Posso fazer uma coluna de 5/16 sobre uma de 1/4?

boa tarde estou fazendo uma construção e gostaria de saber se eu posso fazer uma coluna de 5/16 sobre uma de 1/4. Pergunto será que a de 1/4 que está na parte debaixo não vai sofrer muita pressão vindo da 5/16, ou o correto e por um também de 1/4 em cima dá de 1/4 que já está pronta na parte debaixo.

Posso fazer uma coluna de 5/16 sobre uma de 1/4?

boa tarde estou fazendo uma construção e gostaria de saber se eu posso fazer uma coluna de 5/16 sobre uma de 1/4. Pergunto será que a de 1/4 que está na parte debaixo não vai sofrer muita pressão vindo da 5/16, ou o correto e por um também de 1/4 em cima dá de 1/4 que já está pronta na parte debaixo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 3 anos

Prezado , por Norma Técnica , NBR 6118 ABNT e NBR 6120 ABNT , independente das cargas (peso) que recebe um Pilar (coluna) , nenhum pode ser executado com ferros de 1/4 ( 6.3 mm ) ou 5/16 ( 8 mm ) . O MENOR AÇO QUE PODE-SE USAR EM PILAR É O 3/8 ( 10 mm) .

Lembro ainda a diferença de cargas recebidas , dos pilares de acordo com sua localização no projeto do imóvel , tais como os pilares de canto recebem 25% de peso , os laterais periféricos 50% de peso e os centrais 100 % de cargas .

Espero ter ajudado

Perito de Engenharia Legal

Manoel Luis Guimarães

Responder
Avelar Engenharia e Avaliações - Eireli

O que interessa aí é saber a carga que descarregará na coluna que irá construir, se ela resistirá a esta carga com os critérios de norma (coef. de segurança, etc). E mais, se a coluna inferior, que já existe suportará a carga total que lhe será imposta. O diâmetro do aço utilizado é só uma das exigências na execução de uma coluna.

Responder
Particular - há 3 anos

R: De forma alguma... o ideal e usual são colunas com armadura de 3/8... não é indicado para uma estrutura que receberá uma laje armadura de 1/4... indico procurar um engenheiro calculista para verificar o executado e se necessario já efetuar o reforço antes de dar problemas...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região