Como fazer isolamento acústico em casas geminadas?

Estou construindo duas casas geminadas e gostaria de saber qual a melhor forma, considerando custo X benefício, para fazer o isolamento acústico entre as casas. O mais correto me parece ser fazer duas paredes com tijolo em pé e colocar lã de rocha entre elas, porém gostaria de saber se fazer esta parede com tijolos 11,5x19x29 e reboca-la já traria conforto acústico o suficiente. isolamento acústico

Como fazer isolamento acústico em casas geminadas?

Estou construindo duas casas geminadas e gostaria de saber qual a melhor forma, considerando custo X benefício, para fazer o isolamento acústico entre as casas. O mais correto me parece ser fazer duas paredes com tijolo em pé e colocar lã de rocha entre elas, porém gostaria de saber se fazer esta parede com tijolos 11,5x19x29 e reboca-la já traria conforto acústico o suficiente. isolamento acústico

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 2 anos

ola Rafael beleza olha so se a parede que divide a casa germinada for apena uma passa gesso liso na parede nao presiza ser bem acabado levanta uma parede

com tijolinho comum aparelhado com a paree em questao

calafetando todos os buracos e fendas reboca comm areia e cimento sem cal esse e o metodo mais barato se voce tem condisão coloque lem de vidro entre as paredes mas tem que reboca bem com massa benm forte pois a lan de vidro com o tempo da alergia mesmo dentro das paredes

se nao resouver completamenta pra chegar au 100 por sentro chama o vidraceiro e investe na portas e janelas ai sim o mundo pode acabar la fora em guerras trovoes que voce nao vai escutar um so barulho

Responder
Loma Arquitetura
Loma Arquitetura (Passo Fundo, Rio Grande do Sul) Loma Arquitetura - há 2 anos

As causas de desconforto acústico dentro de uma edificação, os ruídos externos (que são propagados através das fachadas) e os ruídos internos (transmitidos de um ambiente para outro) são as mais desafiadoras para o projetista .

Neste caso, paredes de casas geminadas, devem ser atendidos, além do isolamento acústico, os requisitos de resistência ao fogo de elementos estruturais e de compartimentação, de estanqueidade, de durabilidade entre outros.

Os parâmetros de verificação de desempenho a serem seguidos estão na legislação e nas normas.

A NBR 15575-4, revisada em 2021, traz disposições que devem ser aplicadas de modo a atender os requisitos de desempenho.

“dos sistemas de vedações verticais internas e externas das edificações habitacionais, que, além da volumetria e da compartimentação dos espaços da edificação, integram-se de forma muito estreita aos demais elementos da construção, recebendo influências e influenciando o desempenho da edificação habitacional.”

Nesse sentido, cada projeto deve ser elaborado em função da qualidade acústica requerida, e por isso mesmo deve ser pensado como um sistema, ou seja, parede/piso/forro/aberturas.

Alguns cuidados:

- Seria recomendado construir a parede do piso até acima do nível do telhado, separando as duas coberturas.

- Isolar os rasgos onde foram instaladas tubulações e caixas (tomadas, luminárias…)

- Controlar os ruídos de impacto transmitido através da estrutura de concreto (alternativas: instalação de juntas ou executar estruturas independentes…)

- Construir um sistema de piso em camadas (estrutura, amortecimento, contrapiso e piso) buscando atenuar o ruído. (ver Imagem)

- Separar o contrapiso e as paredes através de um material resiliente. (ver Imagem)

- Atender ao índice de redução sonora mostrado na Tabela F.12 da NBR 15575 de no mínimo 45dB para paredes geminadas e 50dB se as paredes forem de dormitórios.

- Isolar as passagens de canalizações.

Cada elemento poderá atingir isoladamente (parede + lã de rocha + placa de gesso) a redução mínima recomendada, porém, se o sistema tiver alguma falha esta redução ficará reduzida.

No caso de uma avaliação pós ocupação onde o índice não for atendido o custo para resolução do problema ficará mais elevado.

Estas são algumas ações que poderiam contribuir diante de uma avaliação, no local, que os parâmetros acústicos sejam atendidos.

Recomendamos a consulta a um especialista.

Esperamos ter contribuído

4 fotos
Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: pode colocar entre as paredes gemeas lã de rocha prensada ou eps

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região