Como resolver infiltração?

Em 2018 fiz minha casa, porém meu terreno foi feito aterro de 1 MT, meu vizinho está reclamando que está tendo muita filtração na parade dele, já quebrei o chão para ver os encamentos, fiz piso em toda a área. Porém não resolveu a parede do muro dele fica e grudada com a do meu banheiroom. Não sei mais oquê fazer entendo a reclamação dele, meu banheiro também mostra a filtração.

Como resolver infiltração?

Em 2018 fiz minha casa, porém meu terreno foi feito aterro de 1 MT, meu vizinho está reclamando que está tendo muita filtração na parade dele, já quebrei o chão para ver os encamentos, fiz piso em toda a área. Porém não resolveu a parede do muro dele fica e grudada com a do meu banheiroom. Não sei mais oquê fazer entendo a reclamação dele, meu banheiro também mostra a filtração.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Ficamos felizes em poder ajudá-la.

Cláudia, é importante explicar um detalhe: elementos cerâmcios são classificados quanto à sua resistência à abrasão e à sua permeabilidade. Pisos normalmente têm resistências à abrasão mais elevadas, mas absorção maiores (pode ser visto na embalagem e comparado com a norma Norma nacional NBR 13.818/1997: Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio (descrição dos parâmetros dos ensaios). O que acontece é que muitos usam o elemento para piso como revestimento de parede. E com um rejunte ainda que possa comprometer, fatalmente ganhará este aspecto. Não se dispensa a informação do Grupo Gerencial Obras, onde pode ser a infiltração que esteja acontecendo devido a um elemento externo ou parede de divisa, execução inadequada (revestir somente a parede e não as costas da cerâmica, quando esta tem 900cm² ou mais - 30x30cm).

Repare os revestimentos de parede: normalmente são massa branca e têm absorção mínima, mas resistência baixa, e por isso não usamos no piso. Outra coisa que podemos analisar é a utilização de porcelanatos, que pela forma como são produzidos, implicam em uma absorção mínima (abaixo de 0,5%), mas se não por assentado corretamente, vai gerar problemas, inclusive de desplacamento.

Observe se está desplacando (som oco ao bater), isso quer dizer que a umidade passou pelo rejunte e ainda foi mal assentado. Se não tiver som oco, a possibilidade maior é de absorção elevada. Muito comum utilizarem piso BIIa, com absorção entre 3% e 6% ou BIIb, entre 6% e 10%, que são usados em piso, para revestir a parede. Mas tem este inconveniente.

Busque um bom profissional para tentar uma solução sem demolição e verificação se realmente é um dos motivos expostos.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Busque-nos no Habitissimo ou nas redes sociais.

A Engeconsult é uma empresa de engenharia, projetos e consultoria que busca atender as necessidades diversas de nossos clientes, principalmente nas áreas de recuperação estrutural, soluções técnicas não convencionais, reforço estrutural, projetos especiais, consultoria em gestão e administração.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Provavelmente é proveniente de umidade por percolagem... deverá fazer uma drenagem para evitar esse problema

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Grupo Gerencial Obras
Particular - há 3 anos

Aparentemente essa infiltração não é por cano estourado. Toda edificação de divisa com vizinho é aconselhado a fazer uma impermeabilização com plástico preto entre as alvenarias para não passar infiltração para o vizinho. Esse problema se deu ao mal assentamento do azulejo cerâmico, pois o instalador não preencheu toda dimensão do azulejo com argamassa e colocou em apenas alguns locais, ocasionando locais vazios para acumulo de água entre o azulejo do seu lado e a parede do vizinho, por isso que sempre permanece úmida. O ideal a fazer é retirar todo o rejunte do seu piso e azulejo da área molhada e aplicar um rejunte flexivel impermeabilizante ( o que se usa em piscinas) irá resolver o seu problema.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região