Como reparar fissura que se movimenta?

Minha casa foi construída no piso superior e ligada a outro cômodo que já estava construído. Já foi feito todo acabamento e agora 4 meses após a conclusão da obra , está aparecendo uma fissura onde foi emendada a casa, chegou a quebrar os azulejos e eu percebo que existe uma movimentação, na parte da manhã a fissura está um pouco mais aberta e no fim da tarde mais fechada, essa movimentação eu percebo através do rejunte que se separa um pouco nesse ponto de emenda da casa. Peço ajuda dos engenheiros que visualizaram meu relato, pois estou bastante aflita.

Como reparar fissura que se movimenta?

Minha casa foi construída no piso superior e ligada a outro cômodo que já estava construído. Já foi feito todo acabamento e agora 4 meses após a conclusão da obra , está aparecendo uma fissura onde foi emendada a casa, chegou a quebrar os azulejos e eu percebo que existe uma movimentação, na parte da manhã a fissura está um pouco mais aberta e no fim da tarde mais fechada, essa movimentação eu percebo através do rejunte que se separa um pouco nesse ponto de emenda da casa. Peço ajuda dos engenheiros que visualizaram meu relato, pois estou bastante aflita.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

NC PINTURAS, CONSTRUÇÕES E MANUT. PREDIAL
Nc Pinturas, Construção E Manutenção Predial (Campinas, São Paulo) Nc Pinturas, Construção E Manutenção Predial - há 5 anos

Bom dia isso é normal de materiais ter essa reação mais isso no momento da junção desses parede deve-se colocar tela galvanizado quando for fazer o reboco, mais antes tem que abrir a fissura e colocar dentro um silicone flexível tipo PU para poder ajudar a estrutura nessa trabalhabilidade depois colocar tela no momento do reboco, esse procedimento vai ajudar muito a amenizar o problema.

Responder
Antonio Carlos
Particular - há 5 anos

Nesse caso como a obra é nova eu recomendo solicitar do construtor uma avaliação do que foi feito, como vc mesma diz que a obra só foi encostada teria que ser feito um trabalho de amarração de uma parede a outra e no seu caso essa fissura vai sempre surgir devido a dilatação da estrutura, faça a amarração das paredes e monte uma parede de drywal sobreposta a qual já existe

Particular - há 5 anos

R: Isso é uma dilatação, que se movimenta conforme a temperatura ambiente; Se existe esta junta, mostra que as ligações não foram feitas para dar o engastamento; Somente uma vistoria técnica no local para poder afirmar e sugerir os reparos necessarios;

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Anaédice, bom dia!

A variação da espessura da fissura é com certeza em função da variação térmica diária.

A minha sugestão é: contrate um engenheiro civil para fazer laudo técnico, onde ele aponta as causas prováveis e apresenta a melhor solução viável e econômica.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Hj Serviços de Engenharia

Bom dia, pelo que vejo na foto é um canto de parede ao alto e descendo. Como são duas estruturas distintas, uma antiga, possivelmente já estabilizada e outra nova, com recalques atuais , a solução não é fácil. Se fosse junta de piso, poderia se optar por junta de expansão, a qual ficaria a mostra, pois cobrir com cerâmica levaria ao mesmo fim. Na quina da parede você pode fazer um tratamento com juntas de telas metálicas para tentar diminuir, mas pode simplesmente transferir o esforço para outro setor da alvenaria. Se puder deixe um tempo assim e observe. Você pode preencher com gesso um trecho de uns 20 cm e observar a movimentação. O recalque tende a se estabilizar na parte nova, ai seria a hora de fazer os reparos definitivos. Qualquer intervenção em fundação seria de custo impróprio para a sua obra.

Responder
Newton Pereira da Silva Junior
Fiscalização De Obras De Construção Civil (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Fiscalização De Obras De Construção Civil - há 5 anos

Sem entrar em maiores detalhes , não vistoriei o imóvel, pela explanação: quando a temperatura aumenta, durante o dia, há a dilatação dos componentes, dilatação térmica, que compõem a estrutura e com a diminuição da temperatura,contração térmica. em resumo choque térmico, provocando fissuras e/ou trincas.Afirmo, não vistoriei o imóvel, considere isso "uma dica"

Responder
Piauí
Piauí Empreiteiro (Campinas, São Paulo) Piauí Empreiteiro - há 5 anos

Bom dia. Isso teria q ter sido feito um contra piso com malha resistente antes de da enicio da parte de cima. O correto agora seria liga uma viga de um pila ou outro teria também q saber se tem estrutura suficiente na parte de baixo. Se medidas de concreto e ferragens foram adequada