O dimensionamento da fundação esta correto?

Bom dia! Vou iniciar uma obra de dois pavimentos de 6,4m² X 5m² cada e pretendo colocar 15 brocas distribuídas e não superiores a 2,5m de equidistância. As sapatas possuem dimensões de 0,70m³ com estacas de 25,4cm de diâmetro e 5m de profundidade, e tudo utilizando vergalhões de marca conceituada com bitolas de 3/8" CA 50. Gostaria da opinião acerca deste dimensionamento e também se poderei fazer as vigas e colunas com de 30cm X 11,5cm contendo 6 barras cada.

O dimensionamento da fundação esta correto?

Bom dia! Vou iniciar uma obra de dois pavimentos de 6,4m² X 5m² cada e pretendo colocar 15 brocas distribuídas e não superiores a 2,5m de equidistância. As sapatas possuem dimensões de 0,70m³ com estacas de 25,4cm de diâmetro e 5m de profundidade, e tudo utilizando vergalhões de marca conceituada com bitolas de 3/8" CA 50. Gostaria da opinião acerca deste dimensionamento e também se poderei fazer as vigas e colunas com de 30cm X 11,5cm contendo 6 barras cada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 4
Stella Cristinna Arquitetura
Solidez Desenvolvimento Urbano (Goiânia, Goiás) Solidez Desenvolvimento Urbano - há 7 anos

Boa tarde,

Na qualidade de engenheiro civil preciso orientá-lo que é impossível é muito arriscado determinar a tipologia da fundação a ser empregada para sua obra (estacas e sapatas apoiadas) sem antes realizar a sondagem para investigação das características geotécnicas e do nível do lençol freático. Além desse risco a ainda o risco de superdimensionamento que em grande escala pode causar o colapso estrutural do sistema de fundações adotado. Nunca realize serviços de tamanha complexidade sem o acompanhamento e dimensionamento técnico realizado pelo Engenheiro Civil.

Responder
Engenharia
Particular - há 7 anos

Boa noite Rondinelle,

O para saber se o projeto de fundação irá atender é necessário os seguintes itens:

Qual o tipo de estrutura?

Qual serão suas cargas variáveis (utilização da estrutura)?

Incidência predominante de vento?

Boletim de sondagem ou ensaio "in situ", para determinar a resistência do solo.

Resistência do concreto e aço, pois, existe aço com resistências diferentes assim os cimento.

Recomendo a contratação de um profissional técnico habilitado para garantir o melhor projeto e profundidade das brocas.

Um bom projeto gera economia de até 15% da obra. Além de evitar desperdício e gastos exagerados de materiais.

Amilton Oliveira
Ocr Projetos Obras E Manutenção Predial (Guarulhos, São Paulo) Ocr Projetos Obras E Manutenção Predial - há 7 anos

Qual é a estabilidade que seu terreno esta oferecendo? foi feito sondagem? o tipo de fundação a ser empregada e mt relativo. Para cada tipo de solo um tipo de fundações, não se pode de maneira nenhuma supor uma determinada fundação para uma obra sem ter conhecimento de onde sera ancorada essa fundação.

Responder
Engº Cleber Luciano
Particular - há 7 anos

Olá a todos. De fato o colega da Solidez tem razão. As informações do colega não são suficientes para dar nenhuma orientação quanto as fundações ou mesmo dos elementos estruturais, pois, o dimensionamento desses elementos dependem de alguns fatores, tais como:

-Sobrecargas;

-Comprimento dos vãos entre apoios;

- Tipo de elementos para fechamento das paredes;

-Qual o tipo de laje será adotado;

-Dentre outros;

O melhor é consultar um Engenheiro nessa fase.

Estou a disposição.

Um cordial abraço.

Adail Cunha e/ou Daio Cunha
Ponkan Construção (Jaci, São Paulo) Ponkan Construção - há 7 anos

Bom dia a meu ver a coisa mais importante de uma obra é a segurança.Acho melhor consultar um engenheiro e vai pagar 2 a 3% do valor da casa e ficará tranquilo , construção é para sempre e mais ele até pode economizar com relação aos materiais.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região