Há um jeito de construir o alicerce sem usar o impermeabilizante e livrar da infiltração?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Searom Engenharia e Construção

Para evitar/previnir infiltrações você pode:

1- usar aditivos no concreto;

2- Aplicar o produto na superfície da peça;

3- Isolar a área com lona de polietileno.

Vale ressaltar que a etapa de impermeabilização vale cada centavo investido.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Natanael, bom dia!

Se a sua preocupação for infiltração devido ao lençol freático, com o devido respeito a todos, minha solução é completamente diferente. Você deverá fazer o rebaixamento do lençol freático através de drenagem profunda, no entorno da construção. Veja as fotos de projetos nosso que elimina definitivamente esse tipo de infiltração e o seu custo é bem baixo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

4 fotos
Responder
Sidney Assuncao Alves
SA Engenharia (Ipatinga, Minas Gerais) SA Engenharia - há 5 anos

Como as argamassas poliméricas são produtos a base de cimento e, logicamente, curam com água, podem ser aplicadas sobre a argamassa de envelopamento ainda úmida, podendo ser do tipo flexível ou semi-flexível, estruturadas internamente (dispensam o uso de tela de poliéster) ou não e podem e devem ser utilizados sobre a cabeça dos arranques das colunas na viga baldrame. As argamassas poliméricas flexíveis ou semi-flexíveis não estruturadas internamente (precisam da tela de poliéster) devem ser utilizadas sobre as cabeças das colunas sem o uso das telas de poliéster. Assim, quando forem aplicadas na cabeça dos arranques das colunas, o concreto encostado com o solo úmido vai absorver umidade, impedindo de passar para a coluna, a qual não irá distribuir umidade para a alvenaria e, consequentemente, não vai distribuir umidade para o reboco, que poderia, estufar as pinturas e causar um dano maior que o estético, que é prejudicar a saúde do ser humano, pois uma casa úmida pode causar problemas respiratórios. Portanto, impermeabilização é também um problema de saúde pública.

Responder
José Ferreira Da Cruz Ferreira

Olá Natanael, ainda se vc usar um concreto com impermeabilizante incorporado, o ideal seria vc usar um impermeabilizante, pois pode haver falhas na concretagem, em solos muito úmidos, não dar pra economizar... O mais viável seria chapiscar e rebocar o alicerce com cimento e areia de boa qualidade com impermeabilizante, depois aplicar mais três camadas sobre o alicerce e assentar as 3 primeiras camadas com massa impermeabilizada. Quando é só aplicado o impermeabilizante como se fosse tinta, só de esbarrar o tijolo, ja sai a proteção, aplicar o impermeabilizante somente por fora é jogar seu dinheiro fora. Imagine quanto se gasta pra consertar uma infiltração vinda das águas de chuvas e do solo, estragando rodapés, massa corrida, pinturas. Fundação e alicerce é a base de tudo, não dar pra fazer economia boba. Um abraço amigo.

Responder
Cores e Tons Reformas e Pinturas

Este ano visitei uma obra na qual o pedreiro cortou as paredes junto ao rodapé e assentou porcelanato fosco entre paredes e base de concreto com massa AC3 e até hoje não apareceu as infiltrações. No local há um comodo construido desse modo há mais de 5 anos e não apresenta sinais de infiltrações, sendo que o local é um aterro próximo a um córrego.

A Cores e Tons Reformas e Pinturas espera ter ajudado.

Responder
Penner Engenharia

Bom dia, Natanael.

Há formas de minimizar a umidade que virá do solo, mas uma hora ou outra ela vai se apresentar nos rodapés das paredes, gerando manchas, fazendo bolhas e até soltando seus revestimentos.

A impermeabilização é um investimento pequeno se comparado ao restante da obra e ao transtorno que você pode evitar futuramente.

Responder
Elcelino Melo
Celin Pedreiro (Ipatinga, Minas Gerais) Celin Pedreiro - há 5 anos

Olá Natanael, bom dia.

Este é um grande problema para quem quer construir e economizar, devido a condensação natural da terra o mais viável é a impermeabilização geral de todo o alicerce, com um impermeabilizante flexível, mas existe outros métodos não tão eficaz que ajuda bastante para quem mora em regiões que apresenta com frequência este problema( quentes e úmidas) alguns por exemplo: não fazer reboco com gesso no andar térreo, utilizar uma areia de boa qualidade, fazer um traço de massa mais forte, usar a cal para dar liga na massa e nunca utilizar produtos para dar liga a base de rochas( pó de pedra, aglofilito, e massas prontas de concreteiras).

Responder
Particular - há 5 anos

R: Somente se utilizar o concreto já com o impermeabilizando incorporado;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região