Essa rachadura no pilar é algo muito grave, moro num prédio de 5 andares?

Moro num prédio de 5 andares, e somente esse pilar apresenta rachadura

Essa rachadura no pilar é algo muito grave, moro num prédio de 5 andares?

Moro num prédio de 5 andares, e somente esse pilar apresenta rachadura

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Kimberly Furtado
Particular - há 3 anos

Eduardo, como vai?

Esse padrão de rachadura indica que o aço da armadura se encontra em processo de corrosão e está "expulsando" o concreto. Se você quebrar essa camada de concreto, certamente encontrará uma situação parecida com a foto abaixo.

É uma situação que deve ser resolvida com urgência, mas não quer dizer que o prédio está com risco eminente de cair, porém, quanto mais demorarem a solucionar, mais arriscada (e cara) será a solução.

Recomendo a contratação de um engenheiro civil diagnóstico para inspeção e emissão de laudo com o parecer sobre a recuperação da estrutura.

Espero ter ajudado!

Jose Henrique Souza Machado

Pela foto aparentemente se trata da corrosão do aço na estrutura. A princípio não tem um risco eminente de queda, porém não quer dizer que futuramente não haja.

O ideal para situação seria uma análise estrutural para que possa ser feito um reparo/reforço na estrutura que ocorreram as anomalias e estudar o que levou a corrosão do aço.

Responder
Thiago Teixeira Da Silva Menegatte

Eduardo,

Boa tarde.

Esse tipo de patologia é comum em estruturas em que a oxidação ja está em estágio avançado causando as rachaduras que são visíveis. recomendo procurar um engenheiro com Urgência para analisar a situação, e dar as devidas tratativas de manutenção na estrutura afim de prolongar e garantir sua vida útil.

Responder
Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 3 anos

Eu creio que tem problema a ser corrigido rapidamente, para não piorar a situação que se encontra. Pela situação da rachadura pode ser somente um deslocamento do reboco. Pode ser infiltração , mas tem que ver em loco essa sugestão, e pelo jeito. Precisa de um especialista para entrar na construção e ver como realmente está.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Pelas fotos, me parece que a ferragem deteriorou e estufou a camada de reboco; deve ser analisado, mas nada tão grave

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.