O que utilizar no alicerce do muro?

Ola pessoal! Quero fazer um muro de 25 metros de comprimento por 2 m de altura , quero saber se posso usar canaletas no alicerce do muro ou só coluna e se for coluna qual a medida da coluna para colocar e para as paredes qual a medida das colunas que posso usar. Agradeço desde já.

O que utilizar no alicerce do muro?

Ola pessoal! Quero fazer um muro de 25 metros de comprimento por 2 m de altura , quero saber se posso usar canaletas no alicerce do muro ou só coluna e se for coluna qual a medida da coluna para colocar e para as paredes qual a medida das colunas que posso usar. Agradeço desde já.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Jose Alexandre Tellis Rodrigues
J.a.t.r Construção E Reformas Geral (Taboão da Serra, São Paulo) J.a.t.r Construção E Reformas Geral - há 7 anos

Ai depente muito do local se é acidentado se a declínio...o ideal e fazer com bloco estrutural com bloca,viga ,cinta e coluna subdividindo o comprimento largura e altura para colocar as ferragens corretamentes.

Responder
Edílson Ribeiro
Transervice & Cia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Transervice & Cia - há 7 anos

Sr. Pedro Andrade bom dia, bom, a maioria deu as explicações que acho que está dentro da normalidade, agora é só solicitar uma elaboração de orçamento com visita tecnica que o senhor todas as suas duvidas sanadas.

]

Cordialmente

TRANSERVICE & CIA

EDILSON RIBEIRO

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Ola sr Pedro. Sua pergunta e simples e ao mesmo tempo dificil de responder pois fazer muros pode ser facil ou complicado. Um muro em terra plana e solida e facil de ezecultar sua construção mas ezistem muros que precisam de profundidades de extruturas e as veses ate plataformas de contra peso. Nao adianta querer fazer um moro de arrima ou contençao so com profundidades de sapatas ou tubulões pois o peso a ser jogado contra o mesmo o destruirá. E necessario uma plataforma em forma de balança (peso contra peso ok). Um abraço e boa sorte. Precisamos saber com detalhes o tipo de solo que vc tem.

Vicente Angi Neto
Dearq - Gerenciamento De Projetos E Obras (Taboão da Serra, São Paulo) Dearq - Gerenciamento De Projetos E Obras - há 7 anos

Bom dia Pedro, em primeiro lugar teríamos que ter algumas informações do local: como tipo de solo(se é muito mole, se é corte, aterro, etc), se é em aclive ou declive, pois, na minha opinião, fazer uma vala no chão, colocar brita no fundo(bem compactada), colocar a armação (gaiola que vc já compra pronta), escavar uma broca a cada 2,50m (c/1,50m de profundidade)- que vc também compra a armação pronta - com esse processo não haveria necessidade de se usar o bloco canaleta. E não se esqueça de colocar arranques de ferro das brocas para o baldrame e do baldrame para os pilares. E também, como lembrou bem nosso colega, uma cinta (aí sim com o bloco canaleta com ferragem) a cada cinco fiadas. Lembrando: para cada broca, segue-se na mesma prumada um pilar, que vc pode utilizar um bloco vazado como forma. E não se esqueça da cinta de amarração na cabeça do muro, é ela que dará o travamento do conjunto e também evitará infiltrações.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 7 anos

Executar muros parece ser coisa bem simples, mas o correto é o senhor chamar um Engenheiro Civil e agendar uma visita técnica. É mais barato chamar antes de fazer o muro do que chamar para calcular reforço. Vi muitos muros conforme citados acima caírem.

Muitos fatores precisam ser levados em conta.

Invista R$300,00 e chame um engenheiro pra dar uma passada ai na obra. É quase nada este valor.

Fernando Lima
Engenheiro Civil (São José do Rio Preto, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

A estrutura de um muro deve ser igual a estrutura de uma parede ! A cada 2 metros deverá ser feito uma estaca de concreto armado, sobre as estacas deverá existir uma viga baldrame com dimensões relativas ao tipo de vedação (tijolos) que você irá usar ! A cada 2 metros também deverá existir uma coluna em concreto armado e pra finalizar, no topo do muro uma viga de respaldo!

Responder
Gilson  Rodrigues Rocha

Pode sim. Mas utilize colunas a cada 2,5 m. Com brocas de 1,00 de profundidade.

Responder
MENORAH 300 CONSTRUTORA
300 Reforma Construção (São Vicente, São Paulo) 300 Reforma Construção - há 7 anos

Prezado Sr.GILSON bom dia amigo, por se tratar de um muro comprido como o sr. disse, o ideal é o sr. colocar colunas a cada 2.00m² com colunas de 3m² altura, o sr. deve colocar canaletas em baixo para levantar seu muro e se preferir em cima, mais não ha muita necessidade uma vez que estara ja bem seguro, desde ja espero ter ajudado e se precisar conte conosco da MENORAH 300 CONSTRUTORA, SE DESEJAR UM ORÇAMENTO ESTAMOS A DISPOSIÇÃO.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região