Como reparar a fiação elétrica de um barracão?

Boa noite estou regularizando uma instalação de um barracão de zinco porem de uns dias pra cá o mesmo quando as luzes estão ligadas esta dando alguns estalos e faisca esporadicos no teto de zinco só que não tem local fixo uma hora estrala num lugar outra hora em outra já percorri toda fiação e não possui nenhum cabo rompido alguém já passou por algo parecido e pode me dar uma opinião.

Como reparar a fiação elétrica de um barracão?

Boa noite estou regularizando uma instalação de um barracão de zinco porem de uns dias pra cá o mesmo quando as luzes estão ligadas esta dando alguns estalos e faisca esporadicos no teto de zinco só que não tem local fixo uma hora estrala num lugar outra hora em outra já percorri toda fiação e não possui nenhum cabo rompido alguém já passou por algo parecido e pode me dar uma opinião.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 19
Jesulino Soares dos santos
Hidrovolts Mei (Valinhos, São Paulo) Hidrovolts Mei - há 6 anos

São faíscas, só instalo, pode ser quando o aquece a telha ela dilata e da uns instalo!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Os galpões metálicos geralmente dão alguns estalos devido a dilatação dos materiais em contato com as intemperies... Se for algum tipo de curto na rede eletrica.... utilize cabos pp, e dimensione o que necessitará constratando um enegenheiro eletrico para lhe fazer um projeto;

A disposição;

Luís Tadeu
ALPS Prestadora de Serviços Ltda (Quissamã, Rio de Janeiro) ALPS Prestadora de Serviços Ltda - há 6 anos

boa noite, Reinaldo, o bom é fazer os devidos calculos, saber exatamente, quantos refletores, lampadas, o tempo de uso, para determinar a bitola do fio, disjuntores, aterramento, caixa de passagem, e o principal, fazer distribuição das lampadas, o cabo que faz a alimentação da rua até a caixa e mais alguns pequenos detalhes, procure executar tudo dentro das normas, para não ter problemas, boa sorte.

Responder
José Lemos
Tecnicojal Elétrica E Telecom (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecnicojal Elétrica E Telecom - há 6 anos

Reinaldo, boa tarde!

E indiferente utilizar cabo normal ou PP, o importante e estar bem dimencíonado e muito bem aterrado, como você mesmo informa e um galpão, então falamos de instalação industrial, com isso tudo tomadas e iluminação devem ter o terra, ai acho que ira acabar seu problema.

Responder
Joaquim Braga Filho
Braga Serviços Hidraulicos (Mogi das Cruzes, São Paulo) Braga Serviços Hidraulicos - há 6 anos

as instalação do galpão deve passar por um reparo geral troca das fiação comum por cabos pp,disjuntor,bocal e terminal sendo a sim devera ser feito uma avaliação de todo o consumo e fuga de energia par ser retirado curto curcuto e possível em mendas aparentes

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Reinaldo, o mais provável seja mesmo o que o Jesuíno relatou, quando a lâmpada esquenta acaba dilatando a telha e daí os estalos. Mas para se evitar este problema e um possível problema maior, que é o choque elétrico, o correto é se refazer sua instalação e acondicionar a fiação dentro de eletrodutos, se colocar disjuntor com capacidade apropriada para sua carga + DR, e se instalar luminárias para a proteção e isolação das lâmpadas, afastando este sistema da estrutura do telhado. Mas para se ter a certeza, do que e como fazer esta sua instalação, o correto é solicitar a visita de um eletricista que lhe dará todo apoio e informação técnica necessária.

Responder
RODRIGO PARIZATTI
Eletrolar Solução Em Manutenção Residencial E Comercial (Jacareí, São Paulo) Eletrolar Solução Em Manutenção Residencial E Comercial - há 6 anos

com certeza vc esta tendo fuga de corrente em algum ponto do seu barracao na estrutura metalica e com o movimento de dilatação das telhas ocorre a faisca. esta fuga tem que ser identificada podendo estar em contato em qualquer parte da estrutura. de uma olhada mais minunciosa que vc acha.

Responder
Israel
Marshall Engenharia (Osasco, São Paulo) Marshall Engenharia - há 6 anos

Prezado, bom dia!

Esse está ocorrendo devido a fuga de corrente. Pode ter ocorrido alguns pequenos desfasamento no fio a qual não está sendo perceptível, devido o telhado ser de um material bom condutor de energia isso ocorre. Recomenda para esse caso utilizar as instalações de infra tanto em tubo aço galvanizado, ou em tubos PVC, lembrando que o primeiro não recomenda ser utilizados com material diferente do dele por exemplo, parafusos de ferro e chapa em ferro, pois as polaridades são diferentes acaba formando uma uns polos como se fosse uma pilha a qual acaba oxidado, para que isso não ocorra ou você galvanoza toda o sistema para ficar um material uniforme ou utilize o sistema com o mesmo material. Caso tenha dúvida se o material é o mesmo utilize os eletrodutos em pvc que tem a mesma função.

Caso for realizar as infra esse material instalado poderá ser reutilizado, caso prefira pelos os cabos PP 3+1 esses fios já instalados não terá utilidade no sistema. Lembrando que o cabo PP vem com uma proteção de duas camadas, você pode ficar ele na estrutura com abraçadeiras em Nylon.

Espero que tenho ajudado.

Abraço!

Marshall Engenharia

Responder
Régis Marques Souza
Microtec Engenharia E Construção (Mauá, São Paulo) Microtec Engenharia E Construção - há 6 anos

O ideal é criar uma infraestrutura para a passagem dos cabos, utilizar um disjuntor de proteção de surto (DR) e pela normal NBR 5410 tudo que for metal seja janela, tubulações, portas, e grades, telhado e etc deve estar interligado a malha de aterramento do local.

Responder
Luiz Carlos Gonçalves
Lgonçalves Manutenções Eletricas E Hidraulicas (Suzano, São Paulo) Lgonçalves Manutenções Eletricas E Hidraulicas - há 6 anos

O certo é vc montar uma tubulação de 3/4para isolar os fios e as emendas dentro de caixas de PVC porque chapa de zinco pode está aterrada pelos estragos que está dando não está com uma isolação perfeita

Responder
Alessandro
Eletricista (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Creio que seus fios e de má isolação, mas o corretor seria estarem todos passando por dentro de tubulação de aço galvanizado, e colocar um DR para evitar acidentes com choques no caso de persistir procure um professional para uma melhor analise

Responder
Edilson Meira Meira
TECNEW CLIMA AR (Votorantim, São Paulo) TECNEW CLIMA AR - há 6 anos

Olá Ronaldo td bem!

O ideal seria usar cabos pp, sua proteção é mas aguda.

E também usar disjuntores para proteção de circuitos.

Responder
Virgilio tulio
Fred Jaison Reforma E Instalaçao Eletrica (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Fred Jaison Reforma E Instalaçao Eletrica - há 6 anos

o que esta acontecendo na minha opinião e que a afiação do barracão de zinco é de um calibre muito pequeno provavelmente essa fiação é de 1,5 teria que trocar por outra de de aumentar para 3,00 colocar proteção fio terra e seria bom também aumentar o valor dos disjuntores basicamente é só aumentar o calibre dos fios colocar proteção trocar por disjuntores de maior valor

Marcelino Azevedo de Jesus

Boa noite sr Reinaldo . A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Pode-se resolver isto trocando toda instalação e substituindo por uma nova com cabo PP ou com infra tubulada, com todos os circuitos aterrados.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região