Como proceder com a fabricação do guarda corpo de uma escada industrial para fábrica?

Estou para projetar um guarda corpo pra escada industrial da fabrica, porem, o guarda corpo da antiga possuia apenas uma trave no meio, alem do corrimao, como na foto deste site e varios outros. Porem, a IT comenta que nao deveria passar uma esfera maior 15 cm, algo muito caro. Uma fabrica tem de seguir a isto?grato jair

Como proceder com a fabricação do guarda corpo de uma escada industrial para fábrica?

Estou para projetar um guarda corpo pra escada industrial da fabrica, porem, o guarda corpo da antiga possuia apenas uma trave no meio, alem do corrimao, como na foto deste site e varios outros. Porem, a IT comenta que nao deveria passar uma esfera maior 15 cm, algo muito caro. Uma fabrica tem de seguir a isto?grato jair

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 7 anos

No caso de aprovação pelos corpos de bombeiro sim, ou ter área embaixo isolada.

Responder
Marcos Sampaio
Mr Design Interiores E Construções Ltda (Itu, São Paulo) Mr Design Interiores E Construções Ltda - há 7 anos

Boa dia, temos muitas possibilidades baratas de fechar estes vãos, utilizando o sistema Light steel frame. O processo é relativamente simples e seu custo e estética altamente vantajoso.

2 fotos
Responder
Jorge Willians Pereira
Will Suportes De Alumínio Para Ar Condicionado (Pitangueiras, São Paulo) Will Suportes De Alumínio Para Ar Condicionado - há 7 anos

Nomas de Segurança para Guarda - Corpos

Altura Mínima - 1 metro;

Ornamentos - devem estar a no mínimo 45 centímetros em relação ao solo;

Distâncias Verticais - A distância entre os barrotes deve ter menos do que 11 centímetros para evitar que uma pessoa passe a cabeça;

Ensaios - Além dos ensaios para derformação, testa o desempenho com cargas extras, para avaliar a segurança em casos de acidentes.Por exemplo, diversas pessoas apoiando-se ao mesmo tempo.

Os montantes dos guarda-copos devem ser fixados ás peças principais das superfícies de trabalho ou de circulação. Recomenda-se espaçamento de 1,00m entre os montantes.

Características básicas do guarda-corpo:

· O parapeito superior deve estar a 1,20m acima das áreas de trabalho ou de circulação;

· O parapeito intermediário deve ser construído com altura de 0,70m acima das mesmas áreas;

· Rodapé de altura mínima de 20 cm.

Assim como os parapeitos e os rodapés, as telas também devem ser fixadas do lado interno dos montantes.

A fixação do guarda-copo é um fator muito importante para a sua perfeita utilização, pois ele tem de suportar o esforço proveniente do impacto de um operário. Em muitos casos, há a necessidade de colocação de uma mão francesa.

Responder
Rodrigo Macedo
R.a.m Projetos Especiais (Campo Limpo Paulista, São Paulo) R.a.m Projetos Especiais - há 7 anos

Norma boa tarde.

conforme NBR 14718, os espaços não podem ultrapassar 110mm de vão caso use metalon ou qualquer outro tipo de metal.

A solução mais barata é usar tela, porem as travessas de apoio limita-se a um espaço não maior que 750mm entre centros.

O que você deve considerar neste projeto é se o local onde pretende colocar este guarda corpo possui grande trafego de pessoas e se nesta área sera realizado alguns trabalhos, pois se tiver trabalhos há serem realizados neste local deve deixar pontos de ancoragem para talabarte.

Espero que tenhamos ajudado.

Rodrigo Macedo.

Depto. Técnico e comercial.

Responder
Antonio José Rodrigues
Rodriguês Projetos, Fabricação e Montagem de Estruturas Metalicas (Guarulhos, São Paulo) Rodriguês Projetos, Fabricação e Montagem de Estruturas Metalicas - há 7 anos

O Guarda corpo conforme mostrado na foto, está parcialmente correto, exceto o inicio do corrimão que deverá ter um acabamento arredondado, complementando as respostas dos colegas, se o mesmo for submetido a aprovação do Corpo de Bombeiros, este sim deverá ser complementado conforme a nova norma, não devendo ter espaços maiores que 15cm. Recomendo um complemento em telas quadrada, fios 3,2mm x 10cm x 10cm.

Responder
Particular - há 7 anos

Bom dia; Considerando que se faz necessário a adequação as normas de segurança, é imprescindível tal modificação na estrutura atual; Existem diversas alternativas para atender as normas com custos variáveis; Como a inserção de uma barra lisa tensionada, cabo de aço, ou tela; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção galpões industriais na sua região