Qual fiação utilizar na instalação do chuveiro para gastar menos energia?

Boa tarde tenho um chuveiro thermossytem 7700w 220v, com fios de 4 mm e disjuntor de 40 AP. que devo usar para gastwar menos energia?? se eu colocar um fio 10mm fase, vai gastar menos o que posso fazer???

Qual fiação utilizar na instalação do chuveiro para gastar menos energia?

Boa tarde tenho um chuveiro thermossytem 7700w 220v, com fios de 4 mm e disjuntor de 40 AP. que devo usar para gastwar menos energia?? se eu colocar um fio 10mm fase, vai gastar menos o que posso fazer???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Respostas úteis 2
Arnaldo
Particular - há 5 anos

Então feito as contas sua corrente e 35A ... Sua instalação correr risco de incêndio pois o disjuntor de 40A não irá desarma , tem que providenciar um disjuntor com a corrente aproximadamente com a corrente de 35A .e o fio adequado e um fio de 6mm que aguentara até 36 A,pois o fio de 4mm suporta uma corrente menor ! Com isso tem que ver a distância que sua instalação será feita , pois de acordo com a distância irá ocorrer perdas ! Ou seja terá que dimensiona a bitola dos fios !

Valdemir Nogueira Chagas

John, bom dia!

Como já mencionado pelos colegas, você está usando disjuntor e condutor (fio) dimensionados incorretamente. Assim para resistência de 7700 W para 220 V, veja que a corrente seria de 7700/220 = 35 amperes, limite máximo para o disjuntor e requer um cabo de 6,0 mm². O excesso de energia se dá pelo fato do cabo estar subdimensionado (4,0 mm²), transformando energia elétrica em calorífica (se você observar há um superaquecimento do cabo quando o chuveiro é ligado e só não desarma o disjuntor porque está superdimensionado ou seja o fio está servido de protetor do disjuntor, ele pega fogo mais não desliga o disjuntor).

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Marciana
Particular - há 4 anos

Boa noite. Meu apto tem fiação de 6mm2. Mas na descrição do apto diz q chuveiro só pode de 5400w. Está errado sobre o chuveiro? Posso usar um de 7500w sem medo?

Alex Peçanha
Atento Sistemas De Segurança Eletrônica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Atento Sistemas De Segurança Eletrônica - há 4 anos

Boa tarde prezada,

Com relação a economizar energia, não seria "só" o fato terrível do dimensionamento errado, aí citado, outros aspectos dentro da rede aí citado, poderiam ser também os vilões do possível consumo excessivo de energia. Na questão citada na pergunta, aconselho a instalação de cabo seção 6mm e disjuntor 40A, para melhor fluidez da energia reservada ao chuveiro citado.

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Muitos falaram de aumentar a bitola e trocar disjuntor, mas essa ação serve somente para dimensionar corretamente o circuito e claro, e não ouver aquecimento nos cabos não haverá perda de energia de trabalho nos fios, mas entanto vc gastará o mesmo se usar cabo 6, 10, 16mm porque a potência de trabalho continuará a mesma, ou seja 7700Whats para 220Volts.

Responder
João Machado
Jgs Reformas (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Jgs Reformas - há 7 anos

Faça uma revisão na rede toda rede doméstica deve ter no minimo fiação de 10mm assim distribuindo para casas chuveiro com fiação minima 6mm tomadas e lâmpadas 2,5mm e o suficiente a não ser para fornos dependendo da sua potencia assim fica seu mesmo disjuntor para o chuveiro pode sim reduzir seu gasto porque se esquenta a fiação força mais e gasta mais

Responder
Carlos  César
Eletroserv (Teresina, Piauí) Eletroserv - há 7 anos

Use um cabo de 4,00 mm

Responder
Master Clima RS climatização e elétrica

Como ja foi dito, substitua os cabos de 4mm por 6mm. Fazendo essa substituição, pode conservar o disjuntor de 40A. Seu chuveiro tem uma potência muito alta, o que gera um consumo mais elevado, nao tem jeito. Quer uma conta menor, substitua o chuveiro por um com potência menor, e diminua o tempo de banho. Qualquer coisa, fico a disposição.

Responder
Claudiney Vieira dos Santos
Eletek Instalações Eletrica (Cotia, São Paulo) Eletek Instalações Eletrica - há 7 anos

Ola join fica bem claro que se você tenho um chuveiro sendo ele de 7700 w com tenção de 220 então você precisa trocar a fiação de 4mm2 por 6mm2 e conservar o disjuntor de 40 A obedecendo as nomas técnicas 5410 fica a dica

Responder
Carlos Silva
I9energia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) I9energia - há 7 anos

A NBR 5410 determina que a previsão de corrente de linha deve ser menor que o equipamento de segurança (disjuntor) utilizado, que por sua vez deve ser menor que o cabo utilizado, portanto para uma corrente de 35A e um disjuntor de 40A os cabos utilizados devem ser para uma capacidade de 50A. Nesta indicação não esta sendo considerado a queda de tensão conforme já indicado pelos colegas.

Responder
Juliano Henz
Jm Serviços Elétricos (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Jm Serviços Elétricos - há 7 anos

Cabos 10mm para fase, neutro e terra e aí sim o disjuntor de 40A bipolar pode ser utilizado, se usar cabo 6mm o disjuntor de 40A ainda vai estar super dimensionado pois sua corrente maxima a considerar é de 36A. E lembrando, é aconselhavel o acréscimo de 10 a 25% sobre esse valor para alguma variação de corrente dependendo do circuito.

Responder
Lindomar  Silva
L&D Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) L&D Instalações Eletricas - há 7 anos

Olá, comomja.explicado pela maioria dos companheiros, realmente você precisa substituir o cabo 4mm por um cabo 6mm e disjuntor de 40A lembrando que esta informação não esta sendo lecada em.conta a queda de tensão(distância).

Deixo um dica para alguns comentarios : vchuveiro não tem neutro.

Engenheiro Lindomar

SP FRANÇA ENGENHARIA
SP França Engenharia e Serviços (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) SP França Engenharia e Serviços - há 7 anos

Amigo, para continuar com esse chuveiro, vc deve trocar a fiação completa duas fases e o terra para cabo 6 mm.

Quanto ao disjuntor, vc pode continuar utilizando o de 40 A.

Quanto a economizar energia, ou você muda seu chuveiro para um com potência menor ex. 5.400 w ou vc passar a tomar banhos na função verão e por menos tempo.

Responder
Otr Engenharia
Otr Engenharia, Projetos E Obras (Goiânia, Goiás) Otr Engenharia, Projetos E Obras - há 7 anos

Olá John, como o colega anteriormente respondeu de fato você corre um sério risco, pois com esse disjuntor que você citou os cabos podem derreter e o disjuntor não desarma.

Esse é um problema bastante comum. pois as instalações mais antigas foram dimensionadas para chuveiros de 5.400W, ai as pessoas compram esses de 7.700W e ligam na mesma instalação, é quando começa a cair o disjuntor, pois da superaquecimento nos cabos e o disjuntor desarma para proteger as instalações, ao trocar o disjuntor colocando um de amperagem maior ele para de desarmar, só que os cabos continuam a esquentar e dependendo da situação chega a pegar fogo mesmo.

O correto é trocar toda a fiação (fase, Neutro e Terra) e o disjuntor dimensionando corretamente para a nova carga, e a bitola do fio vai depender da distancia que seu chuveiro está do quadro de distribuição.

Respondendo diretamente sua pergunta, a troca do fio pode dar uma economia sim mas só se tiver havendo esse superaquecimento nos cabos caso contrario, o único jeito de você economizar é reduzir o tempo de banho ou trocar o chuveiro colocando um convencional de 5.400W, vale lembrar que com esse chuveiro seu um banho de 30 minutos por dia no final do mês você terá uma conta só do chuveiro de 115,5 KWh, o que custaria aqui em Goiânia algo em torno de R$ 100,00 na conta.

Responder
Claudio Jose
Particular - há 5 anos

Olá, Otr Engenharia, Por favor gostaria que me ajudasse em algo: Meu chuveiro de 6000 watts 220volts fica distante da rede eletrica 15mts e quando vou tomar banho ele esquenta tanto que chega a derreter o fio que arrebenta, sem falar da minha conta que vem um absurdo. Eu não sei a bitola do fio que está ligado aqui, comprei a casa assim. Agora quero trocar a fiação, estou pedindo sua ajuda para saber oque comprar para que dê tudo certo. Obrigado

Alexandre de Medeiros Lemos

John sua instalação corre risco de incêndio, o disjuntor correto para este cabo é de 32A e não o de 40A, faça a substituição imediata! Quanto a fiação, não existe nenhuma que te faça economizar energia, se sua instalação está bem dimensionada, irá gastar o que realmente consome. Faltou o senhor me informar a metragem de lance de cabo do disjuntor até o ponto de consumo, para ver se está dimensionado corretamente, pode haver gastos nesta parte, porque não foi dimensionado por engenheiro. Do mais que puder te ajudar entre em contato comigo.

Responder
John
Particular - há 7 anos

Rede da casa principal toda em 4mm fase 4mm neutro e terra 2,5mm. chuveiro 4mm. ( fase e neutro);; do chuveiro ate o disjuntor 15 metros. Nunca caiu o disjuntor. fiz pela busca de economia de energia... vou fazer a troca de fiação para 6mm do chuveiro e mais alguma coisa:::

Alexandre de Medeiros Lemos

John em 220Volts o dimensionamento do circuito para uma carga de 7,7KW prevê 34A, porém se passarem pela mesma tubulação mais condutores carregados, incluindo neutro de outros circuitos, todos juntos no mesmo conduíte teria de levar em conta o fator de temperatura. Na média o fator total dá 0,77, isto implicará em um aumento de 33% da corrente elétrica de projeto. Assim você terá que dimensionar o circuito para 45 Amperes, assim o recomendado é cabo bitola 10 mm², e não 6 mm² conforme muitos lhe recomendaram. Para 45A utilize disjuntor de 50A, e como o senhor informou que o lançamento deste circuito não ultrapassa 15 metros, sua queda de tensão não excede 1%, e por norma Brasileira pode trabalhar até 4% com folga.Espero ter ajudado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região