Fissuras na residencia, até onde é normal ou quando preciso me preocupar?

Boa noite. Minha casa tem 7 anos, e no ultimo o ano apareceram varias fissuras nas paredes. Pell que me orientei eram apenas no reboco. Estou fazendo o conserto para depois pintar. Porém agora percebi tem duas fissuras em cima da laje também. Uma no sentido da viga e outra no sentido oposto que atravessa toda a casa. O ponto mais aberto tem cerca de 1mm. Até onde é normal ou quando preciso me preocupar?

Fissuras na residencia, até onde é normal ou quando preciso me preocupar?

Boa noite. Minha casa tem 7 anos, e no ultimo o ano apareceram varias fissuras nas paredes. Pell que me orientei eram apenas no reboco. Estou fazendo o conserto para depois pintar. Porém agora percebi tem duas fissuras em cima da laje também. Uma no sentido da viga e outra no sentido oposto que atravessa toda a casa. O ponto mais aberto tem cerca de 1mm. Até onde é normal ou quando preciso me preocupar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Carlos Eduardo
Cesi Empreiteira (Bauru, São Paulo) Cesi Empreiteira - há 5 anos

Olá boa tarde, amigo sao 4 os tipos de patologia em construção, sao elas: fissura, dilataçao, trinca, e, rachaduras, todas elas têm uma causa ou motivo para terem aparecido, é de fundamental importância, a análise técnica de um engenheiro, para um laudo mais preciso, orientando que o parecer de um pedreiro, pode ser analisado, desde, que seja de sua extrema confiança.

Espero ter ajudado obrigado

Responder
Particular - há 5 anos

R: As estruturas elas se movimentam com o clima e com a acomodação da fundação; A fissura da foto aparenta ser apenas superficial... não compromentendo a estrutura, mas o ideal é uma visita técnica para lhe resguardar;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ernani Ferreira dos Santos

Geovannni, boa tarde!

Para toda patologia existe uma causa. No caso de rachaduras, trincas, fissuras. Existe uma gamagrafia de situações. Desde a geometria do prédio, até o solo. Nesse caso tem que contratar um especialista em patogias estruturais. Engenheiro civil, faz esse trabalho pra vc.

Responder
Ricardo Kleber
Imper Mantas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Imper Mantas - há 5 anos

Olá Giovanni, bom dia!

Nenhuma fissura é normal, a preocupação deve ser permanente.

Fissuras em alverarias denunciam algum erro anterior na construção da sua casa. Importante frisar que as patologias em construção são tão graves e tão comum no Brasil, pois a maioria das obras não são orientadas por profissionais responsáveis com recolhimento de ART sendo engenheiro ou Arquiteto.

É comum verificar em residências rachaduras em volta de portas e janelas, isso ocorre pois na construção não foram observados alguns elementos construtivos fundamentais para estabilidade da construção. Essas rachaduras geralmente são no sentido diagonal e são maquiadas na pintura, o que não adianta pois volta a aparecer rapidamente.

Sinais mais graves são rachaduras no sentido horizontal, significa a urgência de reparo estrutural ou mesmo excesso de peso no pavimento superior.

Lhe recomendo chamar um especialista para solucionar o problema, Pintura é uma maquiagem que não resolve.

O correto é ter o acompanhamento de um profissional responsável que recolha ART (engenheiro ou Arquiteto)

Espero ter lhe ajudado

Att,

Ricardo Kleber RUEDA

Responder
José Walter de Almeida
Jose Walter Constru.civil Autonomo (Santos, São Paulo) Jose Walter Constru.civil Autonomo - há 5 anos

BOM dia e bom contratar um profissional p.ver mais detalhadamente ok e toda obra ela sempre sede um pouco trincas em laje e falta de ferragem ou o espaço entre uma p outra causas trincas na laje ok

Responder
Nilo Diniz
Rn Projetos E Construções Ltda (Fortaleza, Ceará) Rn Projetos E Construções Ltda - há 5 anos

Bom dia. Fissuras seja a onde for, não é normal. Fissuras localizadas no reboco, pode ser por conta do material utilizado no reboco, aparece logo, não demora 7 anos para aparecer. Como vcs esta dizendo que tem rachaduras nas paredes e agora nas lajes, muito provavelmente seja um movimento da estrutura da casa, um recalque diferencial. Pode aparecer mais de um lado da casa, que do outro. O mais sensato é chamar um engenheiro para te dar um parecer técnico, se for isso, a construtora que executou o seu serviço tem a obrigação de resolver essa situação.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região