Como proceder num projeto de ampliação de uma residência?

Quero adicionar um cômodo com primeiro andar na minha residência que só tem o pavimento térreo, estou em dúvida como pode ser feito o projeto estrutural. Posso aproveitar os pilares e vigas existentes, mesmo que nao tenham sido projetados para isto, ou devo construir novos? Fico em dúvida se devo construir novos pilares próximos aos existentes por causa da fundação, isto não sobreporia a fundação já existente?

Como proceder num projeto de ampliação de uma residência?

Quero adicionar um cômodo com primeiro andar na minha residência que só tem o pavimento térreo, estou em dúvida como pode ser feito o projeto estrutural. Posso aproveitar os pilares e vigas existentes, mesmo que nao tenham sido projetados para isto, ou devo construir novos? Fico em dúvida se devo construir novos pilares próximos aos existentes por causa da fundação, isto não sobreporia a fundação já existente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Lucas Francisco de Carvalho Coelho
Particular - há 6 anos

Bom dia, Jucyara.

De fato é necessário uma avaliação mais cuidadosa do local. Mas eu arriscaria a dizer de cara com poucas chances de errar, que (a depender, claro, da cultura construtiva local e das condições em que o referido imóvel foi construído) há grande probabilidade de que a infraestrutura e os pilares (ou colunas) não sejam aptos ao excesso de carga ocasionado pelo segundo pavimento.

É necessário haver uma análise do layout para avaliar a condição de reforço, ou redistribuição dos elementos estruturais, para suportar o novo pavimento.

Espero ter ajudado!

Valdemir Nogueira Chagas

Jucyara, bom dia!

A providência mais sensata é contratar Consultoria com Engenheiro Civil para elaboração de "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

No laudo deverá ser explicitado a obra a ser feita, bem como sua viabilidade técnica e econômica.

Abaixo uma ART de "Laudo Técnico" de nossa responsabilidade.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Wigo Alves
Wigo Alves Projetos Estruturais (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Wigo Alves Projetos Estruturais - há 6 anos

Bom dia Jucyara Carvalho, como vai?

Antes de tudo, e necessário uma avaliação de um engenheiro de estruturas, para avaliar a situação da estrutura existente.

Acredito que executar pilares próximos ao existente, não seja a melhor solução.

Mas com uma boa analise será possível executar esse novo andar, e sempre peça a ART do engenheiro.