O que pode ter originado fissura na parede?

Apareceram essas fissuras na parede da minha casa e hoje com a chuva começou escorrer água pelo teto estou com medo de ser algo grave. O que pode ser?

O que pode ter originado fissura na parede?

Apareceram essas fissuras na parede da minha casa e hoje com a chuva começou escorrer água pelo teto estou com medo de ser algo grave. O que pode ser?

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Coneng Engenharia & Consultoria

Cristiane, fissuras nem sempre significam problemas graves. Quando surgem, são "sintomas" de patologias que tem origem no projeto, na execução ou no mau uso da estrutura, como sobrecarga não calculada. Um acompanhamento inicial de sua evolução (abertura e comprimento) é fundamental. Muitas fissuras são passivas e sem evolução, podem ser seladas e a parede recomposta. Já fissuras que progridem para trincas ou até mesmo rachaduras (aqui já é um caso mais grave), devem ser analisadas por um especialista em patologia e o mesmo através de laudo, tecerá as recomendações técnicas. As causas são inúmera, desde uma simples acomodação da alvenaria, até problemas graves de recalque (afundamento) das fundações. Fissuras nas peças de concreto (vigas, pilares (colunas), lajes, etc.), devem ser analisadas com bastante técnica por especialista em estruturas de concreto armado, bem como as recomendações. somente um engenheiro especialista pode solucionar e se responsabilizar pela solução deste tipo de problema. Eng. Adriano Ferraz - Coneng Engenharia.

Responder
Daniel S Pereira
Daniel S Pereira (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Daniel S Pereira - há 3 meses

Cristiane, depende do que tem atrás e em cima dessa parede. Mas é motivo para preocupação, sim.

Responder
Cristiane
Particular - há 3 meses

Bom dia, atrás tem só uma casa bem antiga q inclusive o esgoto do vizinho e a céu aberto. Será que isso pode ter ocasionado problema ? Em cima não tem nada