Quais são os cuidados com o piso de granito?

Posso usar sabão ou detergente normal ou se tem algum específico?

Quais são os cuidados com o piso de granito?

Posso usar sabão ou detergente normal ou se tem algum específico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Reginara Gomes de Castro Mares

Olá Fernanda!

Isso mesmo, apenas água e detergente. Não utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo pois o granito é um material que pode ter um comportamento mais ou menos poroso dependendo do clima de onde você estiver.

A limpeza diária dos pisos de mármore e granito deve ser feita com um pano umedecido em uma solução de água e detergente ou sabão neutro ou sabão de coco, depois, enxágue com um pano molhado com água e torcido. Termine secando com um pano macio.

Também é indicado varrer com vassoura macia e aspirar com frequência, pois o pó se fixa facilmente em suas superfícies porosas somente com a pressão das pessoas caminhando sobre o piso. Outra dica é encerar o piso após limpo e seco com cera líquida incolor. Use um pano macio para isso e, depois, uma flanela para dar brilho.

Responder
Adriane Vilela
Adriane Vilela Arquitetura E Interiores (Belo Horizonte, Minas Gerais) Adriane Vilela Arquitetura E Interiores - há 7 anos

Olá Fernanda, a limpeza diária pode ser feita com água e detergente neutro. Cuidado com produtos que são derramados! Eles devem ser limpados na hora como café, refrigerantes, sucos e urina para não causar manchas no piso.

Responder
Djalma
Manuforte (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manuforte - há 7 anos

“Os granitos têm entre 500 milhões e dois bilhões de anos e, se instalados direito, duram infinitamente”. A afirmação do geólogo Cid Chiodi Filho, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), chama a atenção para os dois principais atrativos do granito: resistência e durabilidade. Essas propriedades, porém, podem ser comprometidas se não forem tomados os devidos cuidados na hora da aplicação.

O granito é uma pedra dura e com vários usos. O cuidado com sua aplicação, no entanto, é fundamental para que ele dure. Entre outras coisas, a rocha deve ser impermeabilizada, para evitar manchas

“As rochas são imunes a qualquer coisa, mas nada é à prova de burrice e ignorância”, alerta Chiodi Filho. Ele lembra, por exemplo, que não se deve usar massa escura quando o granito for claro, pois isso pode interferir na coloração do revestimento. Chiodi Filho também diz que algumas pedras absorvem mais líquido que outras, e devem ser impermeabilizadas, dependendo do tipo de uso que se dê a elas. Em áreas de serviço, que frequentemente ficam molhadas, a impermeabilização é aplicada nas superfícies rugosas. Já superfícies polidas de granitos claros, quando usados em balcões, mesas e pias, também devem ser impermeabilizadas. A mesma recomendação vale para situações em que o piso está sujeito a umidade ascendente, como em andares térreos – nesse caso, a rocha tem de ser impermeabilizada em sua parte de baixo. A durabilidade das pedras, portanto, depende dos cuidados na aplicação, e Chiodi Filho recomenda nunca economizar nessa etapa.

Além de aplicar direito, também é preciso saber escolher bem o granito, e algumas dicas podem ajudar nessa tarefa. Álvaro Cintra, responsável técnico da Granitos Moredo, afirma existirem cerca de mil tipos diferentes de granitos, dos quais algo em torno de 200 são comercializados. Diferenças na formação geológica fazem com que existam pedras nas mais diversas cores. As diferenças são tão sutis que apenas um profissional consegue perceber. “Há cinco tipos de granitos pretos que, aparentemente, são absolutamente iguais”, diz.

Algumas vezes é importante saber exatamente o que se está comprando. Cintra lembra de dois tipos de granito, o Siena e o Itaúnas, que são brancos e aparentemente iguais. Mas o representante da Granitos Moredo aponta uma diferença importantíssima: “O Itaúnas tem na composição um mineral ferroso, que produz oxidação, e, por isso, a pedra pode acabar ficando amarronzada com o tempo”. Uma das maneiras de prevenir esse problema é exatamente fazer uma boa impermeabilização, como recomenda Chiodi Filho.

A diferença de preço entre os diversos tipos decorre da oferta no mercado e da facilidade no manuseio. Cintra diz que o granito cinza é mais comum e barato. Já o azul é mais difícil de encontrar. Além disso, pedras com grande presença de ferro são mais caras, pois é difícil de extrair e trabalhar.

Responder
Daniela Rosa de Souza Soares
Daniela Rosa Arquitetura E Interiores (Montes Claros, Minas Gerais) Daniela Rosa Arquitetura E Interiores - há 7 anos

Fernanda, o ideal é usar apenas água e sabão neutro. Não tem necessidade de usar nenhum produto específico, até porque os componentes químicos podem danificar a pedra.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.