus 220V 1050W

Ducha Higiênica Lorenzeti 220V 4300W

Transformador Kitec De Voltagem 12000va 8400w 110/220v E 220/110v.

Qual a bitola do fio da extensão para plugar no camping 110V e ligar no transformador para 220v?

Tenho mini trailer com eletros 220V:

Micro-ondas 20l Eletrolux 220V 60Hz 1150W

Frigobar Consul 120l 220V 70W - CRC12CBBNA

Fogão 2 Bocas Agratto 220V 60 Hz 2000W - FM-02

Ar Condicionado Agratto 9000Btus 220V 1050W

Ducha Higiênica Lorenzeti 220V 4300W

Transformador Kitec De Voltagem 12000va 8400w 110/220v E 220/110v.

Qual a bitola do fio da extensão para plugar no camping 110V e ligar no transformador para 220v?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Estou com o Volnei Nascimento. A potência total é constante, por mais que os aparelhos que consomem utilizem a tensão 220V. Todos os aparelhos vão concentrar no transformador e este puxará em 127V (a mesma potência) da fonte. Portanto, para ligar o transformador da fonte, precisaria cobrir uma corrente de 68A. Fora isso, ainda tem o fator distância e as perdas do transformador. O cabo mais adequado seria o de 25mm.

Responder
Volnei Nascimento

Bom dia! Considerando que você estará trabalhando com uma tensão de 110v até o transformador, o ideal seria trabalhar com um cabo de 25mm. Isso considerando a potência de seu transformador e a quantidade de equipamentos ligados simultaneamente. E ainda tem o fator distância, que pode interferir e dar queda de tensão, elevando ainda mais a corrente.

Responder
Anderson Frota

Bom dia.

Quando surgir uma dúvida neste assunto. A fórmula é simples para este caso. Soma-se todas as potências (Watts) dos aparelhos instalados que funcionam com a mesma tensão (Volts) e divide por esta tensão nominal. Exemplo, neste caso a soma dos aparelhos instalados é 8500w pois sempre arredondado para cima o valor é a tensão nominal 220v. Calcular 8500/220= 38.6A caso todos aparelhos estiver funcionando ao mesmo tempo, algo improvável.

Portanto, você pode adquirir um cabo isolado de 3 fios de 6mm e mais um kit de tomada Steck(foto). Isso lhe dará segurança e tranquilidade.

Espero ter ajudado.

Responder
Vilson Caetano
Marido de Aluguel Vilson (Imbituba, Santa Catarina) Marido de Aluguel Vilson - há 5 anos

Cosiderando que todos ligados ao mesmo tempo teremos uma potencia de 8.57KW a uma tensão de 220 Volts isso da ums corrente de 38,95Amperes..caso exitir a possibilidas de estar tudo ao mesmo tempo ligadobteria que trocar de transformador pois ele esta subdimencionado e usar um fio 10mm que daria uma boa margem de segurança... agor se considerarmos que nunca usara tudo ao mesmo tempo que nao ira exeder a potencia do transformador pode ser usado um fio 6 mm

Responder
Dailton Silva
Ds Conect (Joinville, Santa Catarina) Ds Conect - há 5 anos

Normalmente um 6mm faria o serviço muito bem, para uma pessoa, como é pra trailer e acredito ter mais pessoas a chance de aparelhos ligados simultaneamente é grande, então te indico um cabo 10mm e mais de um transformador porque todos os seus aparelhos consomem bastante e a chance de queimar seu transformador é grande. Outra coisa que te indico é conferir se alguns dos seus podem ser convertidos para 110 por jumper ou chaves seletoras na placa controladora deles. Abraço espero ter ajudado fica com Deus.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região