Posso ligar um forno a gás de 220v em tomada 110v?

Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um forno a gás Brastemp 220v com 1250w, porém o meu prédio é um pouco mais antigo e não conseguimos passar a nova fiação dentro dos conduítes. Pergunto, posso ligar ele no 110v, terei algum problema? A fiação mais próximo fica na lavanderia, quais são os riscos de puxar a fiação da tomada da máquina 220v através de uma canaleta até a tomada do forno? Eu poderia fazer alguma mudança no componente do forno para utilizar na rede 110v

Posso ligar um forno a gás de 220v em tomada 110v?

Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um forno a gás Brastemp 220v com 1250w, porém o meu prédio é um pouco mais antigo e não conseguimos passar a nova fiação dentro dos conduítes. Pergunto, posso ligar ele no 110v, terei algum problema? A fiação mais próximo fica na lavanderia, quais são os riscos de puxar a fiação da tomada da máquina 220v através de uma canaleta até a tomada do forno? Eu poderia fazer alguma mudança no componente do forno para utilizar na rede 110v

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 3
Danilo
Abzz Elétrica (Taboão da Serra, São Paulo) Abzz Elétrica - há 6 anos

Então amigo boa tarde

Não faça isso chame um profissional da elétrica pra resolver seu problema da melhor forma as vezes o senhor não conseguiu passar o fio por falta de recursos...

Se o senhor ligar no 110 não vão atuar da forma q deveria então o correto é resolver o problema da tensão

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Poder vc pode so que vai não vai obter resultados para que o forno trabalhe como forno o que vc obtera sera apenas um aquecedor de baixa potencia.

ebertolino

Responder
Eduardo
Particular - há 4 anos

Como seu forno é a gás você pode sim, só trocar a lâmpada.. Agora Caso seu forno tenha a função GRILL, esta função não irá funciona corretamente, ai sim vc precisaria de um 220.. O meu forno a gás é 220 e está ligado no 110, funciona perfeitamente.

Carlos Cesar
Particular - há 6 anos

boa tarde, voce tem que ,nao s[o verificar a voltagem , mqas é importante saber q se a fiaçao e o disjuntores, sao para este equipamento,, nao é simples assim ate por que para cada uso do forno tempo , essa variável tem levar em conta tbm, aconselho verificar td isso e se nao tiver de acordo fazer as alterações

Luiz W de Moura

Vc não pode ligar aparelhos 110v em 220v (isso pode ocasionar a queima do equipamento, e pode ate provocar um incêndio no equipamento), e nem 220v em 110v. ( o aparelho não funcionará para o que foi fabricado);

Qualquer problema que acontecer se o aparelho estiver na garantia vc perde a garantia.

O correto é contratar um profiissional para dimensionar o cabo e o disjuntor para instalar uma nova tomada direto do quadro de disjuntores com cabo de alimentação dimensionado para essa tomada e disjuntor tambem dimensionado para proteger esse equipamento.

Vc pode tambem comprar um transformador se o cabo da tomada 110v estiver dimensionado para aguentar a potencia do aparelho 220v.

um profissional saberá dimensionar o transformador e verificar o cabo existente

Responder
Enio Renato Pamplona
P&M Engenharia (Jundiaí, São Paulo) P&M Engenharia - há 6 anos

Esse forno não pode ser ligado no 220v, porque ele não é bivolt. A tensão de oscilação é de 198 a 220v. Só tem duas soluções, primeira criar uma tomada 220v se possível ou comprar um transformador de 110 para 220v com 2000 VA de potencia para poder suportar tranquilamente com o forno.

Responder
Edvalson Carvalho de Queiroz

Bom dia,

Realmente acontece em construções antigas ou até mesmo novas (principalmente salas comerciais e apartamentos) não se conseguir passar mais fio devido ao tamanho do conduíte...Caso o senhor não se incomode tanto com a estética o mais econômico seria usar canaletas...porém chame um profissional para o serviço.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 6 anos

Ideal é puxar uma tomada exclusiva 220V pro forno. Não use transformador pois a fiação existente não suportará a corrente de conversão do trafo. A não ser que nuca use a função grill do forno. Se for usar a elétrica do fogão apenas para acender a chama aí sim poderia usar o trafo.

Responder
Daniel Soares
Particular - há 6 anos

Vc pode ate ligar sim, nao ira queimar a resistencia do seu forno, mas ele nao aquecera o suficiente para ser usado como forno, ele trabalhara aproximadamente com 1/3 da potencia ou seja em 220V ele tem a potencia de 1.250W ja ligado em 127V ele trabalhara com cerca de 400w, recomendado contratar um eletricista para ver se seu padrao de entrada e bifasico e preparar um circuito apropriado para ele com disjuntor de protecao

Particular - há 6 anos

R: Pode inverter a rede do circuito ou mesmo usar um transformador...

A disposição;

Flavio Gonçalves Da Silva
Técnico Em Instalações Cftv (Franca, São Paulo) Técnico Em Instalações Cftv - há 6 anos

Bom o correto seria voce verificar em seu quadro de distribuição, se há possibilidade de puxar duas fases e um terra para esta tomada . Porém caso sua residência não possua 220V , aconselho voce a providenciar um transformador de 127V para 220V com a potência do seu forno ou maior.

Responder
Djalma Oliveira Chaves
D.o.chaves Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) D.o.chaves Construções - há 6 anos

Boa tarde, melhor não, chame um profissional e mude a tomada

Responder
Geraldo Agostinho Da Cruz

Boa tarde amigo, não é o ideal pois não haverá o mesmo rendimento como ligado em 220v, em relação a puxar de uma outra tomada, somente se está tomada estiver com fiação e disjuntor adequado para suportar este equipamento e outro ligado ao mesmo circuito.

Antonio
Particular - há 6 anos

Poder ligar o forno ou qualquer outro equipamento 220 v em tomadas 127, pode, o que voce não pode e ligar o equipamento 127 em 220 volts

o equipamento de tensao nominal 220 volts ligado em 127 volts não tera eficiencia no funcionamento, o ideal é voce entrar em contato com um profissional eletricista pra ligar uma tomada 220 volts pra voce, talves voce ja tenha 220 volts no seu quadro de distribuição, então seria somente fazer a mudança dos terminais nos disjuntos. por exempolo, se voce tiver chuveiro 220 volts instalado em seu apto, voce ja tem a tensao no quadro de distribuição, ai fica muito facil, serviço de 10 minutos.

querendo entrar em contato,

Jackson Previatello Vianna dos Santos

Boa tarde, o ideal seria puxar uma tomada a parte direto do quadro de distribuição, e colocar o djuntor correto para que o equipamento funcione de forma adequada, a respeito de mexer no forno para tentar transformar ele em 127 v, apenas consultando o fabricante do produto na rede autorizada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região