Como reparar uma fissura em viga?

Boa tarde, na obra de uma casa apareceu 1 única fissura no centro do vão, no entanto já faz quase 1 ano desta fissura e ela não aumentou, e também não surgiram mais fissuras próximas a ela. É necessário reforço estrutural, ou por estar estável o motivo do surgimento seja outro?

Como reparar uma fissura em viga?

Boa tarde, na obra de uma casa apareceu 1 única fissura no centro do vão, no entanto já faz quase 1 ano desta fissura e ela não aumentou, e também não surgiram mais fissuras próximas a ela. É necessário reforço estrutural, ou por estar estável o motivo do surgimento seja outro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Lucas Mota de Azevedo

Gabriel, o mais indicado neste caso é consultar um engenheiro civil. Contrate uma avaliação técnica que deverá ser realizada no local por profissional habilitado. Lembrando que, ao que tudo indica, não se trata de uma fissura e sim de uma rachadura, o que compromete muito mais a estrutura. Forte abraço.

Responder
Mario Shibata Regio
Shibata - Engenharia Construção e Reforma (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Shibata - Engenharia Construção e Reforma - há 1 año

Contrate um engenheiro civil, para fazer uma inspeção in loco, precisa saber a carga que esta viga esta suportanto e procurar entender o porque da trinca.

Por foto é muito dificil, dar alguma orientação.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Toda viga fissura neste local, o problema não é como tratar, o correto é monitorar pra ver se ela aumenta ou se ela se estabiliza. Indico você contactar seu engenheiro que fez o projeto da casa para que ele acompanhe esta fissura. Ele saberá se ela estabilizou ou não... estando tudo certo, é só rebocar, não precisará fazer nada, Porém , se ela continuar, ele com certeza apresentará um projeto de reforço. Mas , aparentemente, está normal a fissuração. mas precisa acompanhar , medir ela com fissurômetro e ver se aumenta... inclusive, ela com certeza irá aumentar a medida que for acerscentando peso na estrutura. Verifica com o Engenheiro quanto a flecha desta viga vai descer e fissurar e acompanhe...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região