Como fazer a fundação para um muro simples?

Bom dia! Nunca trabalhei na área, mas preciso construir um muro no meu terreno.

Gostaria de saber como vocês fariam a fundação para um muro de 1,8m de altura, feito de blocos de cimento.

Usaria sapatas(qual a medida), broca, viga baldrame, blocos com concreto, bloco canaleta, TRELIÇA, armadura pronta(qual o ferro)??? Ou ainda algo diferente disso tudo?

Detalhes do terreno:

O terreno mede 20x40m, tem aclive de 5cm x metro, o solo é de areola até 1m de profundidade e depois é um solo amarelo muito duro. Não vou apoiar nada no muro.

Agradeço a todos que me ajudarem com suas dicas. Se puderem fazer um passo-a-passo seria excelente!

OBRIGADO!!!

Como fazer a fundação para um muro simples?

Bom dia! Nunca trabalhei na área, mas preciso construir um muro no meu terreno.

Gostaria de saber como vocês fariam a fundação para um muro de 1,8m de altura, feito de blocos de cimento.

Usaria sapatas(qual a medida), broca, viga baldrame, blocos com concreto, bloco canaleta, TRELIÇA, armadura pronta(qual o ferro)??? Ou ainda algo diferente disso tudo?

Detalhes do terreno:

O terreno mede 20x40m, tem aclive de 5cm x metro, o solo é de areola até 1m de profundidade e depois é um solo amarelo muito duro. Não vou apoiar nada no muro.

Agradeço a todos que me ajudarem com suas dicas. Se puderem fazer um passo-a-passo seria excelente!

OBRIGADO!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Particular - há 7 anos

Bom dia; Sou engenheiro civil e posso lhe auxiliar; Como informado é necessário sempre o acompanhando de um profissional que não só será o responsável civil e criminal, quando fará com que todos os procedimentos sejam cumpridos; Para um muro simples, deve-se levar em consideração o tipo de solo, se é aterro ou corte; A fundação para um muro é simples, basta uma broca, com profundidade igual a altura do muro, fazer uma viga baldrame interligando as brocas, com 15x25, entre brocas sempre inferior a 3,00m, e fazer seu muro com alvenaria estrutural ou convencional, devendo ter uma junta de dilatação a cada 20m; A disposição; ScalaTécnica

Alexander Nascimento
Alexander Nascimento Engenheiro Civil Gestor De Obras (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Alexander Nascimento Engenheiro Civil Gestor De Obras - há 7 anos

Consulte-nos para melhor avaliação do local e apresentação de soluções e orçamentos.

Responder
Harry Nunes

Paulo Vitor, muito brilhante seu entusiasmo pela construção. A princípio deve observar a lei 5194 para o exército ilegal da Profissão. Ninguém pode executar obras a não ser por profissional legalmente habilitado. Poderia dizer a vc várias formas e talvez convence-lo a construir conosco. Mas não é o caso. Procure um profissional habilitado na sua região. Existe fatores como efeito do vento, deslocamento erosão, fatores que pode levar a queda do mundo e acidentar terceiros . Além do danos materias e indenizações. Um forte abraço.

Wander
Particular - há 3 anos

povo quer ganhar dinheiro em tudo, se ele fosse contratar um profissional , com certeza não seria aqui fca a dica. Ele quer construir o próprio muro no terreno da casa dele e por isso ele vai ser criminoso kkkk, acha que ele mora na zona sul ?

Murilo Torcatti
Colmeia Soluções Construtivas (Itatiba, São Paulo) Colmeia Soluções Construtivas - há 7 anos

Harry Nunes, parabéns pela resposta.

Completíssima.

Responder
Paulo Vitor
Particular - há 7 anos

Então ta bom. Agora vamos fingir que eu fiz um cursinho online e que nesse país todas as leis são extremamente coerentes e que ninguém descumpre nenhuma delas.

Agora podem me responder a pergunta?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região