gostaria de saber quantos milheiros de tijolo,telha, lajotas e tb o alicerecese é feito com canaleta.

não tenho foto,o terreno é plano.

gostaria de saber quantos milheiros de tijolo,telha, lajotas e tb o alicerecese é feito com canaleta.

não tenho foto,o terreno é plano.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Marcos Carlos dos Santos
Construtora Plan'Ex (Paulínia, São Paulo) Construtora Plan'Ex - há 9 anos

Olá, Sílvia! Eu creio que é isto o que você deseja saber, certo?

Dar-te-ei o exemplo de uma edícula de 3,5 * 10 m = 35 m² (com um quarto, um banheiro e uma sala integrada à cozinha), construída num terreno totalmente plano, com laje e um telhado de uma só água!

Vamos calcular rapidamente? São 4 paredes de 3,5 por 2,8 m e 2 paredes 10 por 2,8 m = 68 m² de paredes; o oitão: 3,5 * 0,3 (30% de queda do telhado) = 1,05 m de altura + 2 paredes de 1,05 por 3,5 m divido por dois = 14 m² de paredes; logo, serão aproximadamente 82 m² de paredes;

Se você quer economizar pode fazer isto:

1) Fundações:

*10 brocas com 1,2 m de profundidas feitas com cavadeira (uma broca/estaca em cada encontro/cruzamento de paredes);

*10 arranques/pilares de 4 m de altura com 3 ferros 5/16" (8 mm) ou 3/8" (10 mm), sendo 26 estribos de ferro 3/16" formando um triangulo com 10,5 cm de cada lado, espaçados/distantes 15 cm uns dos outros, por arranque; pois esta ferragem se estenderá desde a broca até a altura da laje da edícula;

Neste caso, pode cortar cada barra de 3/16" de 12 m em 30 pedaços de 40 cm para evitar sobras de ferro na obra; ao todo serão 10 barras de 3/16";

*2 vigas baldrame com 10 m de comprimento + 4 vigas baldrame, todas com 20 cm de largura e 20 cm de altura de concreto maciço (utilizando o mesmo tipo de ferragem feita para os arranques);

ou, então, poderá fazer uma camada de concreto de 5 cm de espessura direto na terra + uma fiada de canaleta de concreto de 14 * 19 * 39 cm ou de canaleta cerâmica de 14 * 11,5 * 20 cm e concretá-las com uma ou duas barras soltas de ferro 5/16" (8 mm) ou até mesmo usar treliças H8;

Nota importante: Se precisar nivelar/aterrar o alicerce, ao invés de utilizar tijolinho comum (o qual pode derreter com o tempo) utilize blocos de concreto (e, de preferência, concrete-os com concreto magro. Vide este e outros traços em outras perguntas já respondidas anteriormente por mim);

2) Alvenaria das paredes:

*Se você for utilizar blocos/canaletas de 14 * 19 * 39 cm - sejam de concreto ou cerâmicos: você gastará cerca de um milheiro de blocos na obra;

*Se for bloquetes de 14 * 11,5 * 24 cm: de 2,5 a 3 milheiros de bloquetes;

3) Laje:

Para laje a conta é simples: Quem vai calcular a quantidade de trilhos e de lajotas é o próprio fabricante contratado; todavia, você consumirá de 2 a 3,5 m³ de concreto usinado nesta laje;

4) Telhado:

Vai depender do tipo de telha utilizada: 500 telhas cerâmicas tipo Italiana; 10 telhas tipo Eternit, 20 telhas tipo Canaletão, etc. e tal; por isto nem vou calcular o madeiramento, certo?

Enfim, mais ou menos 40 m² de pisos/porcelanatos, usar a tinta "Coral Rende Mais", portas e janelas de (...)

Conseguiu ter uma noção básica de como se calcula? É isto que eu faço de graça antes de apresentar o meu orçamento de mão-de-obra!

Responder
Jb Recursos Humanos
Particular - há 9 anos

Boa tarde, para lhe dar o suporte necessario e preciso saber as dimensões da casa bem quantos comodos a senhora deseja, a altura e o tipo de cobertura e especial o tipo de solo. Neste caso o que dependeria de uma visita tecnica para avaliar.

Felicio Leandro
Orceno Construções (Amparo, São Paulo) Orceno Construções - há 9 anos

Bom dia.qt ao tijolo primeiro VC tem que saber oque vai construir pois depende do tamanho da construção e TB do terreno qt a telha existem vários tamanhos assim como o tijolo e também depende do tamanho da obra. Canaleta nunca deve ser usada em alicerses a menos que já exista um baldrame e ela seja utilizada como reforso, pois nunca se sabe como o solo ira reagir ao peso da construção e VC pode ter vários problemas.

Responder
RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

Bom dia Silvio,

Tem o passo a passo de obra que é:

1 – Saber o que você quer construir;

2 – Contrate um profissional para realizar o projeto;

3 – Ai sim, você saberá tudo sobre o projeto;

3.1 – O quantitativo de cada elemento;

3.2 – O custo;

3.3 – O tempo;

4 – Não inicialize obra sem estas informações, pois poderá ficar pelo meio do caminho e o prejuízo é inevitável.

Responder
Amarildo santos ephigenio pereira

bom,o tijolo tem varios tamanhos,vc pode medir comprimento X altura,a espessura da parede vai depender do que vai receber em cima,apos o levantamento do mesmo,o telhado vc vai medir ,largura X comprimento,assim dara para vc escolher o material certo,o alicerce vc pode dependendo do solo faser com baldrame,sendo as canaletas de 15,e fundaçao radier,é parecido um contra piso,que tambem é muito usado para as construçoes e é mais garantido,as lajotas vc mede tambem largura X comprimento.

Responder
Edson Sousa
Belluz Construções (Ribeirão Pires, São Paulo) Belluz Construções - há 9 anos

o material depende do tamaanho da construçao e que a sra nao colocou na pergunta e quanto o alicercio nao e bom fazer canaleta dependendo do solocom o tempo ele pode seder ecom o peso das paredes ellas podem trincar e pode ter um serio prioblema estrutural podendo ser condenada a sua construçao se pude ajudar e isso

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região