Como saber se uma laje irá aguentar o peso dos carros?

Construi recentemente uma varanda cuja medida é de 5,50m por 6,50m.

Nos lados que medem 6,50 coloquei uma coluna em cada canto e outra no meio, (cada colunas é 20 x 20 (ferro 3/8, sapata 60x60x60), de modo a ficar dois vãos livres de aproximadamente 18m² Coloquei tambem uma cinta de 25x15 com seis ferros 3/8 ligando uma coluna à outra e sobre estas fiz uma laje com 12cm de espessura, feita com ferro 3/16, grade 10x10 para servir de garagem para dois carros que pesam em média 1400kg cada.

Gostaria de sua opinião sobre a sustentabilidade desta laje antes de colocar os carros sobre ela.

Será que a laje vai aguentar o peso dos carros?

Como saber se uma laje irá aguentar o peso dos carros?

Construi recentemente uma varanda cuja medida é de 5,50m por 6,50m.

Nos lados que medem 6,50 coloquei uma coluna em cada canto e outra no meio, (cada colunas é 20 x 20 (ferro 3/8, sapata 60x60x60), de modo a ficar dois vãos livres de aproximadamente 18m² Coloquei tambem uma cinta de 25x15 com seis ferros 3/8 ligando uma coluna à outra e sobre estas fiz uma laje com 12cm de espessura, feita com ferro 3/16, grade 10x10 para servir de garagem para dois carros que pesam em média 1400kg cada.

Gostaria de sua opinião sobre a sustentabilidade desta laje antes de colocar os carros sobre ela.

Será que a laje vai aguentar o peso dos carros?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Daniel
Particular - há 4 anos

um vizinho colocou tres carros em cima de sua laje(casa)um fiat hatch,um sedam e uma caminhonete d10 num dimensionamento de 4mt x 8mt com seis colunas de ferros de 5/16 e vigas de 25/15 usando a mesma ferragem.oque vcs acham disso?

Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Gostei da resposta do Alfredo, porem aconselho o teste com uma ou 2 caixas de água cheias.

coloque 2 caixas de 1000L o que daria 2 ton, faça este teste posicionando as caixas a uma distância igual ao eixo do carro mude estas caixas para as localizações próximas ao eixo do carro.

faça isso por uma semana, mudando a cada 2 dias as posições das caixas.

E não se esqueça da Nossa Senhora do concreto armado, KKKK.

Lembre que uma caixa de 1000L custa bem menos que um carro, mas da próxima vez chame um engenheiro.

O calculo para esta laje custa menos que as caixas d'agua e vc não fica sem dormir pro resto da vida.

Responder
Alfredo Lara
Construsete.com (Sete Lagoas, Minas Gerais) Construsete.com - há 7 anos

Nicolaw, boa tarde!

Suas informações são características de um pedreiro, e sem muita experiência, pelo que vejo.

A viga para um vão de 5,50m como você menciona precisa ter dimensões mínimas de 15x50cm, com dimensionamento das armaduras(ferragem) em resistência suficiente para suportar o peso próprio da estrutura e a carga dos veículos.

A laje precisa responder aos esforços mecânicos de frenagem do veículo sobre sua superfície.

Os pilares devem transferir essas cargas com segurança para sua fundação, e esta deve distribuir todo o peso ao seu terreno que deve ser pesquisado para saber a resistência ideal.

Isso seria o mínimo para se elaborar um projeto estrutural para sua obra.

Como isso não foi feito existe uma solução, primeiro você coloca só um carro e veja o que acontece. Para qualquer sinal de problemas, retire o veículo e chame um engenheiro para ver o que fazer.

Se acaso não acontecerem problemas você coloca os dois carros e observa as estruturas novamente por duas semanas.

Estando tudo OK você manda celebrar uma missa para " Nossa Senhora do Concreto Armado", agradecendo a graça alcançada!

Você correu o risco de perder toda sua mão-de-obra e materiais, além dos seus dois veículos por querer economizar um projeto bem feito por um profissional qualificado.

Espero que esta experiência fique como lição para futuros leitores.

Aqui é o Engenheiro Alfredo Lara

Responder
Wellington Alves Ribeiro
WR Engenharia (Betim, Minas Gerais) WR Engenharia - há 7 anos

Pelo que podemos ver pela sua informação o terreno está abaixo do nível da rua, analiso isto devido aos pilares, ou seja foi feito uma laje ao nível da rua para servir de garagem de 2 veículos correto. Desta forma para se saber se esta estrutura suporta o peso, antes de mais nada temos que analisar o solo onde foi feito as sapatas (blocos de 60x60x60), a distribuição dos pilares ficou boa, porem precisamos saber como foi feito a distribuição do aço, bem como o espaçamento dos estribos, a armação da laje é de suma importância, os ferros negativos e positivos devem ser bem distribuídos. Assim sendo, aconselho a colocar os veículos e observar a reação na laje e nos pilares, principalmente verificando se a recalque (abatimento no pé do pilar sobre a terra).

Responder
Mozart Dantas Beserra
Asbuilt - Projetos De Arquitetura E Instalações (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Asbuilt - Projetos De Arquitetura E Instalações - há 7 anos

Bom meu amigo, suas informações não são tão precisas quanto você imagina, pode ser que você esteja errando por excesso ou por falta de ferragem.

Outra coisa é a questão do solo, você não menciona qual o tipo de solo, parece besteira, mas derrepente você utilizou um modelo que não seria necessário, vai que somente um radie já atenderia sua necessidade.

Querendo mais consultoria entre em contato conosco

Responder
Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 7 anos

O ideal teria ser feito o cálculo para o dimensionamento da mesma: Seja espessura e área de aço por m2. O ferro que você deve ser o 6.3mm. A lajes está apoiada no solo? Caso esteja em contato com solo o mesmo ajuda na resistência da laje. Se isso for o caso, considero que não haverá problemas. Mas se não for pode haver problemas. Como você fez a laje sem o dimensionamento, só lhe cabe testar. E torcer para que não ocorra problemas! Espere pelo menos 21 dias após a concretagem para fazer o carregamento na laje.