Como proceder com minha construção?

Oi...fiz uma viga de 10 metros por 60 centímetros de altura com uma boa ferragem indicada por um profissional..

Porém...muitas pessoas que são do setor de construção me dizem que é preciso fazer uma coluna de sustentação na metade desta viga...porém,,,outras pessoas me dizem que não....e isto esta me tirando o sono...oque eu faço?

Como proceder com minha construção?

Oi...fiz uma viga de 10 metros por 60 centímetros de altura com uma boa ferragem indicada por um profissional..

Porém...muitas pessoas que são do setor de construção me dizem que é preciso fazer uma coluna de sustentação na metade desta viga...porém,,,outras pessoas me dizem que não....e isto esta me tirando o sono...oque eu faço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Numen Arquitetura
Particular - há 6 anos

Olá, Robinson!

As dimensões da viga e o posicionamento dos pilares dependem de diversos fatores, como: material, espaçamento entre os pilares, tamanho dos pilares, altura do pé-direito, cargas da cobertura ou da laje, tipo de concreto e ferragem. Além disso, é importante verificar se a estrutura está interferindo no uso do espaço, atrapalhando o fluxo de pessoas, instalações, ventilação ou outros.

O ideal seria compatibilizar o projeto de arquitetura com o estrutural, fazendo um pré-dimensionamento para só então poder determinar as dimensões e o espaçamento da viga e dos pilares, além das ferragens adequadas, buscando o assessoramento profissional antes de qualquer coisa, para que não desperdice tempo e dinheiro colocando sua segurança e qualidade de vida em risco.

Gostaríamos de poder ajudar ainda mais.

Entre em contato conosco.

Denis Duck
Triangulo Arquitetura E Construção (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Triangulo Arquitetura E Construção - há 6 anos

Prezado Robinson, primeiramente verifique com o profissional que o assessorou caso seja um calculista estrutural, caso contrário deve fazer uma verificação junto a um. No caso de reforço poderá optar pelo pilar intermediário se não atrapalhar ou fixar uma viga metálica no fundo da viga construída pra garantir a altura necessária para garantir a segurança de sua estrutura. Caso seja uma viga estética sem carga ou laje sobre, poderá passar de forma tranquila. A Triangulo arquitetura e construção tem uma vasta experiencia em projetos e obras estruturais. Nos colocamos a disposição. Atenciosamente Arquiteto Denis Duck

2 fotos
Responder
Directrix
Particular - há 6 anos

Prezado Sr. Robinson,

Bom dia.

O ideal é ter um calculista estrutural verificando in loco para passar com precisão as dimensões do elemento estrutural.

Mas, posso dizer que para uma boa aproximação em uso residencial: a altura da viga bi-apoiada deve ter aproximadamente 10% do seu vão. Não é regra e nem vale para todos os casos pois cada projeto deve ser tratado de forma única visto que na engenharia não existe receita de bolo e sim casos similares que podemos utilizar como estimativas.

Ademais, deve-se saber também a largura da viga para verificar se também está em desacordo com a norma NBR 6118, que fixa seção mínima para estruturas em concreto armado.

Como, pelo que li e entendi a viga já está executada, então sugiro procurar uma engenheiro que verifique in loco o seu possível problema. O profissional capacitado recomendará ou não o reforço e dimensionará corretamente a estrutura seja de concreto armado ou metálica.

Espero ter ajudado.

Claudio Torres
Arquiteto / Autovistoria Predial / Ltvp (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Arquiteto / Autovistoria Predial / Ltvp - há 6 anos

A resposta da empresa de estrutura metálica parece ser a mais coerente.

Não acredite muito no bom pedreiro que faz tudo. A fórmula dele é empírica sem fundamento técnico.

Não coloque cargas extras nessa laje como depósito ou outro pavimento com pessoas circulando, antes de fazer esse reforço estrutural.

Veja se existe alguma deformação através de inspeção visual.

Faça um reforço com vigas metálicas.

Até grandes calculistas estruturais conseguem errar no projeto estrutural ou na execução. Imagina uma obra sem nenhum cálculo.....

Responder
Engenharia
Particular - há 6 anos

Olá Robinson,

Recomendamos a contratação de um profissional técnico habilitado para verificar as condições em que se encontra sua estrutura, e poder informar qual a melhor solução e tipo de reforço a ser utilizado.

Atenciosamente,

EC ENGENHARIA

Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Robinson, boa tarde.

Com certeza, você precisa ter um especialista em calculo para avaliar essa viga. A conta padrão para concreto diz que uma viga deve ter a altura correspondente a aproximadamente 10% do seu comprimento. Ou seja, sua viga precisaria ter 1m de altura. Calculistas podem fazer compensações em armação, largura ou vigas "duplas" próximas, além de outras sofisticações como protensão. Na residência abaixo, temos um vão de 12 metros com viga bem calculada com linha dupla, armação mais pesada além de equilibrio de balanços, onde a altura chegou em 70cm.

Caso precise de reforço, as vigas metálicas podem ter um ótimo resultado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é que antes de iniciar uma obra dessas se faça o calculo estrutural para que seja feito o dimensionamento adequado do tamanho da viga e suas respectivas armaduras... somente um engenheiro poderá lhe dar essa segurança, pois irá calcular toda a carga a ser aplicada... pelo vão e pela dimensão informado, acredito que não teve esse dimensionamento;

O que poderia fazer é instalar um pilar metálico para fazer essa sustentação e ter segurança para proceder sua obra, ou mesmo fazer um projeto de reforço estrutural utilizando perfil metálicos... Podemos lhe auxiliar...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região