Qual o tamanho correto de Fio disjuntor de chuveiro?

Meu chuveiro é 5500w. Tensão 110v. O disjuntor instalado é um C25. No morno, nunca desarma. No inverno, no quente, desarma. Eu não sei qual é a bitola do fio aqui, se é 4mm ou 6mm. Eu comprei um disjuntor B40, mas o.vendedor alega que tenho que colocar fio 10mm. Eu tenho mais fio 4mm. Por acaso, é possível usar dois fios de 4mm ao invés de 1 de 8mm? Ou isso não existe como possível? Eu não entendo nada de elétrica, mas queria saber se isso é possível.

Qual o tamanho correto de Fio disjuntor de chuveiro?

Meu chuveiro é 5500w. Tensão 110v. O disjuntor instalado é um C25. No morno, nunca desarma. No inverno, no quente, desarma. Eu não sei qual é a bitola do fio aqui, se é 4mm ou 6mm. Eu comprei um disjuntor B40, mas o.vendedor alega que tenho que colocar fio 10mm. Eu tenho mais fio 4mm. Por acaso, é possível usar dois fios de 4mm ao invés de 1 de 8mm? Ou isso não existe como possível? Eu não entendo nada de elétrica, mas queria saber se isso é possível.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Ana Átman
Particular - há 4 anos

Marcelo, pra cada potência de chuveiro, a necessidade de cabo e disjuntor são diferentes. Olhe no chuveiro que está escrito lá disjuntor de quantos A e e cabos de quantos mm². Seria muito mais prático, barato e eficiente vc solicitar ligação bifásica à sua concessionária de energia. Assim, vc talvez só precisasse trocar a resistência do chuveiro pra 220v., dependendo da bitola que vc já tenha aí. Chame um eletricista, é mais seguro.

Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Boa noite Marcelo,

Vamos começar pelo disjuntor de 40 Amperes, 40x110 = 4400 watts, seu chuveiro é de 5500 watts, já começa aí o erro.

O correto seria um disjuntor de 50A e realmente o cabo de 10mm² e não esquecendo do aterramento também, nada de passar 2 fios, o mais seguro é o de 10mm².

Espero ter ajudado.

Particular - há 4 anos

R: Pode usar sim dois fios para cada fase...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região