Há como fazer tomadas 220 a partir da instalação para chuveiro?

Em minha casa tenho uma rede de 220 que liga apenas o chuveiro, todas as outras são 110. desejo instalar ar condicionado de 220 e gostaria de saber se a partir da rede do chuveiro dá para fazer ou se seria necessário uma nova instalação elétrica. Caso seja necessária outra, como seria?

Há como fazer tomadas 220 a partir da instalação para chuveiro?

Em minha casa tenho uma rede de 220 que liga apenas o chuveiro, todas as outras são 110. desejo instalar ar condicionado de 220 e gostaria de saber se a partir da rede do chuveiro dá para fazer ou se seria necessário uma nova instalação elétrica. Caso seja necessária outra, como seria?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Valdomiro Bispo
Val Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Val Manutenções - há 6 anos

Boa noite!quando fazemos instalações elétricas sempre temos que observar às recomendações dos aparelhos a ser instalados chuveiros,ar condicionados,torneiras elétrica todos tem resistência sempre é recomendado instalações individuais para cada um,assim sendo você gasta somente uma vez e não terá problemas no futuro.

Responder
Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 6 anos

Não pode usar a mesma rede do chuveiro tem que fazer uma rede para o ar condicionado partindo do quadro de distribuição, chame um eletricista para fazer este serviço, ara evitar problemas futuro, estamos a disposição .

Responder
Reginaldo da Silva
Eletricista Autônomo (São Bernardo do Campo, São Paulo) Eletricista Autônomo - há 6 anos

Boa tarde, no manual de instalação do ar condicionado o fabricante orienta que deve ter um circuito exclusivo para ele, se desobedecer a recomendação do fabricante e queimar enquanto estiver na garantia eles não cobre o concerto.

Responder
Luis Fabiano Roque
Projetos Elétricos (Campinas, São Paulo) Projetos Elétricos - há 6 anos

Não pode porque o circuito do chuveiro tem que ser "independente". Então o "eletricista profissional" vai analisar a sua instalação existente e verificar as opções de instalações deste novo circuito exclusivo para o seu ar condicionado. Na maioria de casas ou apartamentos não tem espaço no quadro de distribuiçao para o disjuntor bipolar necessário para o ar condicionado, a partir desta verificação o eletricista vai dizer as opções que vc tem "embutir novos conduites na parede ou canaletas externas aparentes e caixinha de sobrepor para o disjuntor bipolar.

Responder
Rinase tecnologia

Bom. dia ! Srta Juliane ! Tudo bem !

Bom de forma bem simples, tanto o seu chuveiro como o Ar Condicionado precisam estar em circuitos independentes.

O principal motivo é evitar a sobrecarga nas instalações eletricas . evitando curtos circuitos .. que teriam consequências incalculaveis .

Faça a instalaçao de uma fiação para o ar condionado direto do quadro eletrico. Ela pode ser embutida utilizando os conduites da residencia ou externa , através de algum de dutos externos. Ex. : canaletas de pvc..ou de madeira ou de aluminio. Ou atraves de forros se exitirem no local.

Estou a disposição para fazer um extudo do local para apresentar estas e outras formas de solucionar o seu problema.

Sucesso..e até breve.

Responder
Celso dos Santos
Drywall CS Drywall (Guarulhos, São Paulo) Drywall CS Drywall - há 6 anos

Bom dia, o chuveiro esta correto, agora para ligar o ar condicionado a norma diz que para cada ar condicionado deve ser feita uma ligação independente, ou seja um disjuntor e fiação exclusiva para cada ar condicionado, se for split seria 220 se for de janela seria 127, deve verificar as instruções do fabricante que vem no mesmo.

Responder
Sivaldo Da Silva Azevedo
Sivaldo Serviços Elétricos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sivaldo Serviços Elétricos - há 6 anos

Oi Juliana, você não deve instalar equipamentos elétricos na mesma instacao de chuveiro, torneiras elétricas, aquecedores e outros que tem grande consumo e também o circuito do ar condicionado deve ser exclusivo com disjuntor somente para ele, também recomendo instalar um disjuntor DR caso não tenha, ele protege contra cheques elétricos e é obrigatório conforme norma NBR5410, um abraço fica com Deus, cuidado com gambiarra feito por pessoa sem responsabilidade !

Responder
Everaldo Soares da Silva
Select Manutenção Instalações e Serviços (Manaus, Amazonas) Select Manutenção Instalações e Serviços - há 6 anos

Se por acaso o circuito do chuveiro estiver disponível ou seja, sem chuveiro, e possível usar o 220v para outra finalidade, do contrário e necessário criar outro circuito dimensionado diretamente do quadro de distribuição.

Responder
Nelson Caruso
Particular - há 6 anos

Claro que pode. MAs não é recomendável. De acordo com as respostas recebidas, voce percebeu que compartilhar circuito de chuveiro com outro qualquer é prejudicial. Veja isto que a ANTARES esta fazendo:

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E ALARME - consulte-nos.

Silvio Nakagawa
Particular - há 6 anos

A fiação para um chuveiro é uma ligação específica e deve ser exclusiva para ele, inclusive com disjuntor somente para ele. Os aparelhos de ar condicionado para instalação residencial em geral tem potencia menor que um chuveiro, mas é recomendável que tenham fiação e disjuntor específicos. Você terá que passar esta fiação desde o quadro de energia elétrica até o ar condicionado. Se o aparelho for do tipo Split, dependendo do fabricante e modelo, pode ter que alimentar a unidade externa ou a interna.

Ademir Lima
Eng Plus Engenharia E Consultoria (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eng Plus Engenharia E Consultoria - há 6 anos

Olá Juliane, sendo direto, a resposta é não.

Cada rede é dimensionada para uma carga, onde é balanceado a fiação e o disjuntor, se você acrescentar o ar condicionado na rede, quando ligar os dois, o disjuntor irá desarmar, é muito comum quando isso ocorre aumentar a amperagem do disjuntor e com isso aumenta o risco de incêndio por estar super dimensionado quando utiliza somente um dos aparelhos, a função do disjuntor é desamar para proteger todo o ramal quando há sobrecarga. Em resumo, o ramal do chuveiro tem que ser independente sempre.

Recomendo que leia as informações técnicas (bitola de fio e amperagem do disjuntor) do ar condicionado e faça um ramal só para ele, lembrando que 220V são 2 fases e não esqueça do fio terra. Boa obra.

Responder
Sivaldo Da Silva Azevedo

Oi Juliana, você não deve instalar equipamentos elétricos na mesma instacao de chuveiro, torneiras elétricas, aquecedores e outros que tem grande consumo e também o circuito do ar condicionado deve ser exclusivo com disjuntor somente para ele, também recomendo instalar um disjuntor DR caso não tenha, ele protege contra cheques elétricos e é obrigatório conforme norma NBR5410, um abraço fica com Deus, cuidado com gambiarra feito por pessoa sem responsabilidade !

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região