Como saber quantos amperes meu apartamento suporta?

Eu li no quadro 19a, mas creio que não sejam so isso... poderiam me ensinar a interpretar a amperagem para cada ambiente? Fiz uma pequena pesquisa e vi que uma secadora de roupa gasta 3500W, o que em 110v seriam quase 32 amperes! É isso mesmo? abs!

Como saber quantos amperes meu apartamento suporta?

Eu li no quadro 19a, mas creio que não sejam so isso... poderiam me ensinar a interpretar a amperagem para cada ambiente? Fiz uma pequena pesquisa e vi que uma secadora de roupa gasta 3500W, o que em 110v seriam quase 32 amperes! É isso mesmo? abs!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Seu apartamento energizado por um profissional que sabe o que fez e conhece as normas.

A foto não está nítida, mas basta olhar o disjuntor maior que é o geral pra ver quantos amperes suporta, normalmente apartamentos tem um disjuntor de 40A.

Agora se você pretende comprar uma secadora, compre uma de potência baixa, e de preferência 220V que usa amperagem menor.

Quando você for comprar, olha a potência (W, Watts) e divide pela tensão dele (V, Volts); exemplo: 4000W e 220V = 4000/220 = 18,2A. 2000W e 127V = 2000/127 = 15,8A.

Procure não comprar se passar de 20A pois pode lhe trazer dor de cabeça.

Pelo que vi no quadro, não tem tomada 220V no seu apartamento, teria que mandar instalar uma com um disjuntor bipolar no quadro.

Espero ter ajudado.

José Luís de Barbosa

Boa tarde Sr. Daniel,

Perdoe-me pela demora na resposta. Não estive trabalhando e SP esse último mês.

O seu cálculo e todas as opiniões dos meus companheiros estão corretas.

Devemos levar em conta tudo, distância, cabeamento, tipo de equipamento, tempo de consumo, etc...

É bom também atentar-se se tudo no seu quadro está bem protegido, para não ter percas patrimoniais.

O que precisar, estamos a disposição.

Abraço!

Responder
Teofilo Alves Pedroza

olha Daniel eu no teu caso desisto você vai te problema co ser tesa lha vende tua secadora e muito fácil você ver ?o teu quadro e de 19 a a secadora gasta 3500w o que em 110v quase 32 Amperes procura um eletricista profissional ai perto de você e ele vai te Orientar em tudo se eu morasse ai perto de você mediria esta energia e não t cobraria nada ok Obrigado e boa sorte

Responder
Anizio Silva dos Santos
Anizio Eletrica E Hidraulica (Piracicaba, São Paulo) Anizio Eletrica E Hidraulica - há 7 anos

Olá Daniel.

Pelo que entendí o seu apartamento já está pronto.......então já foi feito o calculo da carga instalada, e dimensionamento dos circuitos, e instalados a quantidade necessário de tomadas de uso geral e uso epecificos mais iluminação conforme NBR, o que vc tem que fazer é usar conforme o que foi previsto........espero ter ajudado.......Abraços.

Responder
Marcio Gonzales
Marcio Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcio Manutenções - há 7 anos

Quando voce pede uma ligação nova de acordo com cada cidade existe uma padrao da concessionaria, geralmente eles pedem no poste padrao com um dijuntor de 50 amperes, entao meu caro, todo equipamento instalado em sua casa não devera passar desta amperagem, se ultrapassar esta, o fio vai esquentar e ja viu o que acontece? em casos que requer mais, deve se pedir a instalação de mais fases, de acordo com o consumo da casa. ok lembrando de fazer os calculos certos ok....

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

meu amigo daniel, pra saber qual a amperagem que seu apartamento suporta.primeiro passo, verificar a bitola dos fios que sai do relgio de mediçâo ate a caixa de destribuiçâo ferifiar os dijuntores,segundo passo faser um calculo de carga pra ver se os cabos e os dijuntores tâo compativel com a carga se nâo tiver ai sim sera nesesari uma correçâo ok

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Bom dia, a grosso modo seria potência dividido pela tensão, mas se você somar todas as potências de seus aparelhos, você terá a potência instalada, e geralmente dimensionamos a instalação pela demanda de potência, a norma NBR-5410, te dá as diretrizes, em todo caso, para qualquer intervenção que você queira fazer, é recomendado a consulta de um profissional, estamos a disposição.

Responder
Robson Cabral
Rlsol Comércio E Serviços Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rlsol Comércio E Serviços Ltda - há 7 anos

Boa tarde,

No caso da secadora de 3500W essa provavelmente não deve estar constando no quadro de cargas de seu apartamento.

A corrente realmente está correta em torno dos 32A mas a sua instalação não deve ter sido projetada para isso e consequentemente se cada um dos condôminos começarem a alterar a distribuição original dos seus apartamentos agregando novas cargas que não foram consideradas em projeto o padrão de entrada de energia elétrica irá entrar em colapso.

Pela imagem que postou esse imóvel deve ser relativamente novo e por isso ainda deve estar dentro da garantia legal da construtora (5 anos) sendo assim recomendo primeiramente que entre em contato com a construtora e informe que está querendo instalar essa secadora e precisará modificar o o quadro, assim peça um parecer técnico pois caso ocorra algum problema o senhor poderá ser responsabilizado.

Nesse diagrama ou no manual do proprietário deve constar as cargas para qual suas instalações foram projetadas.

Caso persistam as dúvidas estamos a disposição.

Responder
Guillermo Reyes
Reformas Regis (Santos, São Paulo) Reformas Regis - há 7 anos

A sua pesquisa esta correta.Para saber o consumo total do seu Apto,e necessario contratar um Tecnico que faça um ¨Calculo de Consumo ¨,porque envolve o consumo de cada equipamento a ser usado na sua residencia,como chuveiro,ferro eletrico,geladeira ,e tambem tomadas especiais.Grato

Responder
Adenilton Simião
Eletricista Adenilton (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eletricista Adenilton - há 7 anos

Boa tarde para saber a amperagem do seu apartamento é necessario verifica os aparelho que você usa no seu apartamento e a sim para saber carga que vai ser usada para determinar os disjuntores e a fiação que suporta carga no seu apartamento.

Responder
José Cleuber Alves Matias

Shr. Daniel a forma mais básica para calcular a corrente de um circuito elétrico é dividindo a potência total do (s) equipamentos que serão ligados a esse circuito e dividindo o valor pela tensão especificada pelo fabricante, o resultado dessa divisão é a tensão que será consumida pelos equipamentos quando todos ligados juntos e ao mesmo tempo. Porém deve se atentar a todos os outros elementos que compõe o circuíto, por exemplo a secção dos condutores e o dispositivo de proteção a ser utilizado. por se tratar de um prédio, o manuseio de forma incorreta pode trazer consequências graves individual ou mesmo no coletivo.

Importante lembrar-se de que eletricidade é um fenômeno perigoso e deve ser respeitados todos procedimentos de segurança para ser manuseado.

Respondendo sua pergunta, sim. Se o equipamento tem uma potência de 3500w e foi projetado para uma tensão de 110v ele ira consumir uma corrente (I) de 31,8 Amperes , deve utilizar um disjuntor termo magnético de 32(A) e condutores de secção 4mm² na construção do circuito. Deve lembrar-se também de que as tomadas simples comercializada no mercado suportam uma tensão máxima de 250/750v porém não devem ser utilizadas com essa finalidade.

Espero ter ajudado nas suas dúvidas

att. Cleuber Alves - eletrotécnico

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

sim não vivo de perguntas mentirosas. mais 3,500w por 110v a amperagem é...31,08 amp. mais antes de qualquer coisa. tem que fazer o levantamento de todos os equipamentos e lampadas sendo utilizados.e... caucular o valor da corrente total. e substituir os cabos e disjuntores nos valores adequado incluindo o centro de medição do imóvel. GILBERTO técnico em eletrotécnica.

Responder
Carlos Evandro de Amorim

Bom dia, a corrente (amperagem) máxima suportada depende da secção do cabo de entrada, geralmente é 10mm que suporta no máximo 50A sem aquecer. Para saber o consumo aproximado que qualquer aparelho elétrico é só dividir os Whats pela tensão, no caso da sua secadora ficaria 3500w dividido por 110v = 31,8Amper. Se fosse 220v daria 15,7A.

No Primero caso precisa passar um cabo 6mm para a secadora, colocar um disjuntor de 32A, um De 40A e a conexão tem que ser por borne de louça, não pode ser tomada simples pois elas suportam no máximo 20A.

No segundo caso pode se usar casos 2,5mm disjuntor de 25A, Dr 25A e tomada simples de 20A.

Att Clilmax.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Esta sim correto o calculo mas porem precisa ver se a fiação esta de acordo com as normas em que é feito um levantamento de tudo que consome energia para calcular os cabos que saem do relógio da concessionaria até o quadro de distribuição de sua residencia sempre lembrando que para cada equipamento que tem um consumo acima do normal tem que ter um disjuntor individual

Responder
Oldair José  Augusto
M& Camp Elétrica E Hidráulica (Monte Mor, São Paulo) M& Camp Elétrica E Hidráulica - há 7 anos

Bom dia Daniel.

O levantamento seu esta correto.

Para dimensionar um quadro e necessário levantar todos os equipamento que você vai utilizar e considerar mais 1,27 % a cima de sua potencia para que não venha a causar aquecimentos no cabeamento.

Responder
R.A.V. Projects Consultoria e Projetos
R.a.v. Projects Consultoria E Projetos (Itatiba, São Paulo) R.a.v. Projects Consultoria E Projetos - há 7 anos

Prezado Daniel, bom dia

O dimensionamento do quadro esta correto pois temos que considerar que provavelmente o quadro foi dimensionado para bifásico ou trifásico então a somatória deve ser dividida não por 110 v e sim por 220 ou 380 v.

Se quiser entender um pouco mais e fazer alguma verificações em sua parte elétrica temos uma planilha que pode te auxiliar nestes cálculos.

Caso tenha alguma duvida ainda estamos à disposição nos contatos do site.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 7 anos

Neste Casso esta correto.

Para dimensionar ambientes, o especialista levara em conta todos os equipamentos que estarão ligados nos ambientes, respeitando as grandezas elétricas de potencia de cada equipamento.

Vale lembrar que no calculo leva-se consideração os cabos de energia que deveram ser devidamente dimensionados, e outros fatores como distancia e se o equipamento tem motor.

Ok. procure um especialista e ele poderá lhe explicar o passo a passo e dar todos os detalhes dos cálculos.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Isso mesmo está correto.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região