Que fiação e disjuntor usar para chuveiro 5500w 127v?

Bom dia! Comprei um chuveiro novo digital para o meu banheiro e nele informa que a fiação deve ser 10mm e disjuntor de 50a. Comprei o material para fazer a troca já que o minha instalação atual é de 4mm e disjuntor de 30a. O eletricista que me atendeu falou que eu deveria ter comprado fio de 6mm com disjuntor de 32a. Que o fio que comprei é mto grosso e que com disjuntor de 50a vai pegar fogo e ele não desligaria. Fiquei mto confuso em qual material realmente usar. Queria confirmar de fato o que usar para garantir uma boa instalação com segurança.

Que fiação e disjuntor usar para chuveiro 5500w 127v?

Bom dia! Comprei um chuveiro novo digital para o meu banheiro e nele informa que a fiação deve ser 10mm e disjuntor de 50a. Comprei o material para fazer a troca já que o minha instalação atual é de 4mm e disjuntor de 30a. O eletricista que me atendeu falou que eu deveria ter comprado fio de 6mm com disjuntor de 32a. Que o fio que comprei é mto grosso e que com disjuntor de 50a vai pegar fogo e ele não desligaria. Fiquei mto confuso em qual material realmente usar. Queria confirmar de fato o que usar para garantir uma boa instalação com segurança.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 26 dias

Aqui tem muito farofeiro, amigo. O povo não sabe o que diz. O fabricante é que sabe. Faça como diz o fabricante. A conta que se faz é essa, como alguém fez certo aí: 5500 / 127v = 43,30A. Como não existe disjuntor de 43,30A, vc vai optar pelo próximo acima (50A) ou pelo próximo abaixo (40A). O que muda de um pro outro? Vou explicar de um modo que vc possa entender. Isso é a quantidade de calor que seu chuveiro poderá esquentar a água. O de 50A esquenta mais, o de 40A esquenta menos. Mais do que esses valores, eles desarmam. Se vc já comprou o cabo 10mm, use o disjuntor de 50A. E terá que trocar o disjuntor geral tb, pq ele não pode ser igual ou menor do que 50A, já que ele abastece outros pontos com energia, ao mesmo tempo que vc usa o chuveiro. Talvez um disjuntor geral de 63A já dê certo pro seu caso, depende do restante do seu consumo. Contate outro Eletricista, que fale isso que eu falei e mais outro pra confirmar. Boa sorte aí.

Pedro Henrique Matias Alvarenga PH ENGENHARIA ELÉTRICA

Olá boa noite, o disjuntor apropriado para um disjuntor chuveiro deste porte é de 50 amperes pois o chuveiro na sua potencia maior vai conduzir nos cabos uma corrente em torno de 40 a 43 amperes por isso o disjuntor de 50 fica super apropriado, e o cabo apropriado é de 10mm², porém deve se observar a distancia do cabo do disjuntor até chegar ao chuveiro pois se a distancia ultrapassar cerca de 15 metros deve se levar em consideração a queda de tensão para assim fazer um outro dimensionamento .

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 22 dias

Olá Raphael,

Existem muitos fatores que são observados no dimensionamento de um circuito elétrico, além de ser preciso observar o impacto desta nova carga na instalação como um todo.

Isso fica ainda mais sensível quanto tratamos de cargas tão potentes como o chuveiro elétrico, que em instalações residências, geralmente, é o equipamento de maior potência e consumo, por isso todo o cuidado quando se trata disso.

Os fabricantes darão condições mínimas para a instalação do equipamento, como a indicação do disjuntor de proteção e seção do condutor.

Cabe avaliar a sua instalação para fazer o correto dimensionamento, desta forma, evitando que você tenha percas econômicas e de vidas, como no caso de cabeamento subdimensionado, que aquece e essa energia gasta é contabilizada na sua fatura de energia, esse cabeamento subdimensionado pode aquecer tanto e derreter, podendo causar um incêndio.

Boa iniciativa sua de trazer para discussão esse assunto e por ter ficado atendo ao que os profissionais dizem, realmente, quando há uma recomendação do fabricante não é possível fazer menos do que é pedido por ele.

Um outro item que é muito importante é o uso de DR, para ambientes como banheiro seu uso é obrigatório.

O DR é um dispositivo que atua por fuga de corrente, desta forma evitando que as pessoas tomem choque elétrico, num ambiente como banheiro, onde se está molhado, seu uso é fundamental.

Recomendo que você solicite uma avaliação da sua instalação por um eletricista, procure recomendações e verificar se ele tem alguma certificação.

Um profissional qualificado poderá verificar esse assunto e avaliar a sua instalação.

Espero ter ajudado.

Responder
Claudio Cesar Pereira
Claudio - Serviços Eletricos (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Claudio - Serviços Eletricos - há 28 dias

5500 ÷ 127 = 43 A, mas é difícil atingir está corrente. Só quando a instalação está muito bem feita, caso contrário, tem muita queda de tensão e não chega 127 V no chuveiro quando ele está ligado. O cabo correto é de no mínimo 10 mm, vai depender da distância. Se você encontrar algum disjuntor de 45 A, seria o ideal. Eu nunca encontrei para comprar. Geralmente, se usa um de 40 A e ele funciona normal..

Responder
Alexandre Figueiredo Costa
AG Instalações – Ar, Elétrica e Segurança Eletrônica (Tanguá, Rio de Janeiro) AG Instalações – Ar, Elétrica e Segurança Eletrônica - há 28 dias

Cabo 10mm e Disjuntor Mono de 50A. Claro que com 6mm funciona mas não é o correto.

Responder
Jean
Js Refrigeração (Maricá, Rio de Janeiro) Js Refrigeração - há 28 dias

Usar disjuntor 50A e fio 6mm

Responder
Luiz Vinícius de Medeiros Medeiros

Realmente o seu chuveiro pede um djuntor de 50.mais e impossível vc usar u djuntor Maior que o do seu padrão de luz,eu não consigo entender como eles fica fabricando chuveiro com essa potência para uma rede 110,um chuveiro desse já ultrapassar a potência da sua rede,o ideal e vc trocar o seu choveiro pra djuntor de 32A

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Depende da distancia, mas usaria o cabo de 10mm e disjuntor de 32A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Luis Felipe Oliveira de Sales

Bom dia, na definição do disjuntor é bem simples. Você pode dividir a potencia do chuveiro pela tensão da rede, ex: 5.500W / 127V = 43,3A (disjuntor) usaríamos disjuntor de 45A ou de 50A correto.

A questão do cabo, pode depender da distância e também da Corrente, se for até 30m existe uma tabela que determina para corrente até 50A devemos usar cabo de 10mm. ou seja a indicação do produto está correta para padrões de segurança.

Aqui é o Eng. Luis Felipe, e espero ter ajudado.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.