Posso fazer um furo na viga?

Olá, comprei um apartamento e descobri que a laje dele é feita em EPS, queria instalar uma eletrocalha de iluminação, mas estamos com medida furar até chegar na laje e acabar furando o piso do vizinho de cima, então pensamos em fazer furo na viga de 8mm. Há chance desse furo desestabilizar a estrutura?

Posso fazer um furo na viga?

Olá, comprei um apartamento e descobri que a laje dele é feita em EPS, queria instalar uma eletrocalha de iluminação, mas estamos com medida furar até chegar na laje e acabar furando o piso do vizinho de cima, então pensamos em fazer furo na viga de 8mm. Há chance desse furo desestabilizar a estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Romeu sergio
Empreiteira Romeudbueno (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Empreiteira Romeudbueno - há 5 anos

Não não e não se for fazer por necessidade estrutura terá que consultar um engenheiro para ver esta possibilidade através de calculo estrutura se for para passar tubulação de elétrica e hidráulica é veda porque pode desestrutura a construção com risco de perda do imóvel ou vida,consulte um técnico ou um engenheiro

Romeu Sergio Dias Bueno

Técnico em Construção civil(senai/sp)CREA

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 5 anos

Giovana, da forma como voce esta expondo, fica difícil te passar uma avaliação, o ideal e que se tenha acesso ao projeto estrutural do predio, e seja consultado um engenheiro para que este faça a analise.

Responder
Marcello Sanches
Lm Arquitetura E Engenharia Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Lm Arquitetura E Engenharia Ltda - há 5 anos

Giovana, se o furo for apenas para fixação da eletrocalha, sem a necessidade de vazar a estrutura, não vejo problemas. O ideal é que você tenha um engenheiro ou arquiteto para orientar a execução dos serviços em seu apartamento. Trazendo garantia de execução dentro das Normas Técnicas.