Preciso reformar o telado totalmente?

Chamei um pedreiro para vir olhar o telhado e consertar alguns pontos que estavam dando goteira. Acontece que, ao final, ele afirmou que todas as telhas deveriam ser trocadas, pois estavam afetando a estrutura como um todo. Nas fotos, ele mostrou que o telhado estava "selado" (o que eu entendi como "cedendo") em alguns trechos, e inclusive uma das goteiras foi causada não por telha quebrada nem afastada, mas sim pelos caibros embaixo. E também, essas telhas tipo francesas, que são muito pesadas, estavam sobrecarregando o madeiramento. Daí a necessidade de fazer uma troca total, no que ele sugeriu telhas Brasilit (fibrocimento). Logo, já que seria um serviço de grande porte e de alto orçamento, gostaria de receber opiniões sobre o caso para poder decidir sobre a real necessidade dessa reforma e, caso positivo, dicas de materiais adequados (visando sempre o custo benefício).

Preciso reformar o telado totalmente?

Chamei um pedreiro para vir olhar o telhado e consertar alguns pontos que estavam dando goteira. Acontece que, ao final, ele afirmou que todas as telhas deveriam ser trocadas, pois estavam afetando a estrutura como um todo. Nas fotos, ele mostrou que o telhado estava "selado" (o que eu entendi como "cedendo") em alguns trechos, e inclusive uma das goteiras foi causada não por telha quebrada nem afastada, mas sim pelos caibros embaixo. E também, essas telhas tipo francesas, que são muito pesadas, estavam sobrecarregando o madeiramento. Daí a necessidade de fazer uma troca total, no que ele sugeriu telhas Brasilit (fibrocimento). Logo, já que seria um serviço de grande porte e de alto orçamento, gostaria de receber opiniões sobre o caso para poder decidir sobre a real necessidade dessa reforma e, caso positivo, dicas de materiais adequados (visando sempre o custo benefício).

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Engenharia
Particular - há 6 anos

Olá Ruhtra,

Para melhor avaliação seria necessário uma visita "in loco", realizamos frequentemente este tipo de serviço.

A melhor solução no seu caso seria a substituição das peças de madeira danificadas, recolocar as telhas, realizar a limpeza do telhado e aplicar resina preferencialmente cor cerâmica, indico a da Hidronort.

À disposição.

Atenciosamente,

EC ENGENHARIA

Ruhtra
Particular - há 6 anos

Olá, obrigado.

Quando vc fala em aplicar resina, seria nas telhas atuais, após a recolocação das mesmas?

E vc concorda em continuar utilizando as telhas atuais, sem substituição, já que a maioria está intacta? Fora isso, tenho guardado cerca de 100 dessas telhas (francesas), então creio que reposição não seria um problema por enquanto.

Jesue Donizetti Da Silva Donizetti da Silva

Oi amiga no cazo do seu telhado eu sujiro q vc desmonta o telhado todo e troca toda estrutura e telhas e coloca telha de cerâmica (R-13) ok está telha e top.

3 fotos
Responder
Manoel Bomfim
Bomfim Reformas (Várzea Paulista, São Paulo) Bomfim Reformas - há 6 anos

Olá Boa noite a minha 0pinião e a seguinte ve quanto você pode gastar e faça a seguinte conta; Um bom telhado novinho custa em media próximo de 120,00 o metrô quadrado material e mão de obra mais o desmanche do telhado velho,reformar não vale a pena a telha francesa não tem pra reposição e madeiramento quando cede não da pra consertar faça vários orçamentos e escolha um profissional certo.

Responder
Juarez  Gomes Santos
Modelo Glass Envidraçamento de Sacadas Articuladas (Santo André, São Paulo) Modelo Glass Envidraçamento de Sacadas Articuladas - há 6 anos

Infelizmente não trabalhamos com telhados comuns, nosso forte esta nos telhados de vidros laminado e temperados.

sinto não poder ajudar nesse momento.

obrigado pela oportunidade de me pronunciar.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para mexer em seu atual telhado, teria que retirar as telhas, fazer toda uma troca do madeiramento, colocar a manta e recolocar essas telhas que já são um pouco dificeis de achar.... O mais barato pratico, e que lhe daria uma valorização do imovel seria fazer a retirada das telhas, do madeiramento e fazer um telhado novo com telhas termo acusticas; Não lhe daria mais manutenção, traria maior conforto termico e acustico e daria uma cara nova.... Traga seu projeto / croqui que orçamos sem compromisso;

A disposição;

Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Rhutra, bom dia.

serviços de telhado sempre são delicados e precisam de visita para uma avaliação mais precisa. Mas vou tentar dar minha opinião baseados nas fotos e relato.

O telhado está um pouco selado sim, e isso pode comprometer a vedação e inclinação mínima em alguns pontos. Telhas francesas são mais pesadas, mas com o caimento certo e sem tricas, fazem o papel sem maiores problemas. Sugiro que estude desmontar todas elas, recuperar o madeiramento (trocar as vigas, caibros e ripas danificados somente). Aplicar manta sub cobertura e voltar com suas telhas repondo apenas o material danificado. Trocar por "brasilits" pode ser uma solução, mas vai alterar muito a condição estética e termica da sua casa. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abaixo, fotos de um telhado com problemas parecidos que solucionamos dessa maneira que descrevi, mas com intensidade enorme de entrada de água. Ficou muito bom o resultado.

3 fotos
Responder
Ruhtra
Particular - há 6 anos

Olá Gustavo, muito obrigado pela sua opinião, foi de grande valia. Já que se colocou a disposição, tenho mais uma dúvida que ficaria grato se pudesse responder.

A minha casa possui teto de gesso, e no trecho da sala as placas de gesso estão diretamente presas nos caibros acima (havia uma laje/estuque há muito tempo atrás, que foi retirada). Inclusive é justamente lá onde se nota manchas amareladas e escuras, provavelmente provocado pelas infiltrações. Será que os caibros, neste ponto, continuariam suportando o gesso tranquilamente mesmo mantendo as telhas francesas atuais?