Qual o diâmetro ideal de uma tubulação ?

Estou desenhando meu projeto e minha duvida é: Qual o diâmetro ideal de uma tubulação que vem de uma caixa dagua que ficara a 6mts de altura do solo, e quantas curvas podem ser feitas no máximo para ter uma boa pressao para o vaso sanitário (que não usa caixa, recebe agua direto da caixa dagua) e chuveiro. É indicado passar por dentro de um DryWall esse cano? Assim eu pouparia ao menos 1 curva.

Qual o diâmetro ideal de uma tubulação ?

Estou desenhando meu projeto e minha duvida é: Qual o diâmetro ideal de uma tubulação que vem de uma caixa dagua que ficara a 6mts de altura do solo, e quantas curvas podem ser feitas no máximo para ter uma boa pressao para o vaso sanitário (que não usa caixa, recebe agua direto da caixa dagua) e chuveiro. É indicado passar por dentro de um DryWall esse cano? Assim eu pouparia ao menos 1 curva.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Particular - há 3 anos

R: inicie com 50 mm e faça as ramificações para 3/4

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Danillo Bettoni
BETTONI Engenharia e Construção Civil (Pardinho, São Paulo) BETTONI Engenharia e Construção Civil - há 3 anos

Boa Tarde Ricardo, você pode sairde sua caixa com 50mm e antes da descida fazer uma redução para 3/4", porém vale dizer que sempre faça projetos hidráulicos, nenhum obra nossa executamos sem os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico).

Responder
João Luiz Ribeiro de Moraes mores

Bom dia meu amigo !

Levando em consideração que sua caixa tenha uma boa capacidade e pela altura que mencionou você pode usar tranquilamente um cano de 50 mmm para saída e depois distribuindo para as entradas de água fria do seu projeto , lembrando que as demais serão todas com cano de boa qualidade de 3/4 apenas a válvula hidra terá que ser de 1.1/2 outro detalhe importante tome cuidado no momento da distribuição para não ter problemas de pressão , pois a casos que ao dar a descarga a pressa dos outros pontos fiquem francos , ou seja perdem a pressão principalmente o chuveiro . Quanto a colocar na parede de gesso sem problemas desde que seja bem feita .Espero ter ajuda .

Responder
JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 3 anos

Como alguns colegas responderam, é importante uma verificação "in loco" para determinar a bitola do cano, devido à situações que podem aparecer, como vigas, lajes, que pode trazer perda de pressão.

Responder
Paulo Augusto  da Silva
Augusto (Embu, São Paulo) Augusto - há 3 anos

A turbulacao mais sería de 50 milímetro quantos as curvas melhor o profesional e no local para analizar melhor.

Responder
Élcio A Alvarenga

Bom dia meu amigo !

Levando em consideração que sua caixa tenha uma boa capacidade e pela altura que mencionou você pode usar tranquilamente um cano de 50 mmm para saída e depois distribuindo para as entradas de água fria do seu projeto , lembrando que as demais serão todas com cano de boa qualidade de 3/4 apenas a válvula hidra terá que ser de 1.1/2 outro detalhe importante tome cuidado no momento da distribuição para não ter problemas de pressão , pois a casos que ao dar a descarga a pressa dos outros pontos fiquem francos , ou seja perdem a pressão principalmente o chuveiro . Quanto a colocar na parede de gesso sem problemas desde que seja bem feita .Espero ter ajuda .

ALEX DE OLIVEIRA ALVES
Alex Consultoria em Reformas (Francisco Morato, São Paulo) Alex Consultoria em Reformas - há 3 anos

olá, bom dia Ricardo , encanamento ao contrario da elétrica,onde para obter mais tensão precisa de fios mais grossos, o jeito de conseguir mais pressão de agua é diminuindo o diâmetro da tubulação, saindo com um cano de 50mm da cx de agua reduzindo para 3/4 até registro de chuveiro reduzindo ainda para1/2, e assim tbm para outros pontos torneiras de cozinha lavanderia quintal e jardins, coisas simples de se fazer, principalmente pela altura da cx de agua que se encontra a 6 mt de altura, espero ter ajudado

att: Alex

Responder
Mirum Imoveis Vendas, Construção e Incorporação

Bom dia Ricardo!

O que determina a pressão inicial de um fluído (água) num determinado ponto do imóvel é a altura dessa caixa de água em relação ao ponto efetivo de uso, ou seja, quanto maior esta diferença de altura entre a caixa e os pontos a serem utilizados, maior a pressão da água.

O segundo fator que interfere na presão da água é o numero de derivações (pontos) que serão colocados no circuito desta tubulação, quando ocorre a utilização simultanea destes pontos vai ocorrer uma perda de pressão, as vezes não percebida pelo usuário.

A tubulação do ramal principal deste circuito pode ser de 1 e 1/2" (uma polegada e meia).

Lembrando de colocar registros na entrada e saída da caixa de água para facilitar possíveis manutenções e limpezas da mesma.

Um abraço

MIRUM IMÓVEIS

"Incrível é realizar Sonhos"

Responder
Ricardo Melo
Particular - há 3 anos

Sua explicação foi ótima eu agradeço. Serão duas caixas sendo uma para a casa de cima e outra para a casa de baixo. As derivações serão bem distribuídas entre ambas. Obrigado pela resposta

Decio Rocha
D Rocha (Guarulhos, São Paulo) D Rocha - há 3 anos

Partindo para a instalação, é necessário ter conhecimento da planta hidráulica da obra e saber como mensurar o tubo para definir o diâmetro ou bitola adequados, em acordo com as exigências da construção. Esse fator vai depender, em primeiro lugar, do projeto, mas, em geral, as principais instalações seguem um padrão de diâmetro para garantir a melhor fluidez da água e dejetos.

Confira:

saída de água da pia = 40 mm;

saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central = 100 mm;

tubulação que vem da lavanderia = 75 mm;

tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto = 50 mm.

Responder
Lucivaldo Alexandre
Particular - há 3 anos

Vc precisa primeiramente ver quantos pontos e altura da caixa devido a pressão da água para queridos os pontos fique com pressão

Jose Maia Da Cruz Junior
Jose Maia-saneamento, Projetos, Loteamentos E Analises Hidraulicas (Limeira, São Paulo) Jose Maia-saneamento, Projetos, Loteamentos E Analises Hidraulicas - há 3 anos

Ricardo tecnicamente deveria calcular a perda de carga, em função do comprimento e do número de conexões, porém na prática, pela altura que comentou se usar diâmetro de 2"polegadas não terá problema, sou Eng. Civil e hidráulico. Se quiser envieme a distância, o numero de conexões e a altura, eu calculo para vc, este é meu vídeo game.

Renan Montenegro
Rmca Engenharia (Fortaleza, Ceará) Rmca Engenharia - há 3 anos

Olá! O dimensionamento da tubulação vai depender da quantidade de pontos, das conexões e da distância que a tubulação irá percorrer para chegar até o ponto mais distante. Com essas informações, você terá que consultar as tabelas da NBR 5626 para encontrar a tubulação ideal que atenderá com uma boa pressão no ponto mais desfavorável.

Responder
Ricardo dos Santos
Dubai Contruções Civil (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Dubai Contruções Civil - há 3 anos

Com certeza você sai da caixa d'água com um cano de 50 marron, quando chegar na primeira curva vc coloca uma redução pra 3/4 até chegar no chuveiro e nos demais pontos, agora se vc quiser mais pressão eu te aconselho a usar o transferidor de pressão que vai dentro da caixa antes da bóia ligado na flange de 50 na saída da caixa , te garanto que terá uma excelente pressão, mais se a pressão da rua for baixa ! Você pode usar o pressurizador elétronico na saída da

caixa aí não tem pra ninguém

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região