Qual o disjuntor adequado para minha casa?

Gostaria de saber sobre disjuntor medição são 3 casas, cada casa tem seu quadro separado, sabendo juntas residências tem iluminação 1400,tugs 3200, chuveiro cada casa 5500 total 16500 qual seria o disjuntor de medição adequado

Qual o disjuntor adequado para minha casa?

Gostaria de saber sobre disjuntor medição são 3 casas, cada casa tem seu quadro separado, sabendo juntas residências tem iluminação 1400,tugs 3200, chuveiro cada casa 5500 total 16500 qual seria o disjuntor de medição adequado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Ivan  Nunes Ferreira
São José Instalações (São Paulo Zona Norte, São Paulo) São José Instalações - há 7 anos

O correto é calcular a carga desde a entrada padrão considerando as 3 casas individualmente, pois seria como avaliar um condominio, não adianta tratar só de uma casa pois as 3 estão integradas na mesma rede, o que sobrar em uma pode sobrecarregar nas outras, fale com seus vizinhos e façam uma avaliação em conjunto será mais seguro e mais barato. É um procedimento rápido e serio. Por favor cuide com urgencia para segurança das tres familias.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 7 anos

Olá Alexandre,

Não ficou claro uma coisa. Você tem três medidores no padrão de entrada? Você está querendo dimensionar o disjuntor do quadro de cada casa ou do padrão?

Pela descrição, parece um instalação normal. A prática diz que um disjuntor de 50A atende, mas seria preciso avaliar a fiação usada, etc.

Espero ter ajudado. Fique a vontade para consultar-nos.

Responder
Jose Agnaldo Alves de   oliveira
Oliveira Instalações Elétricas (Itapetininga, São Paulo) Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia

pela descrição feita são tres clientes ligados há um único padrão de entrada de energia.

Então o correto é fazer um levantamento de carga de cada residência e providenciar a instalação de um padrão de entrada para cada casa

procure um profissional abilitado

Responder
Antonio Pinheiro de Melo Neto
Eletroserv (Fortaleza, Ceará) Eletroserv - há 7 anos

É necessário que se faça um levantamento da carga elétrica de cada residência em separado. : Separar iluminação, tomadas de uso geral e tambem tomadas para uso especifico, alem da separação calcular o consumo de equipamentos elétricos , para conseguir calcular devidamente os disjuntores a serem utilizados.

Responder
Sandrim Ronaldo
Instalação Elétrica Residencial E Comercial,painel De Comando Elétrico, Alarme Contra Incêndio, Detector De Fumaça, Luz De Emergência E Outros (Taquaritinga, São Paulo) Instalação Elétrica Residencial E Comercial,painel De Comando Elétrico, Alarme Contra Incêndio, Detector De Fumaça, Luz De Emergência E Outros - há 7 anos

Olá, bom, é necessário que se faça um levantamento da carga elétrica de cada residência, melhor que seja separado. Ex.: Separar iluminação, tomadas da sala, tomadas dos quartos, tomadas da cozinha e tomadas da lavanderia e tambem tomadas para ar condicionado, alem da separação calcular o consumo de equipamentos elétricos de cada partição, aí sim deverá colocar o disjuntor adequado. Espero ter ajudado, obrigado.

Responder
Bruno Henrique dos  Santos Henrique

Boa tarde Alexandre neste caso eu te recomendo uma visita técnica de um profissional gabaritado porque não é só cálculo das lâmpadas e do chuveiro é bem mais além por exemplo tomadas de uso geral e tomada de uso específico que tem maior consumo então neste caso a conselho uma visita de um profissional Ok Desde já agradeço qualquer dúvida estou à disposição obrigado

Responder
Reginaldo Alves de Lima
Tesla Elétrica (Cajamar, São Paulo) Tesla Elétrica - há 7 anos

Considerando que seja munícipe conterrâneo, a AES, fornece a energia padrão residencial: portanto dois disjuntores monofasicos de 80A, classe C acompanhados do barramento para distribuição o que representa na lei de "Kirshof", um nó, é o suficiente. Agora contate um bom profissional, para que seu gasto seja amortizado em um ou dois anos, resumo, na hora de pagar a conta. Uma boa rede é o segredo. Boa sorte!

Responder
Fabio
Engeletrica Instalaçóes (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Engeletrica Instalaçóes - há 7 anos

É necessário fazer o levantamento de carga de todos os equipamentos e circuitos necessários .Fazer os cálculos necessários para assim se chegar em um valor correto.

O ideal é contratar um profissional qualificado para dimensionar corretamente.

Responder
Arnaldo
Particular - há 7 anos

Para dimensionar o disjuntor CORRETAMENTE, será necessário avaliar pelo menos o tipo de fornecimento (mono, bi ou trifásico) a tensão de entrada o carregamento de cada fase e a bitola dos cabos de distribuição Ex.: para uma potência de 16.500W em 127V seria necessário um disjuntor monofásico de 200A (o que é inviável). Aconselho que vccontrate um bom eletricista e compartilhe suas dúvidas aqui.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região