Guardar tinta que sobrou

Acabo de pintar a casa e sobrou bastante tinta, seria possível guardá-la para utilizá-la depois. Se for possível, quanto tempo poderia ficar armazenada depois de haver sido aberta?

Guardar tinta que sobrou

Acabo de pintar a casa e sobrou bastante tinta, seria possível guardá-la para utilizá-la depois. Se for possível, quanto tempo poderia ficar armazenada depois de haver sido aberta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 8
Anderson
Particular - há 8 anos

Guardei a tinta que sobrou em garrafas pet, tampando bem, ficou uma beleza, sempre que preciso fazer um reparo ou quando suja e só retocar e sua casa vai ficar sempre linda!!!!!!

Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 9 anos

Olá ! Atente para alguns detalhes:

a) Não guarde tinta do tipo Látex (diluida em água) por mais de 2 meses pois a mesma adquire um odor desagradável devido a fungos e inutiliza a tinta.

b) Ao guardar tinta do tipo Esmalte Acrílico utilize papel alumínio sob a tampa da lata para uma melhor vedação. E a utilize no prazo máximo de 1 (hum) ano.

c) Armazene a tinta (Látex e/ou Esmalte) em lugar seco, fresco, longe de umidade e luz solar, e preferencialmente em lugar alto.

Paulo

wando Rocha

bom dia , sim e possível conservar as tintas , todas as tintas modernas principalmente suvinil ja com substancias para depois de usadas ainda assim sendo bem conservada , ter boa duração de bem mas de 1 ano . modo correto de conservação. se for tintas a base de aguá . limpe as bordas da lata , feche a tanta não tem que colocar água dentro , as próprias tinta quando estão a mas de 2 meses baradas liberam substancias para conservação.feche bem a tampa ,isole a tampa com plastico e passe fita crepe , não pode a ver de forma alguma entrada de ar ou saída. deixa em locar arejado sem muito calor . mas somente marcas boas duram mas de 1 ano, suvinil , coral , sherwin williams.

Responder
Luiz Carlos Alberto Gotardo gotardo
Ltj Construções E Reformas Em Geral (Pinheiral, Rio de Janeiro) Ltj Construções E Reformas Em Geral - há 9 anos

o ideal seria você passa o restante para outra pessoa há tinta se for misturada com agua ou outro material ela apodresse é se não foi misturada ela so dura seis meses no massimo o ideal e se desfazer dela você so vai presizar dela de novo depois de um ano.

Responder
Yvan Bastos
Montpetro Supervisão e Montagem (Niterói, Rio de Janeiro) Montpetro Supervisão e Montagem - há 9 anos

Bom dia , obrigado, pela pergunta, acredito que quando fez o calculo para a utilização da tinta , foi com a ideia de sempre ter um pouco de sobra para detalhes e emergência, o que pode-se dizer é que do uso seja coerente coloque o que vai utilizar em outra lata, porque você poderá ver que se tiver a sobra ela esta no recipiente original, e sem mistura, feche bem, como se fosse nova, coloque em lugar arejado longe do sol, e num estrado sem estar em contato com o chão, assim terá sua reserva garantida para posterior uso, lembre que a duração das tintas por melhor que sejam e tipo( latex,acrilica,extrusada, e outras)duram por seis meses a um ano, boas pinturas, e aproveite bem as cores que encantam seus sonhos.

Responder
Marivaldo Barcelos Nogueira
Particular - há 9 anos

Olha se vc colocou água na tinta sinto muito mais vai estragar rápido por causado do cloro que contém a água o ideal é usá-la em outros ambientes,porém te recomendo não deixar a lata próximo ao chão coloque-a em uma prateleira bem vedada!

Alexandre  Nogueira
Nogueira Serviços De Pintura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Nogueira Serviços De Pintura - há 9 anos

Sem diluição a média de tempo é 6 meses. O ideal seria limpar bem tampa e encaixa-la de volta na lata após o uso para evitar a entrada de ar e sujeira. O que costumo fazer antes de usar é ao abrir a lata empapelar com fita crepe ao redor da borda da lata e lavar a tampa. depois de usar é só tirar a fita e limpar os resíduos que ficaram nas bordas e encaixar a tampa. Assim o risco é menor de acidentes inconvenientes como guardar a lata virada pra baixo com a tampa mal colocada.

Responder
Marcelo Teixeira
Construservic Ponto Com Ltda-me (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construservic Ponto Com Ltda-me - há 9 anos

Pode guardar sim meu amigo ,ao abrir á embalagem para utilização retire o produto que ira utilizar e mantenha á embalagem bem tampada pois o importante é manter á tinta longe do ar seja tinta acrílica,PVA verniz tinta óleo,látex,massas entre outros. guarde no máximo 6 meses,busque informações também com fabricante , alem disso procure armazenar em lugar seco .Quanto adicionar água ,solventes ou mudar á tinta de recipiente,não é aconselhável , guarde sempre em sua propiá embalagem.

obs..; Virar á lata de cabeça para baixo se torna uma boa opção pois elimina o ar do recipiente.

espero ter ajudado!

Responder
Rodrigo Pedroso
Decorsul (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul) Decorsul - há 9 anos

Olha certamente virar a lata para baixo não é uma boa prática.

O uso de água é aplicado apenas para diluição, mas se quiser pode deixar água sobre a tinta , mas é importante que seja água tratada (sem cloro), o cloro é um agente que propícia a formação de fungos e com isto o mau cheiro. É interessante mudar a tinta para outra lata limpa e que possua tampa, se possível use papel alumínio, principalmente em tinta esmalte.

- É importante nomear a lata para não se confundir quando for usá-la.

Espero ter ajudado.

Responder
Luiz Fernando
L F B R Climatização e Elétrica (São Paulo Zona Norte, São Paulo) L F B R Climatização e Elétrica - há 9 anos

Normalmente o fabricante pede para utiliza-la em até 60 dias após aberta. mas por experiencia própria, o senhor pode armazena-la de cabeça para baixo (tampa virada para baixo, isso impede a entrada de oxigênio) ela terá uma durabilidade maior, por volta de 1 ano.

Responder
Rodrigo Luz Pereira
Luz Pinturas (Campinas, São Paulo) Luz Pinturas - há 9 anos

Pode guardar sim se for tinta a base de agua latex ou acrilica nao colocar agua na sobra de tinta pois ela ficara com mal cheiro e o mais importante é vedar bem a embalagem pra nao entrar ar se nao a tinta ira secar e o lugar deve ser bem ventilado nao deixa em lugar q pegue sol pois o sol tbm endurece a tinta.