Forro de gesso em casa sem laje

No andar superior de minha casa optei por não fazer laje. Tenho apenas o telhado com manta para evitar vazamentos. Até hoje, após 5 anos, não apresentou vazamentos. Gostaria de saber se posso colocar forro de gesso em drywall?

Forro de gesso em casa sem laje

No andar superior de minha casa optei por não fazer laje. Tenho apenas o telhado com manta para evitar vazamentos. Até hoje, após 5 anos, não apresentou vazamentos. Gostaria de saber se posso colocar forro de gesso em drywall?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 4
Zaldini Hernandes
Particular - há 9 anos

Olá Carlos,

Os 5 anos sem vazamentos é uma boa indicação da estanqueidade da cobertura. Para a instalação do forro de gesso é importante você verificar também a resistência da estrutura da cobertura para que sejam ancorados os tirantes do forro de gesso. Se a estrutura do telhado for de madeira é preciso ter um cuidado maior porque pequenos pontos de fragilidade causados por cupins ou nós na madeira podem comprometer a ancoragem. Uma consulta com um carpinteiro, engenheiro ou arquiteto no local dará a segurança para saber se a estrutura aguentará a sobrecarga. Você tem duas opções para o forro de gesso: gesso acartonado ou gesso de placas (as "plaquinhas" de gesso). A melhor opção é o gesso acartonado por ser muito mais leve.

Entre em contato se precisar de mais alguma coisa.

Att.

Newton Tadeo Costa
New Designer Gesso Costa (São Caetano do Sul, São Paulo) New Designer Gesso Costa - há 9 anos

Concordo com todosbos colegas nas opções em gesso, o indicado em seu caso e gesso acartonados estruturado, FGE , quanto a estrutura seve ser atirantadas ao madeiramento , observando o espaçamento entre os tirantes de no maximo de 90 centímetros para a distribuição correta no madeiramento se seu telhado , observando que os tirantes devem ser parafusados ao madeiramento, mas estou a disposição para quaisquer esclarecimento , Newton T Costa newton

Responder
Arquiteto Luiz Antonio Mendes

Olá Carlos,

concordo com as observações do colega,e quero acrescentar que é indicado instalar o forro de gesso com tabica nas laterais(perfil metálico fixado na parede com 2 a 3cm que dará acabamento nas laterais. Com isso o forro pode ser feito flutuante, atirantado as madeiras do telhado e não ira trincar com a movimentação das madeiras e ou das paredes. outra opção que vc tem é fazer o forro com PVC. normalmente ele é afixado em perfis metálico de aluminio(o gesso normalmente usa chapa galvanizada que com muita umidade pode enferrujar com o tempo), que mesmo que venha a ter no futuro alguma goteira tanto a estrutura como o forro são resistentes a umidade.

Espero ter ajudado. Abraço, Boa Obra!

Arquiteto Luiz Antonio Mendes

Responder
Juliana
Particular - há 7 anos

Coloquei drywal mas minha casa trepida, o forro nao tricou, mas a moldura sim , em varios pontos, o que posso fazer agora?

Hemerson Angeluci
Particular - há 9 anos

Boa tarde amigo.

Se a estrutura do telhado estiver boa e forte e sem goteiras ou vazamentos de agua sem problemas instalação do forro em Drywall.

Nossa empresa é especialista em Drywall.

A casos em que é necessário estrutura auxilia de madeira ou tudo de ferros para que possa fazer o ancoramento do estrutura do forro em Drywall.

Meu conselho é:

De maneira alguma instale forro de "plaquinha 60X60 " ...não desmerecendo quem trabalha com esse tipo de material mas quem tem intalado já teve problemas ou ainda vai ter.

Esse tipo de forro de gesso era uma solução antiga hoje oque existe de melhor e mais moderno em forro de gesso é o Acartonado e sem duvidas a durabilidade é muito maior...

Ana Claudia
Particular - há 7 anos

Minha casa não tem forro também podem moro ha 4 meses e nesta semana de chuva sem parar apareceu uma goteira que esta caindo no drywall e so vou conseguir mexer no telhado quando a chuva parar. Gostaria de saber se ha riscos...estou preocupada

Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 9 anos

Olá, Carlos, boa tarde!

Ambas as respostas dos colegas procedem. Apenas complementando para ajustar melhor sua escolha: o forro de PVC é mais econômico e resistente a pequenas goteiras, mas "balança" com o vento que entra pelas frestas das telhas e não oferece isolamento termo-acústico, ou seja, é inadequado para edificações expostas a fortes rajadas de vento, ação do calor/frio e que tenha considerável barulho em seu entorno. Já o gesso acartonado minimiza um pouco esses problemas, além de ter um visual mais estético. Analise suas condições e necessidades e boa obra!

Abraço,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região