Como cuidar da grama no inverno?

Oi, plantei 30 mts de grama esmeraldo em meu jardim a dois meses, notei que em alguns lugares ela está amarelada e em outros aparecendo a terra. o que devo fazer? Por ser inverno nao estou aguando todos os dias, somente 2 ou 3 vezes na semana. Como agir? Gratidão e parabéns pela explanação acima;

Como cuidar da grama no inverno?

Oi, plantei 30 mts de grama esmeraldo em meu jardim a dois meses, notei que em alguns lugares ela está amarelada e em outros aparecendo a terra. o que devo fazer? Por ser inverno nao estou aguando todos os dias, somente 2 ou 3 vezes na semana. Como agir? Gratidão e parabéns pela explanação acima;

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Felipe Gaspar
Particular - há 6 anos

Boa parte dos cuidados já foram mencionados pelos colegas, mas acrescento que você deve partir de dois princípios: um, se é excesso de sol e pisoteamento, você deve cobrir a grama com uma lona preta ou papelão por algumas horas por dia e evitar pisar no local. É um trabalho duradouro mas que fará com que as plantas se regenerem. Se for o caso de falta de sol por sombreamento ou pelas condições do inverno, o que você pode fazer é verificar se há como aumentar a exposição solar podando as árvores próximos e checando se há raízes superficiais entre o terreno e verificar se a quantidade de água está Ok. O adubo só ajuda quando o problema é falta de nutrientes de solo e que precisa ser feito de preferência uma vez por ano.

Particular - há 6 anos

R: Coloque sobre a grama uma camada fina de adubo organico, uma mistura de esterco curtido de vaca, cavalo e galinha, e uma camada fina de terra preta, e molhe sempre ao amanhecer....

A disposição;

Carlos Eduardo Patussi

Oi boa tarde.

Algumas questões:

No inverno a inclinação de incidência solar muda, tem alguma árvore ou obstáculo que provoque sombra na grama?

Quando você preparou a terra para receber as leivas (ou mudas) revirou a terra e adubou?

Grama esmeralda suporta um pouco de pisoteio mas não muito, pode ser isso?

Normalmente no inverno os vegetais tem seu crescimento desacelerado, pode ser um problema de adaptação ou mesmo um fator natural que com a volta do calor e insolação a grama retome o crescimento.

De qualquer maneira todos são palpites, o correto mesmo seria ver o local e estudar a situação no próprio espaço.

Gramados e jardins são vivos e portanto necessitam de acompanhamento e manutenção permanente, mesmo assim, alguns jardins não "acotecem" de imediato e tem que ser trabalhados e testados durante um tempo, nem tudo o que funciona em um lugar funciona no outro, tem que testar em cada local na prática.

Eu sei que mais perguntei do que resolvi, mas para um diagnóstico mais preciso teria que ver no próprio local e por um período.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de jardineiros na sua região