Floreira no banheiro.

Bom dia.

Quero fazer uma floreira (cachepô) de madeira de Pallet pra por no banheiro .

Vai ter muita umidade e respingos de água. Minha dúvida é, qual o melhor verniz Náutico? Stein? Seladora? Tinta pra madeira? Não quero a madeira apodrecendo em dois meses.

Obrigada pela ajuda.

Floreira no banheiro.

Bom dia.

Quero fazer uma floreira (cachepô) de madeira de Pallet pra por no banheiro .

Vai ter muita umidade e respingos de água. Minha dúvida é, qual o melhor verniz Náutico? Stein? Seladora? Tinta pra madeira? Não quero a madeira apodrecendo em dois meses.

Obrigada pela ajuda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 8 anos

Bom dia!

Todas as respostas dos colegas procedem, mas se você quer algo realmente duradouro, não use pallet; opte por uma madeira mais resistente, como a de demolição (geralmente peroba), tendo os cuidados hidrorrepelentes citados acima. Ficará bem mais bonito e resistente do que o pinus dos pallets.

Att.

Lúcia Vale

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 8 anos

Amanda.

Cada tinta tem propriedades diferentes. É preciso conhecer cada uma para tirar o melhor proveito.

Pallets, normalmente são feitos com pinnus. Uma das madeiras mais fracas. Porém hiper baratas. Mas madeira pinnus, tratada, sêca em autoclaves é hiper resistente à chuva e umidade. Ela deixa essa madeira com tom esverdeada. Na leroy vende estrados desse tipo. Mas ninguém produz pallet descartável de pinnus com tratamento.

Então entram os stain, tintas e vernizes.

Seladora é verniz simples para móveis que não pegam sol nem umidade. Não servem.

Vernizes são resistentes à umidade. Mas temem sol. Não são também o ideal para calor. Há o verniz comum que escurece a madeira. Mas deixa ver os veios da mesma. E o verniz incolor, beeeem mais caro, que deixa a madeira tratada com cara de natural. E as tintas e stain. Muito mais resistentes à água, sol, calor, etc.

Fica a pergunta: você deseja a madeira com cara de madeira ou se for pintada de vermelho, amarelo, azul também serve?

***

tintar recobrem 100% a madeira. "envelopam" a madeira. Protegem de tudo. Uma cerca pintada de branco na chuva, fica protegida por anos a fio. Um verniz não dura 6 meses sem repintura.

Stain é uma "tinta" para madeira mais ou menos da mesma cor da madeira. Stain para imbuia, cedro, etc. Protege e fica com cara de madeira. Resumidamente é isso. Tintas são pigmentos que podem ser de qualquer cor. Vermelho, amarelo, branco, etc. Esmaltes são os tipos mais indicados para madeira. Há vários tipos e preços. Tinta a óleo, também.

Procure ver o efeito que você quer dar na decoração do seu ambiente. Forma e cores combinando com a decoração.

Pintar pallet de....Azul, por exemplo.....Para combinar com as toalhas azuis, os puxadores azuis do móvel tal, etc.

Depois de estudado o efeito decorativo que se quer, ...Aí sim....Você parte para a escolha da tinta certa. E lembre-se: cada caso é um caso!!!!!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região