Como solucionar problema de infiltração na fachada?

Meu prédio tem mais de 80 anos, é de dois andares e tem apresentado umidade e reboco descascando , na fachada dentro de uma vila.Estive olhando pois está infiltrando nos quartos do térreo . Cabe a mim efetuar o reparo e impermeabilização nessa parede externa sozinha ou os donos da vila também devem dividir os custos? Qual seria a melhor forma de acabar definitivamente com o problema? Que produtos usar? Devo forrar com pedras ou outro revestimento ?Posso exigir que ao menos me permitam executar o reparo necessário?

Como solucionar problema de infiltração na fachada?

Meu prédio tem mais de 80 anos, é de dois andares e tem apresentado umidade e reboco descascando , na fachada dentro de uma vila.Estive olhando pois está infiltrando nos quartos do térreo . Cabe a mim efetuar o reparo e impermeabilização nessa parede externa sozinha ou os donos da vila também devem dividir os custos? Qual seria a melhor forma de acabar definitivamente com o problema? Que produtos usar? Devo forrar com pedras ou outro revestimento ?Posso exigir que ao menos me permitam executar o reparo necessário?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 3
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Olá Angela.

Primeiramente, antes da reabilitação da fachada é necessário avaliar a causa da infiltração e somente depois de diagnosticado, o problema específico, agir para a sua resolução. ok?

É possível que pelo tempo de uso da edificação ocorram microfissuras nas paredes pela ação de intempéries, chuva, sol, frio e calor que dilatam e contraem os materiais. assim quando há a ação da água ele possa infiltrar e fazer o reboco se desprender.

Tenho 3 dicas que serão muito úteis para a sua avaliação.

1. O reboco está descascando no topo, no meio ou na base da parede?

Dependendo do local da infiltração podemos agir na calha, ou em um cano mal vedado, ou na impermeabilização da estrutura junto ao solo.

Veja que são aplicações diferentes dependendo da localização da umidade e descascamento do reboco.

2. A parede está úmida somente em dias com chuva ou está sempre úmida, mesmo em dias secos?

O problema pode estar em um cano com vazamento ou uma calha entupida.

3. O reboco esfarela com facilidade ou pode ser removido com camadas.

Pode ser que o material aplicado na construção não seja de uma qualidade boa e com umidade pode ser que esfarele, ou se o reboco for removido em cascas ou camadas pode ser que a água penetrou no tijolo e secou, deixando o reboco frágil, descolando ele do tijolo.

Abaixo coloquei algumas imagens para facilitar o entendimento dos tipos de infiltrações.

Outra questão é se você arca com os custos ou divide com os vizinhos?

Se a infiltração for somente da sua unidade e não tiver divisa ou afetar algum vizinho, os custos são seus, apenas. Mas, se tiver paredes que dividem com vizinhos e afetem diretamente eles, os custos passam a ser rateados pelo condomínio ou entre os vizinhos vitimados.

Para solucionar esses problemas você pode chamar um especialista em manutenção predial ou um bom mestre de obras. Ok?

Não compre produtos e nem impermeabilize a parede sem saber as causas, pois você só vai gastar dinheiro (e muito dinheiro) e não será eficaz na solução desses problemas.

A parede precisa respirar e impermeabilizando a parede toda, dependendo do caso, é possível que piore a situação.

Sou Rômulo Macedo

Arquiteto / Restaurador

Especialista em restauração de patrimônios arquitetônicos

Studio Lambrequim Arquitetura

3 fotos
Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Angela, bom dia!

Pela idade do prédio sugiro retirar todo reboco/emboço e fazer novamente, sendo que desta vez use um impermeabilizante na massa, tipo Sika 1, se achar conveniente poderá revestir a parede com cerâmica ou outro revestimento, mas se isso aumentar o custo, faça pintura com manta asfáltica líquida, se oriente pela embalagem do produto. Existe de várias cores. Veja abaixo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Existem diversos tipos de produtos impermeabilizantes à venda no comércio especializado. Alguns desses produtos são líquidos e ao ser aplicado na laje formam uma película impermeável, outros são produtos fabricados na forma de mantas que são aplicados (colados) sobre a laje.

São muitos os produtos oferecidos pelo mercado para resolver o seu problema de impermeabilização que até confunde nossas mentes.

Veja uma tabela que procura agrupar esses produtos:

MATERIAL IMPERMEABILIZANTE RIGIDO MOLDADO NO LOCAL TINTA, MASSA, EMULSÃO. não serve para locais que recebem raios diretos do sol

FLEXÍVEL MOLDADO NO LOCAL TINTA, MASSA, EMULSÃO requer mão de obra especializada

PRÉ-FABRICADOS MANTA NÃO ASFÁLTICA requer mão de obra especializada

MANTA ASFÁLTICA boa para laje de cobertura

IMPERMEABILIZANTE RÍGIDO:

Não se aplica a locais que recebem a incidência direta dos raios solares. Devido ao calor do sol, a laje sofre, diariamente, movimentos de dilatação e retração térmica. O material impermeabilizante, sendo rígido, não consegue acompanhar esses movimentos e fica todo trincado, permitindo a passagem da água.

IMPERMEABILIZANTE FLEXÍVEL:

Os materiais impermeabilizantes do tipo FLEXÍVEL com moldagem no local são materiais líquidos ou semi-líquidos que devem ser aplicados por mão de obra especializada. Detalhes como ralo, soleira, tubos passantes, etc. apresentam dificuldades práticas que somente um profissional com experiência (portanto mais caro) conseguem resolver.

Todos esses devem ser fabricados dentro de critérios estabelecidos em normas técnicas. A norma brasileira NBR-9574 Execução de Impermeabilização define diversos tipos de materiais para a impermeabilização. Veja alguns deles:

Materiais para Impermeabilização Rígida:

Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo;

Argamassa modificada com polímero;

Argamassa polimérica;

Cimento cristalizante para pressão negativa;

Cimento modificado com polímero;

Membrana epoxídica;

Materiais para Impermeabilização Flexível:

Membrana de asfalto modificado sem adição de polímero;

Membrana de asfalto modificado com adição de polímero elastomérico;

Membrana de emulsão asfáltica;

Membrana de asfalto elastomérico em solução;

Membrana elastomérica de policloropreno e polietileno clorossultonado;

Membrana elastomérica de poliisobutileno isopreno (I.I.R.), em solução;

Membrana elastomérica de estireno-butadieno-estireno (S.B.S.);

Membrana elastomérica de estireno-butadieno-ruber (S.B.R);

Membrana de poliuretano;

Membrana de poliuretano modificado com asfalto;

Membrana de polímero com cimento;

Membrana acrílica;

Mantas Asfálticas;

Manta de policloreto de vinila (PVC);

Manta de polietileno de alta densidade (PEAD);

Manta elastomérica de etileno-dieno-monômero - EPDM;

Manta elastomérica de polisobutileno isopreno (IIR).

Observe que é muito grande os tipos de materiais. Quando você pega os dois primeiros da lista de flexíveis, por exemplo, qual a diferença entre "com e sem adição de polímero"? A adição de polímero melhora em que sentido? O produto é mais caro? Há situações específicas em que um deles não é recomendado?

Das MANTAS, a preferência popular é pela Manta Asfáltica. Não que ela seja "a" melhor, embora requeira mão de obra com uma certa prática, o sistema de impermeabilização por manta asfáltica está tão disseminado na sociedade brasileira de modo que não é difícil encontrar profissionais mais ou menos competentes. Os produtos podem ser adquiridos a preços acessíveis e em qualquer loja do ramo.

Mas, o uso de Manta Asfáltica querer alguns cuidados especiais se você quiser ficar livre de dor de cabeça. Veja quais são esses detalhes aqui

5- Responsabilidade:

De acordo com a norma NBR-9575:

O Projeto Executivo de Impermeabilização deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado e com registro no CREA com qualificação para exercer esta atividade técnica especializada.

Em todas as peças gráficas e descritivas devem constar os dados do profissional responsável bem como a correspondente ART.

Responder
Artur de Oliveira Cardoso
Técnico Em Edificações (Mesquita, Rio de Janeiro) Técnico Em Edificações - há 7 anos

Bom dia, Angela o melhor a ser feito é você contatar um profissional qualificado para vistoriar o imóvel e diagnosticar todo o evento que está acontecendo bem como lhe informar os custos para possível reforma pode ser que não seja tão caro o serviço e dependendo da edificação que os vizinhos tenham que rachar a conta. Qualquer dúvida me contactar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de restauração fachadas na sua região