O vizinho pode aterrar o terreno no meu muro?

Possuo um imóvel construído há mais de 10 anos em um terreno, sendo que a varanda gourmet está construída no muro(que não foi construído na divisa, está totalmente no meu terreno). Ocorre que o vizinho aterrou o terreno dele para construção encostando a terra no muro sem impermeabilizar, ficando o terreno dele mais alto que o meu. Agora o meu muro e minha varanda gourmet está estourando tudo a parede. O que devo fazer? Eu sei que o problema é a terra que foi encostada pois residi ali há 10 anos e antes do vizinho construir nunca havia tido problema.

O vizinho pode aterrar o terreno no meu muro?

Possuo um imóvel construído há mais de 10 anos em um terreno, sendo que a varanda gourmet está construída no muro(que não foi construído na divisa, está totalmente no meu terreno). Ocorre que o vizinho aterrou o terreno dele para construção encostando a terra no muro sem impermeabilizar, ficando o terreno dele mais alto que o meu. Agora o meu muro e minha varanda gourmet está estourando tudo a parede. O que devo fazer? Eu sei que o problema é a terra que foi encostada pois residi ali há 10 anos e antes do vizinho construir nunca havia tido problema.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Zoom Serviços de Engenharia Daniele Cardoso

Ele não pode usar seu muro sem seu consentimento.

Não sei se a região possui desníveis, em relação a quantidade de aterro e peso desse solo.

Ele deveria construir o muro dele, fazer drenagem e impermeabilizar... Você pode solicitar na prefeitura/Crea uma vistoria e fiscalização da obra e se houver riscos de queda ele será notificado a corrigir.

Outra indicação é contratar um engenheiro para gerar um laudo técnico e vc solicitar o ajuste na justiça.

Grata.

Responder
Alliny
Particular - há 11 meses

Geise, você tem fotos antigas dessa área antes do vizinho fazer essa modificação? Se tiver, guarde-as!

Indico que você vá conversar com o construtor e explique o que está acontecendo. Se não, procure um advogado e engenheiro para ir para a justiça, pois o seu vizinho deveria ter colocado uma dilatação no seu muro, construído o muro dele, impermeabilizado o muro e aí ter aterrado.

Existem duas possibilidades para você ir junto com advogado e engenheiro: o caminho judicial (2 a 3 anos para resolve) ou extrajudicial (mais rapido).