Como escolher o fio para a instalação elétrica?

Fiz a instalação de luz em minha residência e coloquei o fio 10mm até a caixa de energia, após o disjuntor qual numeração de fio é recomendado para a instalação? Vou fazer instalação para ar condicionado

Como escolher o fio para a instalação elétrica?

Fiz a instalação de luz em minha residência e coloquei o fio 10mm até a caixa de energia, após o disjuntor qual numeração de fio é recomendado para a instalação? Vou fazer instalação para ar condicionado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Deve-se fazer o dimensionamento por um engenheiro eletricista, levando em consideração a carga dos equipamentos e a distancia dos circuitos

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 2 anos

Boa Noite.primeiramente voce tem que calcular a carga que será utilizada no quadro de distribuição para depois calcular a carga que será utilizado no cabo,

Outra coisa é verificar junto ao fabricante de ar condicionado a corrente que será utilizado, existem diversos tipo e modelos de ar condicionado, exemplo um split de 12.0000 Btus tradicional consome em média 1.450 Watts - 10,6 Amperes - condutor de 2,5 mm-cuidado em distribuir a carga total dos circuito no Quadro elétrico.

Responder
Ofenir Dimas Ferreira

Olá Antônio Carlos, o dimensionamento de condutores depende da potência do produto instalado , no caso o ar-condicionado, ele vem em BTUs, vc deve transformar ou verificar essa potência em watts, fazer os cálculos , descobrir a corrente, e dimensionar o condutor e proteção para ele, neste caso a distância entre o quadro e o ponto de entrega deve ser levado em consideração.

Responder
Antonio Carlos Sampaio
Sampa Elétrica (Piracicaba, São Paulo) Sampa Elétrica - há 2 anos

Bom dia Matheus. O que posso lhe dizer em relação a sua pergunta é Praticamente a mesma resposta que alguns companheiros lhe Responderam!

Você precisa contratar um Engenheiro Eletricista ou um Técnico Eletrotécnico para realizar um Cálculo de Demanda e queda de Tensão de seu Circuito Elétrico para ter uma Garantia Profissional. Muito cuidado com os Zés Faíscas de Plantão e lembre-se que, o barato sai caro.

Responder
Alex Palma
Powerfix Elétrica Brasil (Sorocaba, São Paulo) Powerfix Elétrica Brasil - há 2 anos

Existem cálculos para o dimensionamento correto de circuitos, TUGs, TUEs, iluminação, etc... assim como para o ar-condicionado, o aconselhável é contratar um eletricista para que ele possa dimensionar com segurança e usar a seção nominal correta dos cabos para cada carga específica.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 2 anos

Olá! Não ficou claro. Esse cabo de 10mm que você usou é o ramal de entrada? Se for isso, deve seguir com 10mm até o quadro de distribuição interno, lembrando que isso limita a sua instalação a uma certa potência. A escolha do cabo deveria levar em conta a potência instalada ou prevista.

Agora, se já tiver chego no QD interno com 10mm, o que você precisa é de um profissional para dimensionar cada circuito separadamente.

Sugiro que contate um profissional qualificado.

Marcio - Elétrica Carneiro

Responder
Robson Luis Bento
Termoserv Climatizacao E Eletrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Termoserv Climatizacao E Eletrica - há 2 anos

Matheus o dimensionamento é algo mais específico. Depende muito dos aparelhos que vai usar. Deve ser calculado corretamente a carga.

Normalmente utiliza se fio de 1,5 para lâmpadas e de 2,5 para tomadas, mas como disse dependendo dos aparelhos isso muda. Vale lembrar que alguns aparelhos como por ex o ar condicionado que você citou deve ter um circuito separado com um disjuntor só para ele.

O ideal é que chame um eletricista e explique tudo oque vc quer utilizar na casa.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região