Como reparar fissuras entre colunas e vigas?

Para aumentar minha casa foram feitas outras vigas e colunas coladas nas existentes o pedreiro colocou isopor mais nao tem quem tire as trincas, ja passei por 3 pedreiros .O que fazer neste caso?

Como reparar fissuras entre colunas e vigas?

Para aumentar minha casa foram feitas outras vigas e colunas coladas nas existentes o pedreiro colocou isopor mais nao tem quem tire as trincas, ja passei por 3 pedreiros .O que fazer neste caso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Caro,

Acho que os colegas acima não entenderam bem a sua pergunta, com exceção com colega Moacyr.

A questão está simples e clara, são 2 estruturas distintas, ou seja não são e nunca serão 1 único elemento.

Essas estruturas sofrem dilatação volumétrica devido a variação térmica, então não adianta querer uni-las, esse vão entre elas sempre existirá e se movimentará isso se chama "Junta de Dilatação", aliás, isso é normal e esperado.

O que você deve fazer é tratar essa junta com a instalação de perfis elastoméricos na abertura da fenda, ou seja, na junta.

Conforme imagens anexo.

2 fotos
Responder
Marco Akil
Intec Construções E Reformas Ltda (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Intec Construções E Reformas Ltda - há 7 anos

Há necessidade de fazer uma verificação in loco, pois existem vários casos onde esta patologia pode ocorrer, por exemplo:

Ausência de negativos, armaduras insuficientes, dilatação térmica, etc...

Cada caso é um caso !

Não recomendo "consertar" com mão de obra sem especialização e conhecimento de causa, pois isso pode ser um aviso da estrutura de que algo errado está ocorrendo.

Em casos mais extremos, pode ser até perigoso, sem um rigoroso estudo.

Deve ser avaliado a estabilidade global da estrutura, etc...

Consulte um engenheiro ou arquiteto para avaliar o seu caso. Caso necessite, coloco-me à disposição.

Espero ter ajudado!

Exponha fotos no seu relato, pois ajudam nas respostas dos demais colegas.

Responder
Tide
Particular - há 6 anos

Obrigado pelas respostas.O terreno é filme , foi feito uma boa fundação,a area de cima é uma sacada nao tem peso , agora consegui postar fotos....

3 fotos
Jhonatha Jochem Salm
JJS Engenharia (Águas Mornas, Santa Catarina) JJS Engenharia - há 6 anos

Bom dia!

Pelo que pude entender se trata de uma fissura devido a dilatação das duas estruturas, como foi usado isopor e não fixado uma estrutura a outra não a como resolver esse problema pois o uso de isopor foi exatamente para que as duas estruturas trabalhassem de forma independente, o que e posso recomentar e utilizar frisos ou usar gesso acartonado, lembrando que não á como reparar e sim apenas usar meios arquitetônicos para deixar ela mais esteticamente agradável.

Qualquer duvida estamos a disposição.

Responder
Rogerio Machado
Ouro Verde Construções (Maricá, Rio de Janeiro) Ouro Verde Construções - há 7 anos

Bom dia, seria necessário realizar um estudo das patologias que se apresentam no momento e realizar​ a aplicação das normativas vigentes em Lei, inerentes as NRTS. Estas são as que se regimentam por força de Lei e estudos.

Responder
Sérgio Augusto Guerreiro Martins

Duas estruturas colocadas em contato (por ex: um pilar antigo com um novo) sem, no entanto, estarem realmente unidas por elementos que transmitam os esforços de uma para outra, tenderam a se separar sempre. Admitindo-se que não haja comprometimento estrutural e que seja somente uma trinca que se abre em função das duas estruturas "trabalharem" em separado, a solução seria uní-las de modo eficiente (por ex: grampos de aço) e não somente preencher o vão entre elas.

Naturalmente, isso é hipotético e o caso deve ser avaliado por profissional competente. Espero ter ajudado e boa sorte.