Como proceder com minha construção?

Fundação em um terreno de massapé qual a profundidade das sapatas?

Como proceder com minha construção?

Fundação em um terreno de massapé qual a profundidade das sapatas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Manoel, bom dia!

Contrate um engenheiro calculista para te dá uma resposta exata.

A primeira providência será um "Laudo de Sondagem" e a segunda o Projeto da Construção. Só com esses dois documentos se poderá determinar o tipo (rasa ou profunda) e quantidades (locação) da fundação.

A CKS Consultores elabora Projeto Estrutural.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Carlos Rebello
Mira Engenharia (Macaé, Rio de Janeiro) Mira Engenharia - há 6 anos

Manoel,

Não sei o tamanho de sua obra. Mas, recomendo não ir no "achometro" faça o estudo de solo, para saber a quanto realmente ele aguenta de carga, depois faça um cálculo estrutural, nada mais garantido do que fazer o serviço uma única vez e sem erros. Garanto que você irá economizar em concreto e ferragem. Irá fazer da maneira certa e sem surpresas futuras.

Espero ter ajudado.

sds,

Carlos Rebello

MIRA ENGENHARIA

Responder
Felipe Berti Previdi

Como a ScalaTécnica disse, além do tipo de solo é importante conhecer a carga que cada sapata vai receber, e esse número é diretamente relacionado ao método construtivo e a quantos pavimentos a edificação vai possuir.

Além disso é importante atentar que mesmo que o solo raso aparentemente seja de "massapé" as camadas imediatamente abaixo podem conter solo firme. Também pode ocorrer o inverso: na superfície temos um solo coeso e de boa qualidade enquanto nas camadas mais baixas existe a presença de argila mole, por exemplo.

Então o ideal seria contratar uma sondagem à percussão do tipo SPT: trata-se de um ensaio em campo que irá identificar todas as camadas de interesse que o terreno possuí. Seu custo pode girar em torno de R$1.000,00 mas vai lhe garantir que não irão haver recalques das fundações (e consequentemente trincas e fissuras na construção) ou, por outro lado, você poderá poupar recursos financeiros nas fundações pelo fato que elas não serão superdimensionadas.

Abs,

Responder
Particular - há 6 anos

R: Depende da estrutura e a carga que irá exercer sobre o terreno; Construindo em estruturas metálicas, reduz muito o custo das fundações alem de agregar valor a construção; Traga seu projeto;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região