Posso fazer rede com fios positivo neutro, terra de 6mm e fazer as ramificações de tomadas com 2,5?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 3
MarcioAraujo Araujo

O dimensionamento de cabos elétricos deve ser adequado para não ocorrer superdimensionamento de fios e cabos. Usar cabos elétricos 6mm para tudo pode causar sobreaquecimento ou até um incêndio. ... - Aumentar a bitola dos cabos apenas aumenta a capacidade de condução de corrente dos cabos

A seção mínima (bitola ou espessura, grossura) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm²

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Responder
Jose Nicolau dos Santos
Jnb Representação (Itu, São Paulo) Jnb Representação - há 3 anos

Pelo amor de Deus, NUNCA definir a seção dos cabos através do diâmetro ou "grossura" do condutor. Impossível determinar a área através desse procedimento. A área transversal aplicada para determinar as seções 2,50mm² por ex. e dada por uma fórmula que leva em conta o diâmetro do fio elementar, número de fios. A medição deve ser feita por instrumento (paquímetro) aferido devidamente.

Danilo Martins
O Eletriquista (Sorocaba, São Paulo) O Eletriquista - há 3 anos

Poder até pode. Mas não este tipo de instalação não é recomendado por norma e pois estará protegendo sua instalação corretamente. Se colocar disjuntor apenas na rede, é possível que os cabos de 2,5mm² se danifiquem em caso de carga elevada.

O recomendo é passar um circuito fechado só para as tomadas, com seção do cabo compatível com o número de tomadas ou possível carga que deseja instalar.

Responder
José Gustavo Neto
Agv Serviços E Instalações Eletrônicos (Campinas, São Paulo) Agv Serviços E Instalações Eletrônicos - há 3 anos

Fabrício, Boa Noite!

Sim pode, mas a correte das tomadas com fio 2,5mm não supere 21 amperes.

Att.

Gústavo Neto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região