Que fio usar para ligar o chuveiro?

Meu chuveiro pede um fio de 10mm, só que nas lojas falam que não precisa colocar 10mm do poste até o chuveiro que um 6mm já resolve. Realmente não precisa, ou tenho que colocar?

Minha outra duvida a relação a isso e 'Eu posso colocar 10mm do poste até o disjuntor principal, e dali e distribuir em 6mm'? (chuveiro, ar, tomada microondas)

Que fio usar para ligar o chuveiro?

Meu chuveiro pede um fio de 10mm, só que nas lojas falam que não precisa colocar 10mm do poste até o chuveiro que um 6mm já resolve. Realmente não precisa, ou tenho que colocar?

Minha outra duvida a relação a isso e 'Eu posso colocar 10mm do poste até o disjuntor principal, e dali e distribuir em 6mm'? (chuveiro, ar, tomada microondas)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 5
Alcir Albuquerque
Adiante Soluções (Brejo da Madre de Deus, Pernambuco) Adiante Soluções - há 4 anos

Bom dia, Victor

A bitola do fio está relacionada com a potência do chuveiro e a distância dele até o quadro de disjuntores. Os chuveiros comuns pedem fio de 4 ou 6mm², porém esse seu deve ser mais potente, uma vez que o fabricante já está indicando 10 mm². Esses devem ter um circuito independente, ou seja, devem ter um disjuntor apenas para cada chuveiro. As instalações de cozinha merecem atenção para tomadas de uso especial. São elas fornos elétricos, micro-ondas, torneiras elétricas e outros. Isso pode ser dimensionado num circuito próprio/independente apenas para a cozinha. Entretanto esse dimensionamento dependerá das potências desses aparelhos. Se o total das potências ficar muito alto é preferível dividir os circuitos, pois quanto mais "grosso" for o fio, mais caro se torna. Isso definirá o fio ideal e o disjuntor. Esse projeto deve ser realizado por um eletricista projetista, com crea e nr10. O cabo de ligação entre o poste e o medidor já é dimensionado pela concessionária. A ligação entre o quadro de medição e o quadro de disjuntores, bem como a quantidade de circuitos, deve também ser projetado pelo eletricista credenciado.

Uma instalação mal dimensionada causa risco de aquecimento dos fios, desligamento inesperado do disjuntor, incêndio e maior consumo de energia.

Atenciosamente.

Responder
Samuel Silva Lima
Samuel Instalações Elétricas (São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro) Samuel Instalações Elétricas - há 4 anos

Olá! O chuveiro é um equipamento que necessita de dimensionamento de disjuntor e cablagem específicos para sua potência (w). O dimensionamento do padrão até a caixa de disjuntores é obtido através de cálculos de demanda elétrica da residência.

Walter Pinheiro
Servicos Eletricos (Pardinho, São Paulo) Servicos Eletricos - há 4 anos

Amigo sou eletrecista industrial e residencial posso te dizer cm seguranca que usa o mesmo cabo que esta chegando no seu padrao ate a caixa de dijuntores dentro da casa,a partir dai vc faz uma rede de cabo de 10mm se seu chuveiro for 127v se for 220v pode usar 6mm e para tomadas pode fazer uma redde cm fio de 2.5mm só para o microondas direto do guadro e se haver forno eletrico tambem faz uma rede independente e os restos de tomadas da cozinha pode fazer cm fio 2.5mm na cozinha.ou se preferir tambem pode fazer uma rede cm cabo de 4mm 220/127v que vem do guadro e distribui nas tomadas da cozinha a rede 220v cm seu dijuntor e o 127 tambem ok vai funcionar sem problema e dijuntor de no maximo 25 amperes.

Responder
Gescivaldo = Gelson M Fernandes

Bom dia olha sobre o fio 10mm que pede é obrigatório usar o que o fabricante exige os falatórios não tem valor algum diante do fabricante.

Quanto a outra dúvida do poste até a casa primeiro vai até o relógio medidor após o relógio tem um quadro de distribuição ali é distribuído de acordo com a carga a ser usada e a entrada de cabo do poste para casa é calculado o consumo, eu não posso dizer que cabo podem ser usado sem saber o consumo do seu imóvel

Responder
Jeferson Braga
Particular - há 4 anos

Olá bom dia! E importante frisar,que o chuveiro tende ter um circuito individual para ele com carga correta (cd) a partir daí sim vc pode usar 6 mm para a instalação e também ter um aterramento correto para o mesmo.

Samuel Silva Lima
Samuel Instalações Elétricas (São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro) Samuel Instalações Elétricas - há 4 anos

Olá! O chuveiro é um equipamento que necessita de dimensionamento de disjuntor e cablagem específicos para sua potência (w). O dimensionamento do padrão até a caixa de disjuntores é obtido através de cálculos de demanda elétrica da residência.

Responder
Severino
Severino Elétrica em Geral (Guarulhos, São Paulo) Severino Elétrica em Geral - há 4 anos

Amigo vc tem que fazer o que pedi no chuveiro e não o que o vendedor falar porque ele estão pra vender mais o certo seria vc procura um profissional qualificado para não ter problema futuro veja o que aconteceu no ninho do urubu no Rio de janeiro

Responder
Energy Prime Solutions
Energy Prime Solutions (Osasco, São Paulo) Energy Prime Solutions - há 4 anos

Nossa empresa é especialista em Energia Fotovoltaica, mas a nossa equipe técnica, composta por Engenheiros Eletricistas e Técnicos, analisaram a sua pergunta e chegamos a alguns sugestões: No caso do chuveiro é conchavável que seja usado o cabo recomendado pelo fabricante, até mesmo porque com a sua pergunta ficaram faltando algumas informações, tais como, a potencia do equipamento ou se o chuveiro é 110 ou 220 volt, então por via das duvidas siga como recomendado pelo fabricante. É importante que seja feita uma rede exclusiva para cada chuveiro de sua residencia, ou seja, no seu quadro de distribuição (aquele que fica dentro da sua casa), ter um disjuntor adequado e bem dimensionado para cada chuveiro essa dica também vale para os equipamentos de sua cozinha, como forno elétrico, micro onda e torneira elétrica, com isso vai garantir a sua segurança e economia com energia elétrica. Mas para que os dimensionamentos sejam adequados e necessário um profissional qualificado e matérias de qualidade, economizar em instalações elétricas pode se tornar um grande prejuízo, colocando em risco a sua família e os equipamentos utilizados. Agora se quiser fazer uma economia nós temos a solução definitiva para acabar com o seu custo com energia elétrica, ENERGIA SOLAR, pense nisso.

Responder
Rubens Yamamura
Elektro Sun Power (Guarulhos, São Paulo) Elektro Sun Power - há 4 anos

Quanto ao chuveiro você precisa dimensionar o cabo, ou seja, potência, distância e voltagem. Quando a casa, é preciso levantar a carga (Watss), um projeto elétrico, seria o correto, mal dimensionamento tanto super ou sub causa perdas no cabo, o que leva ao aumento na conta de luz, ou até mesmo perdas materiais e humanas, o barato pode sair caro (CT do Flamengo).

Responder
Fernando Gomes Bispo
Fg Instalações E Manutenções. (Guarujá, São Paulo) Fg Instalações E Manutenções. - há 4 anos

Vejo que os meus colegas de profissão já lhe deram uma vasta orientação, seria bom só informar a distância média do quadro para o chuveiro e qual a potência deste aí e só verificar uma resposta que se acomode a estes fatores, boa sorte.

Responder
Fernando Araújo
Germânio Engenharia (Taboão da Serra, São Paulo) Germânio Engenharia - há 4 anos

O chuveiro deve ter um circuito elétrico individual com o seu disjuntor separado..

Para definir os cabos é necessário verificar a potência elétrica e seguir as orientações do fabricante...

Responder
Particular - há 4 anos

R: do poste até o quadro de dinjuntores o ideal é que seja de 16 ou 25mm, e depois faça uma rede somente para o chuveiro de 10mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região