Como proteger fiação exposta na laje?

Bom dia, minha casa foi muito mal construída, subi na laje pela primeira vez depois que ficou pronta para ver uma infiltração e me deparei com essa fiação toda exposta, a superfície da laje está toda irregular e suja, gostaria de saber se existe alguma maneira de proteger essa fiação no chão(em algumas eu consegui levantar e apoiar sobre tijolos), porém tenho medo de que algum fio seja danificado e entre em contato com a laje ou até mesmo com água em dias de chuvas caso tenha outra infiltração

Como proteger fiação exposta na laje?

Bom dia, minha casa foi muito mal construída, subi na laje pela primeira vez depois que ficou pronta para ver uma infiltração e me deparei com essa fiação toda exposta, a superfície da laje está toda irregular e suja, gostaria de saber se existe alguma maneira de proteger essa fiação no chão(em algumas eu consegui levantar e apoiar sobre tijolos), porém tenho medo de que algum fio seja danificado e entre em contato com a laje ou até mesmo com água em dias de chuvas caso tenha outra infiltração

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 2
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: O mais simples é fazer a proteção com conduite rigido devido a eventual movimentação de pessoas no local

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Guilherme,

Realmente, a instalação elétrica com cabeamento exposto como você demonstrou nas fotos, com risco de contato com água e acessível a possível choque mecânico, estão totalmente fora das diretrizes e normativos técnicos.

Como você relatou que sua casa foi construída, recomendo que você exerça seu direito de consumidor e acione o prestador que executou os serviços.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39 relata as práticas abusivas aos fornecedores de produto e serviços, no item 8 ele fala sobre a obrigatoriedade de os fornecedores de serviços seguirem as normas técnicas no fornecimento de serviços.

Sugiro que você contrate um profissional que avalie a sua instalação elétrica como um todo, que possa gerar um relatório da sua instalação e te base para exigir a correção desta e eventuais outros problemas que você possa ter e não estejam visíveis.

Espero ter ajudado.

Responder
Matheus
Particular - há 2 anos

Minha casa é uma construção dos anos 50, e a parte elétrica consiste de apenas uma rede mestra que interliga toda a casa em um circuito único, sendo a penas o chuveiro separado. Essa rede fica sobre a laje, que é coberta por um telhado de quatro águas. ela é toda organizada e esticada com a utilização de cleats de porcelana, que é um tipo de fixador que já entrou em desuso. Originalmente possuía uma descida de 20mm em aço para cada tomada/ lampada/ interruptor. Por ser casa antiga cada cômodo tinha só uma tomada. O resultado disso foi que precisei rasgar paredes para passar conduítes, e fazer furos na laje, para as novas descidas. Com isso o número de fios a passar sobre a laje aumentará, e a única forma que encontrei de organiza-los está sendo com eletrodutos e conduletes. Talvez uma alternativa seria ter rebaixado o teto para ter feito caixas de distribuição escondidas atrás do gesso, e descendo para as paredes. Mas como não foi o caso estou dando o meu jeito de deixar tudo o mais seguro possível. Tem pessoas que usam roldanas no próprio madeiramento do telhado, mas eu particularmente não gosto. E no meu caso seriam muitos fios.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região