Posso instalar fogão de indução com fio de 4mm?

Meu fogão de indução, 7.200w, foi instalado com fio de 4mm e disjuntor de 40A.

Vi mta gente falando que tem que ser o fio de 6mm, fiquei preocupada.

Mas o eletricista insiste em dizer que não tem problema, pelo fato de não está distante da caixa de distribuição.

Me tire essa dúvida, por favor.

Agradeço a atenção!

Posso instalar fogão de indução com fio de 4mm?

Meu fogão de indução, 7.200w, foi instalado com fio de 4mm e disjuntor de 40A.

Vi mta gente falando que tem que ser o fio de 6mm, fiquei preocupada.

Mas o eletricista insiste em dizer que não tem problema, pelo fato de não está distante da caixa de distribuição.

Me tire essa dúvida, por favor.

Agradeço a atenção!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 2
GUSTAVO HENRIQUE SALVADOR BELANSON

Olá

se for 220v Potência: 7.200 W terá em média um corrente de 33A claro que irá variar o dimensionamento conforme a instalação distancia do quadro em questão mais colocaria disjuntor 40a e fio 6mm para está questão.

Responder
Rayan Reis
Vr Soluções Tecnológicas (Aracaju, Sergipe) Vr Soluções Tecnológicas - há 2 anos

corrente de 33A aplicando na tensão 220v , disjuntor de 40A cabo de 6MM com isolação de 1kv , é importante levar em consideração distancia do quadro até o fogão e tamanho do eletroduto ou conduite .

3 fotos
Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Iolanda,

Recomendo que você contate outro profissional eletricista para verificar a instalação, pois de acordo com seus relatos é muito provável que o disjuntor e cabos utilizados estejam dimensionados de forma errada.

Isso traz um grande risco para você e sua residência.

A sobrecarga em um equipamento desta potência pode evoluir para um incêndio.

Tenha cuidado.

Responder
Jair dos Santos
Piscopeu Serviços (Osasco, São Paulo) Piscopeu Serviços - há 2 anos

Tudo leva a crer que o seu eletricista está ciente do trabalho executado e isso conta muito quando de fato ele usa a distância como fator de segurança para o uso só fio 4mm na instalação, mas se fossemos seguir a norma e suas regras o ideal seria o cabo 6mm o disjuntor não tem porque alterar segue nos 40A. O mais importante é você ter a garantia dos seu eletricista, pois ele tem ciência que nos próximos 10 anos o serviço dele esta vigente perante a norma e suas leis de responsabilidade.

Responder
HC ENGENHARIA. JSL

Ola mais viavio seria vc colocar uma bitola de fio 6 e dijuntor bipolar curca c , sendo assim te dando mais estabilidade na destribucao das corrente, e se seu Quadro destribuicao nao possuir um

sistema Dr , te recomendamos q coloquei assim vc tera mais tranquilidade em seu seistema eléctrico.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 anos

Prezada Iolanda,

Pelos dados que você disponibilizou, presumo que o fogão está ligado em 220 V. Neste caso, a corrente solicitada pelo fogão será, aproximadamente, 41 A (supondo um fator de potência igual a 0,8).

A capacidade de condução do cabo de 4 mm² está entre 32 A e 42 A, a depender do modo de instalação e do tipo de cabo que está sendo utilizado. Assim sendo, parece-me que ele está no limite de sua capacidade, o que, de fato, não é aconselhável e, por esta razão, recomendo que você utilize um cabo de 6 mm², que é a bitola imediatamente superior.

Att.,

Neymard

Responder
Marcos António Muniz
Mm Instalações Eletrica (Birigüi, São Paulo) Mm Instalações Eletrica - há 2 anos

Então te que fazer o cálculo para ver que corrente dele consome aí então teria ou parece mais correto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região