Furo em viga, pode causar problema estrutural?

Solicitei a instalação do ar condicionado no apartamento que comecei a alugar. O instalador começou o serviço antes de eu chegar e o mesmo estava perfurando a viga. Até então achei que o mesmo sabia o que estava fazendo, mas como verifiquei sua dificuldade em concluir o furo, resolvi solicitar que parasse pois fiquei com medo que isso pudesse causar algum dano estrutural. Ele cortou cerca de 13 centímetros para dentro da viga, acredito que tenham faltado uns 7 ou 8cm. Nenhuma estrutura metálica foi cortada, o furo é no meio da janela e foi usada serra diamantada. Devo solicitar a visita de um engenheiro civil para avaliar se existe algum risco? Moro no quinto andar de um prédio de 8 andares. Obrigado.

Furo em viga, pode causar problema estrutural?

Solicitei a instalação do ar condicionado no apartamento que comecei a alugar. O instalador começou o serviço antes de eu chegar e o mesmo estava perfurando a viga. Até então achei que o mesmo sabia o que estava fazendo, mas como verifiquei sua dificuldade em concluir o furo, resolvi solicitar que parasse pois fiquei com medo que isso pudesse causar algum dano estrutural. Ele cortou cerca de 13 centímetros para dentro da viga, acredito que tenham faltado uns 7 ou 8cm. Nenhuma estrutura metálica foi cortada, o furo é no meio da janela e foi usada serra diamantada. Devo solicitar a visita de um engenheiro civil para avaliar se existe algum risco? Moro no quinto andar de um prédio de 8 andares. Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Luiz Antônio Castro de Carvalho
eBIM Engenharia & Consultoria (Belém, Pará) eBIM Engenharia & Consultoria - há 3 anos

Caso opte em furar, opte em furar na região de tração do concreto, e tomar muito cuidado para não atingir em hipótese nenhuma ferragem. Para saber qual a região de tração vc deve contratar um engenheiro civil, para fazer o cálculo que identifica a Linha Neutra, e vistoriar a viga para identificar o posicionamento das ferragens longitudinais principalmente as que encontram-se na parte inferior da viga. O posicionamento do furo pode ser posicionado na cota (cm) que se localiza entre a cota que se encontram as ferragens longitudinais inferiores e a cota

(cm) da Linha Neutra.

Responder
Gerson Santos
Walls Engenharia (Guarulhos, São Paulo) Walls Engenharia - há 5 anos

Em poucas palavras, elemento estrutural não deve ser cortado sem que esteja contemplado em projeto. Deve ser feita uma analise para não haver problemas futuros. Contrate um engenheiro e peça um laudo técnico.

Responder
Maurício
Particular - há 5 anos

Obrigado Gerson pela sua resposta. Apenas para complementar a minha pergunta: o furo está a aproximadamente 32cm da laje do teto, 59cm da coluna mais proxima, 14cm do limite inferior da viga e o furo apresenta aproximadamente 6cm de diâmetro. O apartamento é no 5° andar de um prédio de 8 andares.

Thiago
Innovar Construções E Reformas (Campos do Jordão, São Paulo) Innovar Construções E Reformas - há 5 anos

Não necessariamente, se ele não cortou nenhuma armação, e o furo ficou localizado na parte tracionada da viga, provavelmente não vai ter problemas, o ideal é solicitar o laudo de um engenheiro, para que seja feito um laudo para ver se está de acordo com a seção 22.2 da NBR 6118:2014.

Atenciosamente

Innovar Construções e Reformas

Responder
Maurício
Particular - há 5 anos

Obrigado Thiago pela sua resposta. Apenas para complementar a minha pergunta: o furo está a aproximadamente 32cm da laje do teto, 59cm da coluna mais proxima, 14cm do limite inferior da viga e o furo apresenta aproximadamente 6cm de diâmetro. O apartamento é no 5° andar de um prédio de 8 andares.

Particular - há 5 anos

R: Dificil analisar somente com estas informações... depende muito do local que foi cortada e a ancoragem do entorno... Contrate um engenheiro para fazer um laudo para evitar problemas futuros...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Maurício
Particular - há 5 anos

Obrigado pela sua resposta. Apenas para complementar a minha pergunta: o furo está a aproximadamente 32cm da laje do teto, 59cm da coluna mais proxima, 14cm do limite inferior da viga e o furo apresenta aproximadamente 6cm de diâmetro. O apartamento é no 5° andar de um prédio de 8 andares.

S.E.A Engenharia
Soluções Em Aço (Taubaté, São Paulo) Soluções Em Aço - há 5 anos

Boa tarde,

Maurício,

Sim, furos em vigas e colunas (elementos estruturais) podem causar problemas estruturais. O ideal é que você contate um Engenheiro Civil para que ele avalie se a dimensão do furo irá causar algum problema futuro, mas possivelmente ele irá solicitar um reforço nesta viga ou irá realizar o fechamento do furo com produto indicado e passar a tubulação do equipamento por outro lugar.

Atenciosamente,

Felipe Garcez

Responder
Maurício
Particular - há 5 anos

Obrigado Felipe pela sua resposta. Apenas para complementar a minha pergunta: o furo está a aproximadamente 32cm da laje do teto, 59cm da coluna mais proxima, 14cm do limite inferior da viga e o furo apresenta aproximadamente 6cm de diâmetro. O apartamento é no 5° andar de um prédio de 8 andares. Não verifiquei trincas ao redor do furo na parte interna, nem pelo lado externo, embora o furo não tenha atravessando a viga, conforme mencionado.

Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Interferências na estrutura nunca são ideais. A resposta para sua resposta é: sim. Contudo, nem sempre é verdadeiro. Existem casos onde furos bem planejados não comprometem a estrutura. Fatores que influenciam o comprometimento, não em ordem de importância: quantidade de furos, tamanho dos furos, posição dos furos no elemento e corte de aço. Se tiver alguma alternativa fácil para a passagem do duto, opte por ela, caso contrário chame um engenheiro para avaliar a posição do furo e, dependendo da resposta, prosseguir com o furo. Se tiver outra opção para a realização do furo, peça para alguém fazer um concreto estrutural e tapar o furo já feito. Após isso, observe o aparecimento de fissuras e trincas.

Responder
Maurício
Particular - há 5 anos

Obrigado Breno pela sua resposta. Apenas para complementar a minha pergunta: o furo está a aproximadamente 32cm da laje do teto, 59cm da coluna mais proxima, 14cm do limite inferior da viga e o furo apresenta aproximadamente 6cm de diâmetro. O apartamento é no 5° andar de um prédio de 8 andares. Até o momento não verifiquei trincas ao redor do furo pelo lado interno, nem pelo lado externo. Na parte externa a viga está inteiro, pois como disse, o furo não chegou a atravessar a viga.