Iluminação

Para iluminação indireta na sala obrigatoriamente é preciso quebrar a parede para passar fiação ou há outra alternativa?

Iluminação

Para iluminação indireta na sala obrigatoriamente é preciso quebrar a parede para passar fiação ou há outra alternativa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Guilherme  Lima
Lima (Divinópolis, Minas Gerais) Lima - há 9 anos

Olá.

Você pode usar um artifício como painel, ou elemento decorativo a sua escolha, como prateleiras, ou estante, porém sem conhecimento do local não tem como lhe indicar o ideal.

O melhor seria solicitar uma consultoria de especialistas, ou fornecedores dos métodos sugeridos.

Responder
FP ARQUITETURA FP ARQUITETURA
Particular - há 9 anos

ILUMINAÇAO INDIRETA

Olá pessoal,

Vamos deixar aqui mais uma dica.

Iluminação é tudo de bom, bem pensada e planejada transforma os ambientes sem precisar de muito investimento no decór!

Sobre a iluminação indireta especificamente, este é um dos artifícios que mais gostamos de usar, pois além de proporcionar uma claridade difusa em todo o ambiente, é confortável, aconchegante e muito elegante.

As mais usadas formas de iluminação indireta são através de sancas em gesso, que demandam um planejamento adequado à distribuição dos móveis pelos ambientes, os detalhes iluminados em gesso valorizam o imóvel e trazem um charme todo especial aos ambientes.

Mas nem só de gesso se alimentam as obras, também cumprem esta função luminárias que projetam a luz sobre algum plano, que pode ser da própria luminária, uma parede ou o teto.

Entram em cena os plafons, as arandelas e os abat-jours.

Inspirados nos efeitos indiretos, a indústria de luminárias tem lançado no mercado vários modelos que instalados no ponto de luz existente na parede, na lage ou no forro, sem precisar de quebradeira, oferecem o conforto da iluminação indireta sem a necessidade de muito investimento, confiram as fotos!

Graziely Distassi
Graziely Distassi - Conceito Em Interiores (Campinas, São Paulo) Graziely Distassi - Conceito Em Interiores - há 9 anos

Olá Carolyne.

Há outras alternativas sim. Com um estudo preliminar é possível criarmos um projeto de iluminação especifico para atender a sua necessidade, sem que seja necessário quebrar parede. Espero ter te ajudo.

Graziely Distassi - Conceito em Interiores

Responder
Guilherme Luzente
Particular - há 9 anos

Olá Carolyne.

Existe sim outras possibilidades. Procure a utilização de iluminação através de eletrodutos.

Att.

Guilherme Luzente de Oliveira

Arquiteto e Urbanista

Icó Arquitetura

Rúbia Fernanda  Barbosa
Rua Arquitetura (Foz do Iguaçu, Paraná) Rua Arquitetura - há 9 anos

Depende do tipo de luminárias e sistemas de iluminação. Depende também do seu layout e design de interiores. Mas há muitas soluções que não há necessidade de quebrar a parede. Temos cadastro no Habitíssimo no qual poderá pedir orçamento para consultoria neste casa que já deve possuir um profissional e um projeto de interiores. O profissional mais capacitado para propor soluções para iluminação é sempre um lighting designer.

Responder
Jean Gonçalves
Hepmax Eletricidade E Telecomunicações (Jacaré, São Paulo) Hepmax Eletricidade E Telecomunicações - há 9 anos

Você pode utilizar alternativas como canaletas de sistema-x, ou fita elétrica, eletrodutos externos, etc.

Porém visualmente, nenhuma delas fica bom para uma residência.

Eu te indico quebrar a parede e colocar eletroduto interno mesmo.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região