Fios do chuveiro derretendo, o que pode ser?

Gostaria de saber, porque nessa situação o disjuntor não desarma?

Na minha casa tô com esse problema fio 4mm disjuntor de 30A, chuveiro 5500w 127v

Fios do chuveiro derretendo, o que pode ser?

Gostaria de saber, porque nessa situação o disjuntor não desarma?

Na minha casa tô com esse problema fio 4mm disjuntor de 30A, chuveiro 5500w 127v

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Rodrigo Pessoa Domingos
RT Instalações Elétricas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) RT Instalações Elétricas - há 4 anos

Além de estar mal dimensionado, o problema pode estar na emenda.

Uma emenda mal feita acaba gerando uma resistência e causa um efeito joule. O ideal seria trocar a fiação e o disjuntor e colocar um conector tipo porcelana.

Responder
Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Prezado,

A instalação elétrica não está de acordo com a potência do chuveiro instalado.

Para cada modelo, há uma ligação ideal (Manual do chuveiro informa qual cabo e disjuntor devem ser utilizados).

Já instalei um chuveiro de 5500W em 127V, modelo da Lorenzetti, e foi necessário o disjuntor de 50A e fio 10mm².

Atenciosamente,

Victor Navarro

Eng. Civil

Particular - há 4 anos

R: A fiação esta subdimensionada e o disjuntor esta acima da tensão maxima do fio; Se estivesse dimensionado corretamente o disjuntor iria desarmar num simples aquecimento

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Daniel Da Silva
Particular - há 4 anos

Amigo, com essa potência o seu chuveiro chega a puxar 43A, o fio de 4.0 em bom estado resiste de 25 a 30A somente, ou seja, a fiação existe está velha ou é de um materia de má qualidade, que quando o seu chuverio chega próximo a esse limite o fio aquece e pega fogo antes da corrente chegar ao limite da amperagem do disjuntor - Sugiro: ou vc coloca um chuveiro de menor potência, ou a substituição da fiação elétrica juntamente com o disjuntor para a carga requerida.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região